FALSO MENDIGO

Recebi um vídeo pelas páginas do Facebook, em que apresenta-se alguém, como se fosse mendigo, entrevistando, à porta de um templo evangélico, ocasião em que os fiéis (crentes), após o término do culto, saem para se dirigirem às suas casas.

O suposto mendigo levanta-se e vai em várias direções, tentando entrevistar cada um dos fiéis, mas ao mesmo tempo, zanza para lá e para cá, tentando colher de cada um deles algumas respostas que ele prontamente formula, questionando algumas coisas! Como por exemplo se alguns deles haviam convidado seus amigos para estarem presentes no templo aquele dia e hora! A maioria deles disse que não havia convidado!

Ele então questionou: “Mas vocês estão vindo à toa? Não convidam ninguém? “Para que vieram, então?” “Vieram em vão!”

Bem, posso pensar a respeito desse homem (ou rapaz), o seguinte: que numa circunstância última, Deus pode usar um mendigo para questionar os religiosos, seja de que credo for, mas, como creio na Suficiência da Palavra Deus, que, em todos os tempos, Ele a usa para nos admoestar, aconselhar ou exortar através de sua leitura, e por sermões e/ou palestras de outrem e ainda os livros (devocionais, doutrinários, etc), todos com base na Bíblia, dificilmente estaria usando uma pessoa que, pode ser ou não um mendigo – o que, pessoalmente, não acredito que seja. Está ele, para mim, mais para um INFILTRADO querendo colher alguma coisa ou falhas ou apenas dramatizando algum evento que ainda há de vir posteriormente por ele e/ou um grupo adredemente preparado para desmoralizar algumas vítimas e inocentes úteis!

Acho que é um infiltrado, porque alguém, ali presente, teve que corrigi-lo, quando tentou citar um texto de Efésios. Ele disse Efésios 10. Quando o correto seria Efésios 6.10, que versa sobre a armadura de Deus. Passaram para ele, mas, como não tem muita familiaridade com os textos bíblicos, errou!

Os jovens fizeram o correto: foram ao culto, congregaram, em cumprimento de Hebreus 10.25, , mas esse homem, pegando-os de surpresa, entendeu que estavam em falta - SUPOSTA FALTA, porque poderia tratar-se de um CULTO DE ORAÇÃO ou ADMINISTRATIVO (sessão regular), que geralmente só acontece com os membros da Igreja – não comportando, portanto, convidados ou amigos presentes! Daí, a justificativa de NÃO HAVER VISITANTES e/ou CONVIDADOS!

Mas, suponhamos que estivessem em falta mesmo, num culto (evangelístico ou outro qualquer) que deveria haver VISITANTES CONVIDADOS!

No Apocalipse, há sete (7) cartas escritas a mando de Jesus, às 7 Igrejas da Ásia Menor (hoje, a Turquia). Elas foram endereçadas às Igrejas e lidas, certamente pelos líderes de cada uma delas, pois as recomendações foram diretamente dirigidas a eles (líderes, ali denominado de “anjos”). Das 7 Igrejas, uma deixou Cristo do lado de fora – a de Laodicéia! Daí, depreendermos que uma foi totalmente condenada por Cristo: estava reunida (em assembléia), mas sem a comunhão com Cristo! Era um ajuntamento social e solene e nada mais! Se fosse hoje seria denominada de CLUBE SOCIAL – que tem de tudo, menos Cristo nos corações! Clube social, mas não espiritual! (Vide meu artigo “Igreja Laodiceana”, no Recanto das Letras). Mas, em contrapartida, seis (6) delas, mesmo com seus defeitos e limitações, foram poupadas, pois as seis tinham comunhão com Cristo!

E, quanto às realidades das enunciações e críticas do “mendigo” (para mim, repetindo, um infiltrado, portanto suposto mendigo), é preciso saber também que, há milhares de Igrejas pregando e vivendo o Evangelho em sua integridade, INDO, ORANDO, SOCORRENDO, sustentando missões, missionários e profissionais nos diversos campos deste país e de outros países!

Um dos exemplos típicos é a “CRISTOLÂNDIA”, que é considerada uma das principais obras sociais do país, com média de recuperação de drogados de 81,47%, quando a média das outras Instituições seculares do Brasil é de 16 e poucos (por cento) de recuperação dentre os viciados!

E, quanto a Cristo estar num mendigo fedorento, dificilmente, creio nisto, porque, quando Deus entra em uma vida, recebe também instruções higiênicas para não permanecer em tal sórdido estado!

Em minha terra natal, num dos Distritos, houve uma suposta “aparição de Maria”, quando os fiéis teriam que beber da água de uma cisterna, dita “consagrada” pela suposta “aparição”. Mas tal “aparição’ caiu por terra, quando se descobriu o vexame: as águas de tal cisterna estavam contaminadas por vermes e outras sujeiras! (Sobre este assunto, guardo um recorte do artigo de jornal, em algum canto de meus arquivos ou pastas).

Pergunta-se: desde quando Deus permite uma intervenção e/ou “aparição”, usando água que poderia ser letal para as vidas de fiéis?

Da mesma forma, interrogamos: Desde quando Deus usaria alguém sujo e fedido para entrevistar as pessoas sobre assuntos de ordem espiritual? (Demonstrando-se adiantado com perguntas e uma certa retórica interpelativa e investigativa da vida alheia, mas atrasado na higiene?) Desde quando alguém tendo o Espírito Santo em seu coração, continuaria na vida vegetativa? Descreio! Perdoem-me, se puderem e quiserem!

Jerônimo Monteiro (ES), 04 – 12 – 2020

Fernandinho do forum