A ÁGUA FLUIDIFICADA NO EVANGELHO NO LAR
O estudo do evangelho no Lar é uma prática utilizada por nós espíritas seguindo a orientação de nosso Senhor Jesus quando afirmou que, no momento em que dois ou mais estiverem reunidos em nome Dele ali Ele estaria. Nesse instante, achando-se a família reunida em oração e estudo, a sintonia com a espiritualidade superior se faz presente através de espíritos amigos e protetores e muitas vezes também, da presença de entidades necessitadas em busca de um lenitivo para as suas aflições.
Durante o evangelho também é comum a utilização de uma jarra de água para a fluidificação. Todavia, alguns confrades equivocadamente aconselham que não se deva utilizar a água fluidificada, com o argumento de que entidades sofredoras e inferiores podem contaminar a água com fluidos grosseiros.
O argumento não procede, uma vez que, durante o evangelho existe a presença dos mentores espirituais responsáveis pela proteção e equilíbrio do ambiente e que também fazem da seleção das entidades que podem adentrar o espaço familiar e que necessitam ouvir a leitura, os comentários e principalmente, que já estejam em condições de assimilar com proveito o que será estudado, auxiliando na sua reforma intima.
Não podemos esquecer, porém, que os espíritos são apenas seres humanos despojados do envoltório físico, desse modo, como existem pessoas que por mais que se aconselhe e por mais que ouçam argumentos morais racionais que causariam modificações intimas para o bem, essas pessoas permanecem indiferentes aos apelos e por vezes até desequilibram realmente o local em que se encontram, somente o tempo e a experiência da dor é que poderá fazê-los mais acessíveis, assim também são muitos espíritos desequilibrados.
Entretanto, esses tipos de entidades são geralmente barradas no momento do estudo do evangelho, salvo em casos de extrema necessidade para esses espíritos e o grupo familiar. Nesse caso, são tomadas medidas específicas pelos mentores e protetores do ambiente.
Sendo assim, água fluidificada durante o evangelho no lar não corre nenhum perigo de ser contaminada com fluidos negativos. Todavia, se ainda existirem dúvidas quanto a sua utilização há uma medida simples que pode ser adotada, tampar a jarra ou cobri-la com uma flanela, pode-se também utilizar uma garrafa de água mineral com tampa. Os espíritos superiores transferem fluidos salutares para a água da jarra ou garrafa mesmo estando tampada, porque suas energias são tão sutis que atravessam qualquer objeto material. Já os fluidos dos espíritos inferiores são grosseiros, densos e não conseguem atravessar a matéria com tanta facilidade.
Lembrando que a água fluidificada durante o evangelho no lar pode ser servido ao final do estudo para todos, é de uso geral, ao contrário da água fluidificada no Centro Espirita que geralmente é individual e intransferível, contendo o nome completo da pessoa justamente para esse fim.