Dominum non iridetur

DOMINUM NON IRIDETUR
Miguel Carqueija


“Este navio nem Deus afunda.”
(frase atribuída a Bruce Ismay)




Alguns anos atrás, ainda no pontificado de Bento XVI (atualmente Papa Emérito) um grupo de estudantes da PUC de São Paulo realizou nas dependências daquela instituição católica (PUC = Pontifícia Universidade Católica) um espetáculo vergonhoso, um teatro abjeto onde um boneco representando Bento XVI foi decapitado. O fato motivou posteriormente um ato de desagravo pelo Cardeal Odilo Scherer, mas não tenho notícia de qualquer punição aos responsáveis.
Em 19 de dezembro de 2015: a TV Globo, em seu programa humorístico “Zorra total” (o que é uma zorra afinal?) exibe um quadro mostrando “os três novos segredos de Fátima”, num deboche total contra a Virgem Maria, que tenta revelar “segredos” fúteis a três jovens mas eles já sabem de tudo (sic).
Carnaval de 2019 em São Paulo: a Escola de Samba Gaviões da Fiel exibe uma pantomina com Jesus Cristo sendo espezinhado e aparentemente morto pelo demônio.
Em 9 de dezembro de 2019 a página gazetaweb.com noticiou uma campanha contra o grupo teatral “Porta dos fundos” e pedido de boicote à Netflix por conta de um espetáculo de Natal debochando de Cristo, que aparece como um “gay” de caso com Satanás e ainda um triângulo amoroso envolvendo a Sagrada Família.
Em 8 de janeiro de 2020 o vice-primeiro ministro da Polônia, Jaroslaw Gowin, pede à Netflix que retire de sua grade o especial de Natal da Porta dos Fundos.
Em 24 de fevereiro de 2020, no desfile de carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro, a Mangueira exibe uma nojenta exibição em zombaria à pessoa sagrada de Jesus Cristo.
Em 26 de fevereiro de 2020 declara-se iniciada a epidemia de coronavírus no Brasil.

Nota 1: “Dominum non iridetur” é uma frase em Latim que significa: “De Deus não se zomba”.
Nota 2: Bruce Ismay é o nome do proprietário do Titanic.


“Nao vos enganeis:de Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear, isso colherá.”
(Gálatas 6,7)