O QUE É UMA SESSÃO MEDIÚNICA

Inicialmente devemos esclarecer que Mediunismo e Espiritismo não são sinônimos [1]. O Espiritismo utiliza-se da mediunidade, mas, nem todas as práticas mediúnicas são Espiritismo.

Assim, práticas mediúnicas rituais como as utilizadas em muitas religiões espiritualistas, como por exemplo, nas religiões de matriz africana, não se baseiam no Espiritismo.

Assim sendo, as sessões mediúnicas no espiritismo são extremamente simples, não se utilizando de objetos materiais como imagens, incenso, nem qualquer tipo de ritual ou roupas especiais. As reuniões basicamente dividem-se em: consulta espiritual; desenvolvimento mediúnico, desobsessão e Passes.

Nem sempre acontecendo todas no mesmo dia ou da mesma maneira em todos os Centros.

Na consulta espiritual, o consulente recebe orientações de uma entidade espiritual através de um médium, acerca de sua saúde física (no caso o encaminhamento ao médico material) e espiritual, bem como conselhos para a sua vivencia moral segundo o evangelho de Jesus. Numa sessão de consulta espiritual espírita, não se pode pedir orientações sobre coisas materiais, nem sobre o futuro ou sobre situações que envolvam a obtenção de vantagens financeiras. Nenhum pedido que vise prejudicar o próximo será levado a sério.

As reuniões de desenvolvimento mediúnico têm por objetivo o aperfeiçoamento dos dons espirituais, isto é, da mediunidade. A mediunidade é uma faculdade inerente ao ser humano, todos a têm em diversos graus, necessitando apenas educá-la e discipliná-la. É justamente no desenvolvimento mediúnico que se fará essa educação e se aprenderá essa disciplina, desenvolvendo o autocontrole necessário para uma prática equilibrada segundo a orientação Paulina: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas” (1 Coríntios 14.32).

As sessões de desobsessão são voltadas ao tratamento da obsessão. Pessoas que estão passando por problemas espirituais, sendo alvos de espíritos vingativos e perturbadores, bem como vitimas de trabalhos de feitiçaria. As entidades inferiores (desequilibradas) são encaminhadas pelos espíritos superiores para uma sala apropriada onde vários médiuns e doutrinadores farão o trabalho de evangelização. O espírito perturbador é levado, durante o tratamento, a rever seus conceitos a reconhecer seus erros e arrepender-se.

Mesmo que a entidade não deixe com facilidade as suas más intenções e se convença da necessidade da automodificação, as pessoas em tratamento que se reformam intimamente deixam de ser perseguidas, pela elevação do seu padrão moral. Daí é importante a mudança de comportamento, o exercício da caridade e a oração, como meios para a liberação e imunização da obsessão.

Nas reuniões de desenvolvimento e desobsessão, são auxiliados também muitos espíritos que estão em diversos estágios de confusão espiritual após o desencarne, muitos ainda acreditam que estão doentes, sendo perseguidos ou que ainda encontram-se encarnados… São trabalhos de verdadeira caridade para encarnados e desencarnados.

Nos passes as energias psíquicas das pessoas em tratamento espiritual são renovadas e equilibradas, o médium passista é o instrumento da equipe espiritual superior no ministério da fluidoterapia. Outro auxiliar no tratamento fluidoterápico é a água fluidificada [2].

[1] Ver o nosso artigo: Mediunismo e Espiritismo

[2]Ver também o nosso artigo: A água fluidificada no Evangelho no Lar