Epifania do Senhor em Gibeão

“Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê” – II Crônicas 1.7

O autor dos livros bíblicos das Crônicas, ao contrário do autor de I e II Reis, ao tratar de Salomão, enfatiza a prosperidade gloriosa de seu reinado, sem mencionar o início e fim turbulentos de sua história. A construção do Templo é uma preocupação mais importante na mente do autor; nas palavras de Troy Cudworth (2016), o Cronista registra como a fidelidade de Salomão ao templo permitiu-lhe expandir ainda mais as fronteiras de Israel, ganhar hegemonia sobre seus vizinhos e estabelecer a paz em uma extensão mais ampla de terra. Como resume o primeiro versículo de II Crônicas: “o SENHOR seu Deus era com ele, e o engrandeceu sobremaneira”.

Deus era (e não apenas concedia) a força capacitadora para que Salomão tivesse sucesso. Por isso II Crônicas começa com Salomão levando o povo de Israel a buscar ao Senhor. A epifania do Senhor em Gibeão (2Cr 1.7-13 e 1Rs 3.5-15) é uma resposta a esse comprometimento do rei com o seu deus. Nessa ocasião, Salomão pede por “sabedoria e conhecimento” (2Cr 1.10) para governar o povo, e Deus promete conceder-lhe não apenas o que ele pediu, mas também “riquezas, bens e honra” (12) em aprovação ao seu pedido piedoso.

Nessa passagem temos uma ilustração do princípio que Jesus ensinou de que se buscássemos em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, as demais coisas nos seriam acrescentadas (Mt 6.33). Salomão tinha uma grande responsabilidade pela frente, sua capacidade humana era totalmente insuficiente, mas, ao invés de se desesperar ou ficar ansioso, ele buscou o Senhor para receber os recursos necessários – e acabou por receber muito mais do que pediu.

Siga o exemplo de Salomão. Da próxima vez que você tiver diante de si uma tarefa que parece difícil demais, especialmente uma tarefa relacionada ao Reino de Deus, busque ao Senhor antes de qualquer coisa, e peça-lhe os recursos necessários. Ele é bondoso, e não decepciona os que confiam Nele.

CUDWORTH, Troy D. War in chronicles: temple faithfulness and Israel's place in the land. Bloomsbury Publishing, 2016.

RÜCKL, Jan. A Sure House: Studies on the Dynastic Promise to David in the Books of Samuel and Kings. Academic Press/Vandenhoeck & Ruprecht, 2016.