Histórias nos encantam, nos assustam, nos empolgam, nos tocam, geram em nós inúmeras reações. Quantas histórias já ouvimos? Ou, quantas histórias já vivemos? Tenho certeza que poderá me contar várias sem se esforçar muito. Você pode até não gostar de ouvi-las, por exemplo, mas não pode fugir delas. Você as lê em vários livros, revistas e jornais; você as assiste nos filmes, séries e noticiários; você as vive dia após dia.
     Ademais, existe uma História por trás de tudo, uma História que permeia nossas vidas. Em algum momento da História da humanidade, você nasceu. E quando você nasceu, o mundo já acontecia e era repleto de histórias comuns e histórias de grande magnitude. Quando você nasceu, o mundo já tinha passado por duas grandes guerras, grandes impérios já haviam surgido e caído, a luz elétrica já havia sido inventada, a internet já estava em desenvolvimento e etc. A vida que você conhece hoje foi moldada pelas histórias através dos séculos.
     Já que estamos falando de história, uma definição nos cairia bem. Afinal, o que é História? Bom, uma das definições é: o conhecimento que estuda as ocorrências do passado. O termo "história" vem do grego historie, que tem como conceito a ideia de "investigação", ou seja, entendimento vindo por meio da pesquisa. O que não é diferente das nossas histórias. Nós investigamos nosso passado a fim de entendermos certas atitudes, a fim de buscarmos memórias agradáveis ou não, a fim de acompanharmos nosso desenvolvimento ao longo do tempo. Investigamos por vontade própria e involuntariamente também. Um certo aroma de flores trazido pelo vento de uma chuva que se aproxima, nos remete a certas lembranças e nos leva de volta àquela história vivida.
     O que me encanta nessa imaginação toda é saber que por trás de cada pessoa, que passa por você na rua, existe uma história. Pequenas histórias que somam para suas histórias de vida. Cada um de nós esconde um mundo dentro de si. Cada um tem uma contribuição a dar.
     Você pode até não ter orgulho de certos acontecimentos e fases (quem nunca passou vergonha com os amores da adolescência?), pode ter tido experiências extremamente dolorosas, coisas que gostaria até de esquecer se fosse possível. Você pode até me dizer: “Você não tem noção o que eu passei”. De fato, não tenho, ninguém sabe de verdade o que o outro vive. A sua história pode ser de mais tragédias e tristezas do que de alegrias e por isso, talvez, histórias não te encantem tanto.
     Mas hoje, quero te trazer a reflexão que, a cada dia de amanhece, temos a chance de mudar a nossa história. Enquanto você lê este texto e se passam 1,2 minutos, esses minutos já não são mais presente, são história. Já fazem parte do passado a ser analisado por nós.
     Sendo assim, a cada dia, a cada hora, temos a oportunidade de algo novo. Enquanto escrevo, lembro-me do quanto minha história foi mudada, do quanto eu mudei, do quanto fui sendo transformada. Lembro-me de uma canção que diz que o Senhor nos dá novas memórias, que Ele nos dá Suas memórias. E foi isso que aconteceu comigo.
     As memórias ruins foram sendo substituídas por cura, por compreensão, por transformação, por um amor que transcende e não se entende. As memórias já não doem mais. Agora elas fazem parte da história do velho homem, o qual já não mais o sou. Sei que as vivi, mas o engraçado é que sinto como se não. Já não sou mais aquela pessoa que as viveu. Agora elas colaboram para que as memórias de outras
pessoas possam ser curadas também e possam ser substituídas por memórias de esperança.
     Deus é especialista em histórias. Especialista em transformá-las! Ele está escrevendo novas histórias todos os dias e as escreve através do sangue de Seu filho amado. Diante disso, entendi o porquê de O chamarem de Autor da vida. Jesus, o Cristo, nasceu, morreu e ressuscitou há mais de 2000 anos na História da Humanidade para que eu e você, pudéssemos ter nossas histórias transformadas. Dando-nos um novo começo a cada alvorecer.
     Sabe por que amamos histórias? Por que elas nos prendem e nos deixam curiosos? Porque às vezes, nos identificamos com algumas; porque muitas vezes, gostaríamos que algumas acontecessem conosco. Porque amamos finais felizes. Porque também queremos ter finais felizes.
     Este esperado final feliz pode nos ser dado por Jesus. Mesmo que o caminho seja tortuoso e árduo, Ele nos acompanha durante o percurso e o torna feliz. Ele traça conosco a nossa história.
“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. ” Jeremias 29:11
     Final feliz, caminho feliz é andar de mãos dadas com o Autor da vida, escrevendo histórias de esperança com tinta de sangue, que foi derramado em amor, por amor, por histórias transformadas.
Abra a Porta e Nayara Kívilla
Enviado por Abra a Porta em 07/10/2020
Código do texto: T7081624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.