Os sete aís, e os sete tipos de religiosos 3. (Parte 3- o fiel cego, carregado de eitos preceitos e preconceitos).

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós! (Mat 23:15). Dando continuidade do estudo do capítulo vinte e três do evangelho segundo Mateus, onde Jesus admoesta os religiosos da época que esqueceram que, fazer a vontade do Pai vai além de cumprir ritos e rituais. Na época os ortodoxos se dividiam em partidos carregados de eitos, preceito e preconceitos que invés de levar o ser humano a Deus, os levavam ao seu próprio mundo.

Ainda hoje fazemos isso quando deixamos as variantes a qual estamos ligados falar mais alto que o vivo ensinamento de Cristo Jesus, pois deixamos de servir ao próximo em amor e verdade e os enchemos com nossas superstições e nossos eitos, preceitos e preconceitos desviando-os do verdadeiro alvo que é o amor.

Jesus acusou estes fiéis de ser missionários do mal. E esta acusação chega até nós como uma notícia de um jornal matinal. Agindo como eles criamos partidários de extremos que se tornam inimigos de outro e não exemplos de amor. O pecado consistia em que não tratavam de aproximar as pessoas a Deus, e sim de seus partidos. Um dos perigos mais sérios que corre todo missionário é buscar converter as pessoas a uma seita, ou á uma variante de seus ismos. Em vez de aproximá-lo de Cristo, para que se converta em copias de Cristo pois este deveria ser a real meta de um missionário de Cristo.

E aqui vemos e aprendemos que a maior das heresias é a convicção pecaminosa de que uma igreja ou uma determinada seita em particular tem um monopólio de Deus, ou da verdade de Deus, ou que alguma igreja ou seita em particular é a única porta de acesso à presença de Deus e a seu Reino. Ledo engano pois o reino de Deus está aberto a todo aquele que se arrepende e pratica a real mudança de vida, entendo que servir ao próximo é o que nos torna parecido com Cristo.

Pois o coração deficiente de amor e da humildade e cheio de ismos, eitos, preceitos e preconceitos, sem o doce cheiro do amor de Cristo com certeza ouvirá a dura frase: Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. (Mat 7:23). Iniquidade do grego (ανομια)anomia, aquele que pratica a maldade burlando a lei máxima que é o amor.

Mas aquele que buscar negar a si mesmo por amor e verdade, buscando o nascimento do fruto do Espírito (Gál 5:22-25), em seu coração ouvira a doce frase: então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. (Mat 25:34). Que cada um de nós avalie a si mesmo tendo como árbitro de seu coração o amor de Cristo Jesus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 04/11/2020
Código do texto: T7104021
Classificação de conteúdo: seguro