PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,26-37)(13/11/20)
.
Caríssimos, a lógica divina é sempre o inverso da lógica humana, pois, na lógica divina o que conta é o amor com que se ama, ainda que se perca tudo até mesmo a própria vida; enquanto que na lógica humana o importante é ganhar, custe o que custar; ou seja, é a lógica do levar vantagem em tudo, por isso, quem se move por essa lógica vive ao seu modo e não segundo a vontade de Deus.
.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos exorta à sermos atentos e vigilantes em preparação para a sua vinda que pessoalmente pode acontecer a qualquer momento; e é aqui que se põe em prática a lógica divina, e não a lógica humana, como o Senhor nos alertou: "Quem procura ganhar a sua vida vai perde-la; e quem a perde [por amor à mim e ao Evangelho] vai conserva-la."
.
De certo, para que tenhamos maior compreensão da necessidade dessa preparação, o Senhor nos mostrou os exemplos de Noé e de Ló, em que por falta de vigilância e obediência às suas advertências, os homens foram destruídos pelo dilúvio e pelo fogo e enxofre que os atingiu por causa dos inúmeros pecados que praticavam. 
.
Com efeito, quem usa o tempo e as capacidades recebidas para pecar, não tem tempo para Deus nem para se preparar para o devir. De fato, até quando o limite de nossa impotência suportará? Isto porque por nós mesmos não passamos de um sopro. Ora, quem ama a Deus e faz a sua vontade, não tem tempo para pensar no pecado nem para pratica-lo.
.
Portanto, caríssimos, não façamos como a mulher de Ló que por falta de obediência à advertência dos santos anjos se tornou uma pedra de sal; logo, tiremos desse episódio uma lição: a curiosidade mata quem não leva em conta as duras consequências da desobediência.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.