LIÇÃO 5 – GÊNESIS – A TORRE DE BABEL
Gen 11.1-9
HOMILÉTICA
Saia da Zona de Conforto. Pregue, estude, ore, nos livros bíblicos, ou nas passagens que ainda não pregou, orou ou estudou. Sair da Zona de Conforto libera o Reino de Deus a lugares que ainda não havia chegado. Pregador pregue o que você ainda não pregou.
Por isso que a pregação ordenada, sistemática, alcança áreas da vida das pessoas antes não alcançadas.
O pregador deve ler audivelmente e com clareza o texto bíblico, aos ouvintes. Resuma rapidamente o assunto que vai explicar. Nunca diga que não vai ler, pois os irmãos já conhecem a passagem. Isso é um erro, poderá haver novos convertidos te ouvindo e pode ser que os que já leram não se recordem.
RESUMO
Passado algum tempo após o Dilúvio, os homens resolveram, criar uma cidade com uma torre tão alta que chegaria a tocar o Céu e os tornaria famosos e poderosos. Então Deus, vendo isso, confundiu a linguagem deles e ninguém se entendia mais. E a obra ficou inacabada. A diversidade das línguas, ou a falta de entendimento, surge como forma de evitar a centralização do poder, como oposição a Deus. A cidade dessa história bíblica ficou conhecida como Babel, que significa "confusão".
COMPREENSÃO DE ALGUNS VERSÍCULOS
(verso 1)“Uma língua”, se refere ao surgimento das nações, assim como o surgimento da escrita e da literatura.
(verso 3) "Tijolos" – fala da engenhosidade ou engenharia humana. Pedras é usar o que já existe na natureza, tijolos fala da criação do homem, da arte, arquitetura, construção.
(verso 3) “Piche ao invés de argamassa” – Argamassa seria um liga para unir os tijolos, piche é uma material que evita infiltração da água. A ideia era construir uma Torre no local mais alto, que chegue ao céu, como forma de proteção de Deus, caso ele decida novamente inundar toda a Terra. A Torre de Babel é a engenhosidade humana usada para se defender de Deus.
(verso 4)“Vamos construir uma cidade” – Temos aqui o principio do que é uma cidade. Essa cidade – e todas as cidades, de todos os tempos – carregam em si a tentativa da reconstrução do Paraíso Perdido, o Jardim do Éden, construído pelos homens. Sendo assim a “cidade”, carrega em si uma face sombria, como uma oposição ao Paraíso de Deus e a Deus. Construir uma cidade fala da unidade, da comunhão e da comunidade. E do poder que existe em comunhão da comunidade em unidade.
(Verso 7) “A confusão das línguas” nos fala que o homem unido em pecado, criaria cada vez mais engenharias para opor-se a Deus. Deus confunde toda forma de Globalização, de união de cidades e povos, opositores a Ele. ONU, MERCOSUL e outros não se entendem.Globalização e outras idéias parecidas, estão fadadas a virarem Babel, “confusão”. - Ao estudar a confusão das Línguas na Bíblia, chegaremos na Igreja, que agora sob a direção do Espírito Santo, tem uma língua unificadora, dirigida pelo Espírito, como sinal de entendimento e compreensão.
Lembrando que o dom de línguas não é o sinal do Ministério do Espírito, mas o Espírito Santo entre nós. (João 14.15-26; 2 Cor 3.7-9). As pessoas são Igreja, quando batizadas no Corpo de Cristo (1 Cor 12.13).
O batismo de Atos é o inicio de ministério da Igreja como instituição. Uma coisa é você ser Igreja e outra é a Igreja como organismo ser capacitada para exercer a obra. Em Atos as duas coisas ocorreram ao mesmo tempo, com manifestações de dom, o que confunde muitas pessoas.
UMA TORRE COM O CÉU NO TOPO
A chave de entendimento desse assunto é o versículo 4. O que queriam dizer é: Vamos construir uma Torre com o Céu no topo, para que nosso nome fique famoso e não sermos espalhados pela Terra.
