Você sabe qual é o processamento de um vaso em construção? Se não, vou te contar resumidamente como é. Em primeiro lugar, a argila para fazer o vaso é separada, esse é um dos materiais essenciais. Sem argila, sem vaso. Depois, essa argila é reservada por algum tempo e após isso, é passada por vários maquinários para que a massa fique exatamente no ponto em que deve ficar. Em seguida, o barro é compactado manualmente para que fique na medida de cada pés.

Os vasos são confeccionados à mão. É um processo que requer muito cuidado, delicadeza e atenção. Cada vaso é moldado de uma forma. O artesão que constrói o vaso precisa ser muito qualificado e ter muitos anos de treinamento, só assim estará apto para construir vasos de todas as larguras e tamanhos. Todos os vasos são equipados com itens adaptáveis para cada medida e melhor acabamento de cada um deles. Para finalizar o acabamento, os vasos são polidos ficando lisos e com brilho. Em seguida, é feito a queima, onde o vaso é ajustado para ser separado e entregue. No processo de entrega, os vasos são bem equipados para que não sofra danos durante o caminho.
Quanto ao processo do vaso: ele é colocado em cima da orla do oleiro, é feito de dentro para fora, para que a transformação seja completa. Trabalhando em cima dele, o vaso obedece à vontade do oleiro. Nenhum vaso de barro é feito igual ao outro, alguns podem ter o mesmo formato, mas cada um tem o seu detalhe diferente. O oleiro olha, e sabe a diferença entre um e outro.
Compreendeu? Você é o Vaso e Jesus é o Oleiro.

Estamos em processo de construção o tempo inteiro. Sabe todas essas etapas em que o barro deve passar antes de se tornar um vaso de barro? Nós também passamos por cada uma delas. Nascemos nos sonhos de Deus, somos reservados por um tempo antes de vir ao mundo e nossa família nos receber. Passamos por fases e processos - criança, adolescente, jovem, adulto, idoso. Independente do quão formado você esteja, e do quão experiente você é, você sempre será moldado por Deus em algum novo detalhe. Durante todo o processo da sua vida, você foi moldado e aperfeiçoado para o que Deus quer que você seja, e o que Ele colocou no seu coração. Quando um vaso entende que para ele criar forma e ser construído na medida certa é necessário que essa construção esteja firmada na base da orla do oleiro, o crescimento dele passa a ser mais fácil, pois ele já entendeu o processo de espera.
Você está sendo moldado em cima da vontade de Deus para você e para a sua vida?
Quando você, barro, virou vaso e entendeu seu processo de aperfeiçoamento, está preparado para ser mais forte e enfrentar as futuras quedas que você terá. Não sei se você sabe, mas um vaso de barro é muito forte, ele dificilmente quebra com facilidade porque o processo dele de construção é muito detalhado, as fases que ele passa duram dias até que esteja tudo perfeito, nos mínimos detalhes.

Vaso, agora você é forte, tem seu alicerce. Isso significa que não irá quebrar? Não. Pode acontecer. Assim como pode sofrer arranhões, rachaduras, pode perder a cor, entre outras coisas. Quando isso acontece, o oleiro está preparado para fazer os reparos necessários, e o vaso é mais uma vez aperfeiçoado.
Entendeu?

“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer – Jeremias 18:4”.

Você foi moldado e aperfeiçoado, mas terá certos momentos em que sofrerá danos com as dificuldades diárias e situações internas/externas que irão te afligir. Mas quando você entende que aquEle que te formou pode te consertar se você permitir e te refazer de novo, a vida passa a ser mais leve e mais fácil de decifrar. Isso te ajudará a deixar muitas coisas no lugar, e entender seus processos diários.

“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós - 2 Coríntios 4:7”.
Abra a Porta e Bianca Macário
Enviado por Abra a Porta em 23/09/2020
Código do texto: T7070170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.