PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 19,41-44)(19/11/20)
.
Caríssimos na vida estamos sempre encontrando ou visitando alguém ou alguma lugar, porém, esses encontros podem ser ao acaso ou pré-determinados; por interesse ou sem pretensões; podem ser repletos de alegria ou não; podem gerar paz ou desconforto de acordo com o grau de receptividade dos envolvidos.
.
Com efeito, sobre a visita que o Senhor faz à cada um dos nós, disse o Papa Francisco: "Eis então o ensinamento para cada homem: quando o Senhor nos visita dá-nos a alegria, ou seja, leva-nos para um estado de consolação, leva-nos a ceifar na alegria, doa consolação espiritual.
.
É possível ter momentos mais débeis, momentos mais fortes deste encontro, mas o Senhor sempre nos fará sentir a sua presença, sempre, de uma forma ou de outra. E, quando vem com a consolação espiritual, o Senhor enche-nos de alegria.
.
Por conseguinte, é preciso esperar esta alegria, esperar esta visita, e não, como pensam muitos cristãos, esperar só o céu. Na terra, que esperas? Não queres encontrar-te com o Senhor? Não queres que o Senhor te visite na alma e te conceda a beleza da consolação, da felicidade da sua presença?
.
A pergunta sucessiva então é: Como se espera a consolação? A resposta é: Como aquela virtude humilde, a mais humilde de todas: a esperança. Espero que o Senhor me visite com a sua consolação. É necessário pedir ao Senhor que se deixe ver, se deixe encontrar.
.
É preciso preparar-se, porque o cristão é um homem, uma mulher, em tensão rumo ao encontro com Deus», rumo à consolação que este encontro proporciona. E se não for assim: é um cristão fechado, um cristão colocado no armazém da vida; não sabe o que fazer."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.