Mulher Cananéia: Exemplo de Intercessão e Intercessora

Mateus 15:21-28

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.

E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.

Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.

E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!

Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.

E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Meus irmãos, nestes versículos nós encontramos um exemplo de intercessão e de intercessora.

Estava o Senhor Jesus em uma casa, quem sabe para descansar ou para, a sós com os discípulos, os ensinar; queria que ninguém o soubesse. Mas o Senhor Jesus não pôde esconder-se.

Com um grito alto e incômodo, a mulher começou a clamar: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filhinha esta miseravelmente, ou seja, horrivelmente, malvadamente endemoninhada! ”

Quanto desespero e esperança havia naquele clamor! Sim, nós sentimos o desespero, a aflição no clamor dessa mulher. Imagine uma pessoa endemoninhada como estava sua filha.

A Bíblia não nos relata sobre essa menina quanto a sua situação de posseção, contudo, relembremos o estado do endemoninhado gadareno. Andava sem roupas e não morava numa casa, mas vivia nos túmulos dos cemitérios. Relembremos também a triste história do jovem lunático, que o espírito imundo o tomava, subitamente, e por longos períodos tinha convulsões e espumava pela boca e rangia os dentes. O espírito mau o agarrava e o maltratava e não o soltava de jeito nenhum.

Se, por um lado, nós vemos desespero e aflição; por outro, no clamor da mulher cananeia, nós sentimos a esperança tão alta e forte como seu grito: Senhor, filho de Davi, tem pena de mim! ”.

Sua esperança era e estava no Senhor Jesus! Assim como aquele centurião que tinha soldados que obedeciam às suas ordens. Ele dizia “Vai lá” e eles iam; e dizia “Vinha cá” e eles vinham. ETambém tinha empregados e dizia “ Faça isso” e ele fazia. E ele desejava que o Senhor desse somente uma ordem e seu empregado ficaria bom. Sim aquela mulher esperava no Senhor, Filho de Davi: Naquele que é Todo-Poderoso, O Salvador esperado.

Muito embora ela viesse com muita aflição e esperança, esta foi a primeira reação do Mestre: “ Mas Jesus não respondeu nada”. Com esta resposta, o silêncio, a mulher cananeia persistira. “Disse os discípulos, então, ao Senhor Jesus: Mande essa mulher embora, pois ela está atrás de nós fazendo muito barulho! ”.

“Despede-a”…despede-a, e me veio a mente, despede-a curada, pois assim é que Cristo costuma despedir as pessoas que vem a Ele.

E agora? Com o clamor da mulher e o pedido dos discípulos, qual será o proceder do Senhor? “ Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Jesus disse aqui expressando o pensamento de que é necessário, primeiramente, levar o Evangelho a Israel. Contudo, a mulher, com sabedoria, perseverança e fé, volta-se para Cristo, e diz: “ Sim, Senhor; mas também os pequenos cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos”. Esta fala nos dá a ideia de uma refeição em família, os cachorrinhos da casa andando ao redor da mesa. Argumentando, assim, que o propósito de Deus é que os gentios também recebam as bênçãos que Ele abençoa Israel.

Jesus, enfim, disse-lhe: Por essa palavra vai, o demônio já saiu de sua filha, e assim sucedeu.

Meus irmãos, nesta campanha de oração intercessora, aprendamos com essa intercessora, uma mulher cananeia.

1) Não é registrado na Bíblia o Seu nome! Essa mulher, intercede por sua filha não o faz com base em seu nome ou obras, entretanto, faz confiante em Jesus Cristo, o qual ela ouvira falar e intercedeu com propósito.

2) Sim, foi crendo exclusivamente na misericórdia de Jesus que ela intercedeu.

3) O Senhor nos recomenda a orar em Seu nome, debaixo da Sua autoridade e do seu poder, é nos méritos do Senhor Jesus e não nos nossos merecimentos ou obras, pois nossas obras e justiça são como trapos imundos e nosso merecimento é o salário do pecado, a morte. Cristo neste momento intercede por nós, no santo templo, pois ele como nós em tudo foi tentado, mas sem pecar e conhecendo as nossas dores intercede por nós no céu e o Senhor Espirito Santo Intercede também por nós na Terra.

4) Confiando somente em Cristo ela foi com propósito em sua oração: A libertação de sua filha.

Nesta campanha, ao nos ajoelharmos, qual será o nosso propósito de intercessão? O Meu isso ou o meu aquilo? Acaso nos nossos dias não temos cananeias que estão padecendo como essa da Bíblia, só que, diferente dela, sem conhecer o poder de Jesus para mudar a vida? Será que temos ouvido o clamor daquele centurião que quem sabe não conhece o poder de Jesus ou nunca ouviu falar do mesmo? Ou quantos gadarenos estão por aí esperando Jesus chagar para libertá-los, pois já perderam sua dignidade nos vícios, na escravidão, na desigualdade, na fome, e na exploração? Onde estão os discípulos de Cristo para que junto a Jesus intercedam por aquela mulher e sua filha que clama desesperada por socorro? Onde está Abraão orando por Sodoma e Gomorra, orando por nosso mundo que vai se afogando na iniquidade? Onde está Jó intercedendo por seus filhos, quantos estão aqui hoje? Onde está Paulo orando pelas igrejas, por Timóteo e Filemom? Onde está a igreja de Jerusalém, intercedendo para que Pedro seja liberto? Para que os missionários que estão sendo mortos em nossos dias, por aqueles que deixaram sua casa e congregação para cumprir o ide de Jesus e que a última coisa que verão será as chamas queimando seu corpo ou uma faca para o decapitar? Onde está a Igreja de Antioquia orando pelo ministério de Barnabé e Paulo, orando pelos pastores de nossos dias? Onde estão os imitadores de Cristo, que de madrugada oram pelos irmãos, e choram pela dureza de Jerusalém? Onde estão aqueles que oram por seus inimigos? Onde estão os que, como Paulo, rogam para que também orem por ele, visto que sabe que por meio da oração é que seu ministério terá pleno fruto?

MEU AMIGO E MINHA AMIGA, HOJE O SENHOR JESUS TE CHAMA! HÁ ALGO QUE HOJE SE REPETE, DESDE O JULGAMENTO DE JUSUS POR PILATOS. QUE SERIA? A PERGUNTA DE PILATOS: "QUE FAREI DE JESUS CRISTO?" AMIGO, QUE FARÁS DAQELE QUE MORREU POR SEUS PECADOS, QUE TE AMA E QUE ESTÁ PRONTO A MUDAR TOTALMENTE SUA VIDA, A DAR-TE UM NOVO NOME- FILHO DE DEUS? RESPONDA HOJE, SIM, "QUE FAREI DE JESUS CRISTO" RESPONDA HOJE, PORQUE AO FINDAR ESTA VIDA VOCÊ HAVERÁ DE FAZER OUTRA PERGUNTA A JESUS: QUE JESUS CRISTO FARÁ DE MIM?

QUE FAREI DE JESUS CRISTO? TODOS OS SERES HUMANOS HAVERÃO DE RESPONDER ESSA PERGUNTA, POIS O SILÊNCIO, A INÉRCIA, NÃO É UM NÃO. VENHA A ELE AGORA!

Daniel Carvallho
Enviado por Daniel Carvallho em 14/11/2020
Código do texto: T7111694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.