Cuidado Guiado pelo Espírito

“E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.” - Lucas 9.6

Os evangelhos sinóticos nos dão um breve relato de uma missão realizada durante o ministério público de Jesus por doze de seus discípulos, escolhidos por ele mesmo, que eventualmente vieram a ser conhecidos como os doze apóstolos (Marcos 6, Mateus 10 e Lucas 9). Marcos acrescenta à informação desse versículo que os discípulos “expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo” (6.13). Esse texto é um dos muitos que evidenciam que o anúncio do Evangelho e a realização de curas estão intimamente ligados.

Nas palavras de Nwaomah (2012), o Reino de Deus é revelado não como um reinado político, mas como a presença dos princípios radicais de Deus dominando os assuntos dos homens e Sua autoridade sobre as obras de Satanás – pecado, doenças e possessão demoníaca. O Evangelho é boa notícia porque ele vem para nos livrar de toda forma de medo, desilusão e desânimo. Pode ser muito difícil para muitos cristãos entenderem isso, mas Deus se importa com o nosso corpo. Nas palavras de Ellen White, “o evangelho da saúde deve estar firmemente ligado ao ministério da palavra” (WHITE, 1963).

A Igreja contemporânea precisa dar atenção à saúde e à cura em sua missão nesse mundo tanto quanto os primeiros discípulos. Cristo é o mesmo médico compassivo agora que era durante Seu ministério terreno. Nele há bálsamo de cura para cada doença, a oração da fé salvará os enfermos. As promessas de cura são tão confiáveis agora quanto eram nos dias do ministério terreno de Jesus (WHITE, 1905).

Nossa missão de cura ao pregar o Evangelho não se limita, entretanto, a orar para que as pessoas sejam libertas de enfermidades. Nas palavras de Murphy e Walker (2013), coisas simples, como empatia, cordialidade, genuinidade e gentileza contribuem para o relacionamento com as pessoas e para que possamos ajudá-las em suas necessidades físicas e espirituais, como enviados de Jesus. Cuidado dos outros guiado pelo Espírito Santo é uma obrigação ética do cristão. Nossa capacidade de manifestar Cristo e seu poder curador onde quer que estejamos não só promove o bem estar e a salvação de pessoas como reflete nosso compromisso como cristãos em demonstrar o amor de Deus.

BEARE, Francis Wright. The Mission of the Disciples and the Mission Charge: Matthew 10 and Parallels. Journal of Biblical Literature, v. 89, n. 1, p. 1-13, 1970.

MURPHY, Lyn S.; WALKER, Mark S. Spirit-guided care: Christian nursing for the whole person. Journal of Christian Nursing, v. 30, n. 3, p. 144-152, 2013.

NWAOMAH, Sampson M. Mission Principles in Luke and Relevance to Contemporary Adventist Mission in Africa. Asia-Africa Journal of Mission and Ministry (AAMM), v. 5, p. 95-107, 2012.

WHITE, Ellen G. Medical Ministry. Boise, ID: Pacific Press, 1963.

WHITE, Ellen G. Ministry of Healing. Boise, ID: Pacific Press, 1905.