Lampejo Eclesiológico
Há quem diga que para compreendermos o presente e prepararmos para o porvir é necessário que volvamos nossos olhos ao passado. É preciso analisar e entender o passado para que possamos desviar nossos pés dos mesmos empecilhos que nossos ascendentes caíram, como também lançar mão dos bons exemplos e costumes que os tais deixaram a nós como herança.
Quando tratamos desse assunto no âmbito da Obra de Deus, o provérbio tem sua importância multiplicada vezes mais. O conhecimento de nossa história como Igreja de Cristo Jesus é de vital importância para evitarmos os erros que os tais cometeram e imitar os bons atos e costumes dos primevos cristãos.
Muitas convicções erronias, maus costumes e modismos que abrolham em muitas igrejas hodiernas poderiam ser previnidos e resolvidos se, mediante a liberdade da intervenção do Senhor Espírito Santo, tão somente se atentasse para a História da Igreja (ICo 10. 1-11).
Necessitamos de amadurecer e burilar nossa visão enquanto corpo de Cristo. Relembrarmos nossos primórdios certamente corroborará para o fim da divagação em que muitos dos nossos se encontram. É, portanto, uma vereda que nos levará a entender nossa missão. Auxiliar-nos-á a direcionarmos todas as forças para cumprirmos o chamado que o Senhor Jesus deu-nos e, por conseguinte, deixarmos os subterfúgios à Santa Missão.