Segundo a tradição cristã, a Santíssima Virgem Maria nasceu na casa de seus pais Ana e Joaquim, em Nazaré, vilarejo da Palestina.
Ali também teria acontecido a anunciação do Anjo Gabriel a Maria e a encarnação do Verbo como narrado em Lucas 1,26-38.
“Aquela pobre residência, onde ocorreu a concepção imaculada e nasceu Maria Santíssima, pertencia de fato aos seus pais Joaquim e Ana, mas foi escolhida para ser o lar comum da Virgem e do esposo São José em razão da santidade que dela emanava, uma vez que ali se realizou a Encarnação. Portanto, naquela casa viveu a Sagrada Família e, acredita-se, ali Jesus foi educado e trabalhou até o começo de sua vida pública.” (Catani Frederico, O Milagre da Casa de Loreto, edição especial, pag. 11 a 12).
A casa tornou-se lugar de culto e de peregrinação dos primeiros cristãos, desde quando Maria Santíssima ainda estava nesta terra. (Catani, pg. 13).
Com a conquista muçulmana da última fortificação cristã, maio de 1291, poucos dias antes da derrota dos cruzados que defendiam os Lugares Santos, a Santa Casa desapareceu misteriosamente. (Catani pg. 15)
Trasladada pelos Anjos, segundo a fé católica, a Casa onde aconteceu a anunciação do Anjo, nasceu o Menino Jesus, e viveu a Sagrada Família de Nazaré, acha-se até então em Loreto, Itália e continua sendo objeto de peregrinação.
Fonte: "O Milagre da Santa Casa de Loreto".
Frederico Catani. Edição especial da Ambientes & Costumes Editora Ltda, por encomenda da Associação Regina Fidei,
São Paulo., SP., por encomenda da Associação Regina Fidei.