Homens Fortes Criam Tempos Bons

“E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.” – Zacarias 8.5

Conforme Stephen Wilson, em “The Male Coming-of-Age Theme in the Hebrew Bible”, a maioria das vezes que a Bíblia fala em crianças, ela destaca sua fraqueza e vulnerabilidade, não sua inocência. Em Gênesis, por exemplo, já nos primeiros usos do termo “menino” (ieled), ele é usado para alguém mais fraco ou jovem que é assassinado por Lameque (4.23); para Isaque antes de ser desmamado (21.8); Ismael, que não podia sobreviver sem ajuda (21.14-16); e os filhos de Jacó, que eram meros objetos das tratativas dos mais velhos (30.26) e que precisavam ser protegidas do perigo iminente (32.22-33.13), bem como eram incapazes de acompanhar o passo dos adultos (33.14).

Isso nos esclarece o sentido de Zacarias 8.5. Crianças brincando nas ruas da cidade é sinal de segurança, já que em um lugar mal protegido, como era a situação de Jerusalém na época da pregação de Zacarias, não podia ter crianças brincando livremente, já que elas não podem se defender sozinhas. Deus estava prometendo, nesse sentido, acabar com o clima de instabilidade que os judeus que haviam voltado do Exílio Babilônico viviam.

Essa segurança, entretanto, não seria conquistada de modo passivo. “Esforcem-se as vossas mãos”, Zacarias vai dizer alguns versículos adiante (8.9). Isso significa que é função dos homens criarem um ambiente seguro para que as crianças (não apenas seus filhos) possam brincar despreocupadamente. Homens devem fazer o que for preciso, sob a benção do Senhor, para criar um clima de estabilidade para que meninos e meninas tenham tranquilidade para desenvolver todo o seu potencial. Se crianças precisam ficar trancadas dentro de casa, a culpa é, antes de mais nada, dos homens (não apenas ou necessariamente os seus pais).