A humanidade diante da vida e da morte

A humanidade diante da vida e da morte

E. Alyson Ribeiro

Será que tudo o que pedimos a Deus é melhor do aquilo que Ele já nos deu? E o que Deus já nos deu?

Deus nos deu a salvação por meio de Cristo Jesus. Nada supera isso. Nem riquezas, nem sonhos, nem viagens, nada supera a salvação concedida a nós por nosso Senhor Jesus.

Mas entenda algo, nem todo mundo será salvo.

“Explica-me melhor isso!”, você pode estar dizendo.

Explico, vamos lá! Qual é a origem do pecado na raça humana?

Antes, o que é pecado?

Pecado é definido por deixar de atender à lei moral de Deus, seja em atos, atitudes ou mesmo no caráter (GRUDEM, 2019).

O pecado, na humanidade, começou com Adão e Eva.

Deus permitiu que o casal comessem de toda árvore do jardim do Éden, exceto o fruto da árvore do bem e do mal:

Em Gênesis, verso 2:17, está escrito “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente, morrerás”.

Perceba bem, Deus disse que se alguém comesse desse fruto, certamente morreria. Todos conhecem a história e sabem que o primeiro casal da humanidade comeu o fruto. E qual a consequência disso?

Conforme Deus expressou em Gênesis 2:17, todo aquele que comesse do fruto receberia uma condenação, que era a morte. Adão e Eva representavam a humanidade perante Deus e, ao pecarem, fez-nos também pecadores. Por sermos da mesma espécie de Adão, recebemos como castigo a morte que ele também mereceu.

Na Carta do apóstolo Paulo aos Romanos verso 5:16 diz: “por um pecado (isto é o de Adão) veio o julgamento que trouxe a condenação”.

Então, pelo fato de Adão deixar de atender uma lei moral de Deus, o pecado entrou na humanidade e, por causa disso, todo ser humano se tornou naturalmente pecador. Em Romanos 3:23 está escrito que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.

Bom, então o que aprendemos até aqui?

Aprendemos que o primeiro homem deixou de atender a lei moral de Deus, logo, tornou-se pecador e, como consequência disso, toda humanidade “perdeu” o direito de fazer parte da Glória de Deus.

Então, surge uma pergunta, “E agora?”

E agora, por nós sermos pecadores, não temos forças para nos livrar dessa condenação. Para se ter uma ideia da nossa impureza, Davi, no Livro de Salmos, capítulo 51, verso cinco afirmou que ele já era pecador desde quando nasceu, ou seja, desde bebezinho.

Quer se livrar da condenação?

Como toda condenação, há um preço a ser pago. Na Carta aos Romanos, verso 6:23, é dito que “o salário do pecado é a morte...”, portanto, a forma de nos livrarmos da condenação é a morte. A Bíblia não está falando dessa morte que todos nós teremos, mas sim de algo eterno, que nos retiraria da presença de Deus.

Desse modo, é inevitável a morte para nos livrar da culpa.

Apesar disso, não é qualquer morte que nos livrará do pecado. Na Carta aos Hebreus, capítulo nove, verso 22, está escrito que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Ou seja, alguém terá que pagar o preço, derramar o sangue para termos o perdão de nossos pecados, para nos livrarmos daquela culpa imputada a nós por meio de Adão. Agora eu pergunto, quem fará isso? Quem derramará o seu sangue para nos livrar do pecado? Quem é justo o suficiente para justificar todos os pecadores?

Nós já lemos uma parte do que está escrito em Romanos 6:23, mas agora leremos o versículo todo e diz “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

Ou seja, um homem chamado Adão pecou e isso fez toda humanidade ficar suja aos olhos de Deus. De tão suja que era a humanidade, ela merecia ser morta por toda eternidade, mas o nosso Deus misericordioso permitiu que Jesus Cristo se tornasse homem, viesse até a Terra e fosse morto para que o derramamento do sangue de Jesus nos purificasse de todo pecado e, ainda, livrasse-nos daquela condenação recebida por Adão, quando o primeiro ser humano pecou.

Por isso, do versículo 18 ao 19, do capítulo cinco da Carta aos Romanos nos é dito “Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens (isto é o pecado de Adão), assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz a vida a todos os homens (ou seja, a crucificação de Jesus). Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos”.

