Quem foi o autor de Hebreus?
I. INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA DE HEBREUS
Geralmente as cartas paulinas e as epístolas de João principiam por uma saudação que nomeia tanto o remetente quanto o destinatário, entretanto, esse formato de introdução não é verificada em Hebreus, cabe destacar que não possui também uma saudação final.
Muitos códices antigos e a Vulgata atribuem o escrito ao apóstolo Paulo.
Os hebreus a que a epístola se refere era provavelmente os judeus-cristãos da Palestina e de Jerusalém, esse grupo em particular era de certa forma fragilizado pela crescente influência dos fariseus e porque o papel redentor e messiânico de Jesus ainda não havia sido compreendido por muitos. Tiago Menor, era o líder da Igreja na Terra Santa e pereceu por volta do ano de 62 d.C, a sociedade em que viviam estava tomada por uma onda de fanatismo político-religioso, com um sentimento nacionalista e xenófobo explodindo em ataques de sicários e zelotes que culminaram com as Guerras Judaicas e com a destruição do Templo de Jerusalém e da cidade santa em 70 d.C. É provável que a epístola tenha sido escrito antes de 70 d.C, já que a epístola deixa a entender que o templo ainda está de pé e ativo como verificamos em Hebreus 7:27; 8:3; 9:9, entre outras passagens que dão a entender que o Templo de Jerusalém ainda estava em funcionamento.
O principal tema de Hebreus é demonstrar a superioridade do Novo Testamento em face do Antigo, Jesus foi chamado como Sumo Sacerdote Eterno, em um tempo em que os sumos sacerdotes eram escolhidos por Herodes e eram corruptos e descrentes, e Jesus não era da casa de Levi como Moisés e Arão, mas um descendente da tribo de Judá como Davi, foi chamado segundo a ordem de Melquisedeque, isto é, não por sua linhagem sacerdotal humana, mas pela fé. Assim, uma só vez ofereceu seu corpo em sacrifício pelos pecados em uma expiação contínua e sempiterna, assim Cristo, que nos perdoou e perdoa segundo sua imensa sabedoria e amor foi constituído sacerdote eterno, limpando os pecados e concedendo a renovação da mente e a vida eterna aos que lhe são fiéis.
II. É POSSÍVEL QUE PAULO TENHA SIDO O AUTOR DE HEBREUS?
A tradição atribui a epístola de Hebreus como sendo de autoria do apóstolo Paulo, embora seja diferente das outras epístolas ela assume um caráter de tratado teológico mais do que uma admoestação voltada à determinada comunidade cristã recém-formada como nas outras epístolas. Há sim a possibilidade de que Paulo tenha escrito o livro de Hebreus. E há alguns motivos que sustentam essa teoria.
O primeiro motivo é que nas primeiras edições manuscritas dos livros do Novo Testamento, Hebreus é incluído depois de Romanos entre os livros escritos pelo apóstolo Paulo. Isso foi tomado como evidência de que Paulo o havia escrito, e algumas igrejas orientais aceitaram o livro de Hebreus como canônico antes mesmo da Igreja no Ocidente, que só adotará tal crença a partir do século IV. Por ser uma "carta", que assemelha-se mais a um tratado teológico com uma escrita muito erudita não verificada em nenhum outro livro do Novo Testamento surgiram teorias de quem a escreveu ou sobre quem ajudou Paulo, muitos nomes figuram como o possível amanuense, tais como: Clemente de Roma, o evangelista Lucas, Barnabé ou o erudito judeu-cristão alexandrino chamado Apolo. É provável que o livro tenha sido confeccionado em Roma em um período anterior à Primeira Guerra Judaica de 67 d.C, e possivelmente foi escrita em 63 d.C, conforme lemos em Hebreus 13:23-24: "Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei.
Saudai a todos os vossos chefes e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam".
Em segundo lugar, Clemente de Alexandria (c. 150 - 215 d.C) e Orígenes (185 - 253 d.C) sustentaram que Paulo fosse o autor de Hebreus, cabe destacar que eles reconheceram que o próprio Paulo provavelmente não escreveu este livro, e provavelmente se serviu de um amanuense, assim como ocorreu em Romanos 16:22, em que o próprio Tércio se identifica como colaborador na confecção da supracitada carta: “assim eu, Tércio, que escrevo esta carta para Paulo, também envio minhas saudações no Senhor”, contudo, o mesmo não ocorre em Hebreus; Clemente de Alexandria acreditava que Hebreus foi escrita em hebraico e posteriormente traduzida para o grego por Lucas, mas o grego apresentado na epístola diverge bastante do grego empregado na Septuaginta, por exemplo.
A Bíblia King James (ou Rei Jaime) foi uma das primeiras a assumir de fato que Paulo, o apóstolo, era o autor da epístola, o que reforçou a associação da autoria com Paulo.
III. PARALELOS ENTRE HEBREUS E OS ESCRITOS DE PAULO
É certamente razoável concluir que Paulo escreveu o livro de Hebreus. Muitos dos pensamentos de Hebreus são semelhantes aos encontrados nos escritos de Paulo:
Hebreus
Os escritos de Paulo
Hebreus 1: 3
“O Filho é o resplendor da glória de Deus e a representação exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa.”
Colossenses 1:15 - 17
“O Filho é a imagem do Deus invisível. . . . Pois nele todas as coisas foram criadas. . . e nele todas as coisas subsistem ”.
