PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,13-21)(19/10/20)
.
Caríssimos, olhando ao nosso redor os bens materiais que vemos revelam a grandeza, a beleza e a sabedoria de Deus que os criou por amor, mas não como um fim em si mesmos. O fato é que muitos buscam preencher suas vidas com esses bens passageiros como se eles fossem o único sentido da vida, se esquecendo de que sem a presença do Senhor, tudo isso não passa de cinza.
.
Com efeito, é impossível pensar a vida sem a Fonte da vida, que é Cristo, pois somente Ele preenche o vazio existencial que o apego aos bens materiais deixa cada vez que se comete esse pecado. De fato, a ganância é um veneno espiritual que tem matado à muitos, pois vem acompanhada do egoísmo, do acúmulo desnecessário e da luta fratricida.
.
No Evangelho de hoje um homem pede a Jesus: "Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
.
Comentando esse Evangelho disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "Hoje Jesus convida-nos a considerar que as riquezas podem aprisionar o coração e desvia-lo do verdadeiro tesouro que está no céu. São Paulo também nos recorda isso, diz ele: «Procurai as coisas do céu... dirigi os vossos pensamentos para as coisas do céu, não para as da terra» (Cl 3, 1-2).
.
Isto — compreende-se — não significa afastar-se da realidade, mas procurar o que tem valor verdadeiro: justiça, solidariedade, acolhimento, fraternidade, paz, tudo o que constitui a verdadeira dignidade do homem. Trata-se de se orientar para uma existência vivida não no estilo mundano, mas segundo o estilo evangélico: amar a Deus com todo o nosso ser e amar o próximo como Jesus o amou, isto é, no serviço e no dom de si mesmo."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.