PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,39-45)(21/12/20).
.
Caríssimos, irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra um dos maiores e mais importantes encontros da história da salvação, trata-se da visitação de nossa Senhora à sua prima Isabel. Ao narrar esse belíssimo encontro Lucas nos mostra quão sublime e fecundo o foi tendo em vista a significância para a salvação da humanidade.
.
Maria Santíssima portando Jesus em seu ventre santo e num ato de profunda caridade vai ao encontro de Isabel que também está grávida e a saúda, narra o Evangelista: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!"
.
Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
.
De fato, o que Deus nos dá à conhecer desse encontro, pela ação do Espírito Santo, nos faz rejubilar de uma alegria inefável, exatamente por sermos os beneficiários da graça salvífica que Jesus veio trazer, operando-a desde o ventre de sua santa Mãe, como vimos acontecer com Isabel e João Batista nesse episódio.
.
Então, caríssimos, quais as lições que aprendemos desse santo encontro? Primeira, acolhermos a vontade de Deus no ventre de nossas almas como o fez Maria e Isabel ao cooperarem livremente para a concepção de seus filhos. Segunda, a obra é de Deus e por isso mesmo é Ele quem a realiza em nós, só precisamos pôr em prática as suas inspirações, as suas graças.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.