Hebreus 2: 4
“Deus também testificou isso por sinais, maravilhas e vários milagres, e por dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.”
1 Coríntios 12:11
“Todos estes são obra de um só e mesmo Espírito, e ele os distribui a cada um, assim como ele determina.”
Hebreus 2:14 (- 17)
“Visto que os filhos têm carne e sangue, ele também compartilhou a humanidade deles para que com a sua morte pudesse quebrar o poder daquele que detém o poder da morte. . . . ”
Filipenses 2: 7 - 8
“Sendo feitos à semelhança do homem. E sendo encontrado em aparência como um ser humano,
ele se humilhou
tornando-se obediente até a morte -
até mesmo a morte de cruz! ”
Hebreus 8: 6
“Mas, de fato, o ministério que Jesus recebeu é tão superior ao deles quanto a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, visto que a nova aliança é estabelecida em melhores promessas.”
2 Coríntios 3: 6
“Ele nos tornou competentes como ministros de uma nova aliança - não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica ”.
Hebreus 10:14
“Porque com um só sacrifício tornou perfeitos para sempre os que estão sendo santificados.”
Romanos 5: 9; 12: 1
“Visto que agora fomos justificados pelo seu sangue”; “Oferecem seus corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.
A soteriologia de Hebreus é bastante consistente com o próprio ensino de Paulo. Por exemplo, a declaração em Hebreus 10:14 de que aqueles que foram “aperfeiçoados” estão no processo de serem “santificados” parece muito com o ensino de Paulo sobre a justificação (por exemplo, Rom. 3:21 - 5: 9) e santificação (por exemplo, Rom. 8: 1-17). Além disso, tanto Paulo quanto o autor de Hebreus pensavam em Abraão como o pai espiritual dos cristãos de maneiras semelhantes.
IV. RAZÕES PELAS QUAIS PAULO NÃO ESCREVEU HEBREUS
Apesar de todas essas evidências da autoria paulina, poucos estudiosos do Novo Testamento hoje acreditam que Paulo escreveu a epístola de Hebreus.
Tanto João Calvino quanto Martinho Lutero compartilharam esse julgamento até o século XVI.
Mesmo séculos antes no quarto século, a igreja de Roma não acreditou que Paulo escreveu Hebreus, possivelmente retendo uma memória latente do autor real conforme Eusébio em sua História Eclesiástica.
Em outras palavras, a rejeição da autoria paulina de Hebreus é uma posição de longa data na igreja.
O que podemos inferir do próprio livro de Hebreus?
A evidência interna apresentada pelo próprio livro de Hebreus indica um autor diferente de Paulo.
O estilo de Hebreus, exceto nos versos finais (13:18-25), é bem diferente de qualquer outro escrito de Paulo que sobreviveu;
De acordo com o estilo de uma pessoa bem educada em retórica formal, o grego de Hebreus é altamente literário e muito ornamentado;
O vocabulário é sofisticado e inclui 150 palavras que não são encontradas em nenhum outro lugar do Novo Testamento e 10 que não ocorrem em nenhum outro escrito grego que sobreviveu para nosso estudo;
A estrutura da epístola está de acordo com as convenções encontradas na retórica grega, usada quando um discurso foi concebido para persuadir o público a agir. Muito dessa retórica se perde quando o grego original de Hebreus é traduzido para a linguagem moderna, mas no original é uma prosa grega elegante e eufônica. A alta qualidade retórica de Hebreus indica que seu autor provavelmente teve a educação literária mais avançada de qualquer um dos escritores do Novo Testamento.
O autor não se apresenta como Paulo normalmente se apresentava (cf. 2 Cor. 1: 1; Gal 1: 1; Ef. 1: 1; Col. 1: 1; 1 Tm. 1: 1; e 2 Tm. 1: 1).
Sua teologia, embora muito compatível com a das cartas paulinas, é muito distinta. O apóstolo Paulo, por exemplo, nunca alude a Jesus como sacerdote, que é o motivo principal de Hebreus. Na verdade, Hebreus é o único escrito do Novo Testamento a expor Jesus como o Grande Sumo Sacerdote e o sacrifício final.
V. O ARGUMENTO MAIS PERSUASIVO CONTRA A AUTORIA PAULINA
Um argumento ainda mais persuasivo de que o apóstolo Paulo não foi o autor de Hebreus é a forma como o autor se refere a si mesmo em Hebreus 2: 3: "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram";
afirmando que o evangelho foi confirmado "a nós" por aqueles que ouviram o Senhor, o apóstolo Paulo sempre enfatizou que, embora não fosse um dos doze discípulos originais que caminharam com Jesus durante sua vida terrena, ele era, no entanto, um apóstolo de Jesus Cristo e geralmente se identifica como tal em suas cartas. Parece improvável que Paulo aqui em Hebreus 2:3 se referisse a si mesmo simplesmente como alguém que recebeu o evangelho daqueles que ouviram o Senhor tendo em consideração o miraculoso chamado que recebera na estrada para Damasco.
REFERÊNCIAS
Eusébio de Cesareia. História Eclesiástica. São Paulo, Paulus, 2000.
Novo Testamento. Tradução de Huberto Rohden. Editora Martin Claret, 2006.
Who Wrote the Book of Hebrews?. Zondervan Academic. Disponível em:https://zondervanacademic.com/blog/who-wrote-the-book-of-hebrews. Acesso em 07 dez. 2020.