Por meio de Jesus Cristo, agora há uma esperança para a humanidade. Estávamos à beira da morte, mas o nosso Senhor nos possibilitou uma chance.

O que faremos agora?

Podemos permanecer no pecado ou aceitar a Cristo como o nosso único e suficiente salvador, de modo que isso, pela Graça de Deus, nos permita a salvação da condenação que já nos foi colocada desde a nossa concepção.

Talvez você me pergunte, “Só isso?”, “Adão pecou, a humanidade se tornou pecadora, Jesus pagou o preço e pronto?”, “Não é preciso pagar penitências, fazer campanhas, punir-me para receber o perdão de Deus?”

Bom, na Carta de Paulo aos Efésios, capítulo dois, versículos oito e nove nos é dito assim: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. Já em Romanos 5:1-2 está escrito: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” É possível concluir, então, que somos salvos SOMENTE mediante a fé em Cristo Jesus.

Mas isso não significa que você poderá viver de qualquer jeito. A sua forma de viver será aquilo que evidenciará se você aceitou verdadeiramente a Cristo ou se apenas foi movido por uma emoção. É simples, se você reconheceu verdadeiramente a crucificação de Jesus, logo, você será muito grato a Ele pelo privilégio da salvação, então, você, por estar com o coração grato, desejará agradar a Deus. E como agradar a Deus? Seguindo a lei moral do Pai Celestial.

Para finalizar, quero deixar, didaticamente, uma espécie de “checklist” da nossa vida cristã. Acredito que todos estamos em alguma dessas fases. Vejamos:

1) Nós ouvimos o evangelho:

Na Carta de Paulo aos Romanos, verso 10:17 - “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Por isso é importante a pregação da palavra de Deus, pois isso produzirá a Fé em Jesus Cristo, meio pela qual todos poderão se salvar.

2) A palavra de Deus nos produz a Fé em Jesus:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” - Efésio 2:8-9

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” - Romanos 5:1-2

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. - Romanos 8:1

O que é ter fé em Jesus Cristo?

É saber que você deveria estar morto eternamente, mas Jesus Cristo, sendo justo, por meio do Pai, tornou-se homem, morreu num madeiro, ressuscitou e, como consequência disso, permitiu-lhe ser salvo, isto é, permitiu-lhe ter uma vida eterna ao lado de Deus, nos céus.

3) Após ouvirmos o evangelho e conhecermos a Jesus, reconheceremos o nosso estado pecaminoso e nos arrependeremos, VERDADEIRAMENTE, de tê-los cometido.

Atos dos Apóstolos 2:38 - Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

4) Após reconhecermos que somos pecadores, isso nos produzirá uma necessidade de confissão a Deus, ou seja, assumiremos ao Pai que realmente somos pecadores e precisamos de Jesus para a salvação.

1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

5) Após a nossa Fé nos gerar o arrependimento e a confissão dos pecados, conforme a Palavra de Deus, somos perdoados por reconhecer a Cristo Jesus como nosso salvador. Agora, devemos nos RELACIONAR com Deus e APRENDER de Jesus:

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29.

“Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.” João 14:21.

6) Santificar-se e Descansar:

6.1- Santificar é uma obra progressiva com a participação de Deus e do homem que, gradativamente, livra-nos do pecado e nos torna mais semelhantes a Cristo, tendo sua conclusão apenas na eternidade (GRUDEM, 2019).

Mateus 5:48 “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".

2 Coríntios 7:1 “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.”

6.2- Descanse:

Mateus 11: 29-30 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Descansar é saber que a sua vida está conforme a vontade de Deus.

Então devemos:

Ouvir o evangelho -> Ter fé -> Arrepender-se -> Confessar -> Relacionar-se -> Aprender -> Santificar -> Descansar

Por fim, entenda, não é todo mundo que será salvo, mas somente aquele que declarar abertamente, de todo coração, sua fé e confiança em Jesus Cristo e, posteriormente, manter-se em um relacionamento com Ele.

João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam (isto é, receber Jesus em sua vida, confiar Nele), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;”

Ser filho de Deus é uma questão de escolha, é uma decisão sua. Um dia Adão pecou, no outro Jesus veio e nos concedeu a salvação e, agora, cabe a nós a decisão de estarmos ou não na eternidade, de vivermos ou não.

---------------------------------------------------------------------------------

Conheça a Ficção Cristã "O Bálsamo do Destino" de E. Alyson Ribeiro