Devemos lembrar que Genesis 11 mostra a condição humana fora do Jardim do Éden. Uma realidade confusa, estranha, longínqua, inacessível ao ser-humano. Pós-Diluvio, Deus não está mais entre nós, está no Céu e precisamos construir uma torre para chegar novamente a Deus. Se Gênesis 3 mostra a expulsão do homem, da presença de Deus, aqui, no cap. 11, narra então o caminho do homem em busca de Deus. E na tradição bíblica, a Babilônia vai ser compreendida como uma cidade em oposição ao Paraíso, e este Céu no topo é uma referencia de um altar para os deuses. Essa é uma Torre-Altar. “Vamos ao encontro dos deuses. Vamos ao encontro do Céu. Vamos deixar a Terra e vamos para os deuses. A Terra é um lugar ameaçador.” Pois esse anseio de contato com o divino está no coração humano.
E por que vamos para o Céu e vamos para os deuses? Porque vamos fugir da terra, pois se ficarmos aqui, nós seremos espalhados novamente. Aqui alguma força pode vir sobre nós e teremos que fugir, correr, seremos espalhados, então vamos dominar essa situação - vamos para os deuses - vamos escapar dessa vulnerabilidade e vamos mostrar que nós conseguimos viver – sim! - por nossa conta e risco, vamos afirmar o nosso nome. Não é apenas Deus quem tem um nome famoso, nos também vamos ter o nosso nome famoso.
Mas o Céu é um problema grande no entendimento da Igreja. Porque um dos grandes inimigos, um dos grandes obstáculos, um grande entrave teológico, um erro doutrinário, no encontro com Deus, é o Céu. Um dos grandes problemas que temos que administrar, considerando que Deus nos é agora confuso, distante, e considerando que a Terra, o mundo, são para nos realidades ameaçadoras, que nos confrontam constantemente com nossa vulnerabilidade, nós também queremos correr para Deus e confundimos o correr para Deus com correr para o Céu. O Céu nos atrapalha bastante – na nossa peregrinação humana e espiritual. O Céu não é o nosso lugar, a Terra é o nosso lugar. Deus não nos criou para o Céu, Deus nos criou para a terra. Então temos uma ironia bíblica, pois o verso 8 diz: “E assim o Senhor os dispersou por toda a terra” e o verso 9 diz que: “O Senhor os espalhou por toda a terra”.
Parece que essa pretensão humana, de afirmar o nome, não preocupou muito Deus, pois o narrador não diz: “E assim Deus falou que o homem não pode afirmar o seu nome.” O narrador bíblico não esta preocupado com isso, mas o narrador esta preocupado com nos mostrar que Deus os dispersou e espalhou sobre a Terra. Desde o começo, o desejo de Deus é espalhar o povo. Como nos é apresentado o propósito da criação? Então disse Deus: Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Gênesis 1:28.
Mas o quê Babel esta fazendo? Querendo deixar a Terra e chegar ao Céu. E Deus então poderia ter dito a Jesus: “O que esse povo está fazendo?” E Jesus responderia: “Estão tentando chegar a no Céu”. E Deus responde: “Mas eu não quero esse pessoal aqui, eu quero esse pessoal ai embaixo.
O que o pessoal de Babel deveria fazer? O mesmo que Adão e Eva deveriam ter feito: Eles deveriam ter administrado, gerenciado, organizado, a Terra. Eles deveriam ter transformado toda a terra num grande Jardim, mas a serpente disse: - Esquece a Terra, esquece o Jardim. Você pode ser igual a Deus, onde Deus está no Céu. A vontade de Satanás era sentar na cadeira de Deus e colocou isso no coração humano. Mesmo Deus falando que é para encher a Terra e multiplicar nela, o homem só pensa em ir ao Céu. Não vale nada o que Deus falou?
Há uma insistência humana em ir ao Céu, ir a Deus onde Deus está. Isaías numa visão está no Céu, vendo coisas do Céu, caminhando no Céu, ouvindo o Céu, num outro nível espiritual e Deus vira para ele e pergunta: “A quem enviarei Isaías?” A resposta de Isaías poderia ter sido: ”Espera ai Senhor, eu vou ter que sair daqui?” “Tem Isaías, você tem que ir para a Terra.”
Pedro, Tiago e João no Monte da Transfiguração disseram: “Façamos três tendas”. Jesus responde: “Nada disso, vamos descer, vamos ao vale”. Mas eles insistem: “Senhor, temos que sair daqui?”
A Terra é o lugar da nossa habitação e não o Céu. Jesus disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8 “ Habacuque: “E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.” Habacuque 2:14 “Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.” Salmos 115:16 A Nova Jerusalém veio do Céu, mas é estabelecida na Terra. “Ap 21.1-3, 10, 24-26. Ap 22.3) Não sabemos se a Nova Jerusalém é simbólica ou literal. De qualquer maneira é claro que Deus estará com os homens, na Terra. A Terra será o centro do Universo, e local do Trono de Deus e de Cristo na Terra.
NA CASA DO MEU PAI TEM MUITAS MORADAS
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:2,3
Mas onde é a casa do Pai, segundo Jesus? Quando ele tinha 12 anos José e Maria perderam o menino e o encontraram no Templo. Jesus então perguntou: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? " (Lucas 2:49) “Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: "Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! " Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá".” João 2:15-17
Jesus não prometeu levar para o Céu ninguém, ele prometeu levar para a Igreja. A casa do Pai é o Templo, substituído pela Igreja. E o Templo somos nós. (Efésios 2.22) A casa do Pai é naquele que o ama. (João 14.20) “Na casa do meu Pai há muitas moradas” pode ser entendido como: Na Igreja tem lugar para todos. Não estamos falando de um edifício no Céu, um conjunto de prédios habitacionais.
Deus cria o ser-humano à sua imagem e semelhança e diz para encher a Terra, crescer e multiplicar e dominar a Terra. Manifestem a minha glória, na Terra, pois vocês são portadores da minha glória, na Terra. Sejam felizes, na Terra; povoem, a Terra; casem-se, na Terra; trabalhem, na Terra.
Ai a gente diz: Terra não Senhor, a gente quer é o Céu. O tempo inteiro Deus está nos empurrando para a Terra e o tempo inteiro a gente querendo ir para o Céu, mesmo que a Palavra diga o contrário. Por isso é que parece que o Céu atrapalha bastante, porque Deus não quer ser encontrado lá, ele quer ser experimentado aqui. Nosso Deus não esta além da vida,Ele está na vida. Aliás é Ele quem da sentido à vida, Ele é o autor, o escritor, do enredo da nossa vida.
FUGA DA TERRA
Quando Deus mandou Abraão ir para onde ele o mandaria, Abraão não quis ficar pois veio uma grande seca. Compreendemos então que: “Debaixo de grandes promessas, virão grandes provações”. Quanto maior a promessa, maior a provação. A provação é proporcional à promessa.
Quere o Céu e não a Terra, parece até legitimo, se não fosse uma fuga da Terra e da vida. Queremos ir para o Céu e não morar na Terra. É uma recusa de assumir nossa responsabilidade como seres criados a imagem e semelhança de Deus, comissionados para encher-mos a Terra e dominarmos a Terra e evangelizar a Terra, para morarmos na Terra. “Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.” Salmos 115:16
Mas encher a Terra e dominar a Terra dá muito trabalho, a Terra é hostil demais. Então nossos templos funcionam como portais mágicos espirituais, de ficção cientifica, saídos de algum filme. Aonde as pessoas vêm com um desejo de experimentar um arrebatamento, um arrepio, que as leve ao Céu. Nem que por pouco tempo.
VARIAS TORRES
Por fim, ainda o assunto trás a idéia que a minha Torre é melhor que a sua. Temos na nossa Torre, melhores salas, com uma vista melhor, ar fresco. Temos melhores professores, melhores pregadores, melhor musica, o melhor pastor. A nossa Torre é mais alta que a sua. A nossa Torre vai para o Céu, a sua não sei não. A minha é uma grande Torre, a sua é uma Torrinha. O Céu na minha Torre é melhor do que o Céu na sua Torre. Deus responde mais rápido as orações feitas na nossa Torre, a gente está mais perto do Céu que você.
Algumas Torres viram castelos onde o dirigente manda como um rei.
Em outras só entram convidados vipes. Pobre, necessitado, doente, sem a entrada, sem o bilhete, não entram.
Cuidado, quando uma Igreja vira uma Torre de Babel, Deus espalha.
Amém.
Fique na paz.
BIBLIOGRAFIA
Pregação - Ed René Kivitz – Gênesis - Parte 15 – 2013.
D. A . Carson - Comentário Bíblico Vida Nova
Comentário Bíblico - Moody