MISSIOLOGIA MATRIMONIAL

“Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome.”

Salmos 34:3 Almeida Corrigida Fiel

PRIMEIRA PARTE - DEFININDO

1. Consertando relações quebradas ou

2. Prevendo relações quebradas

3. Terceira via

4. Expectativas para um a missiologia familiar

5. Igrejas hoje em dia que preveem o ministério pastoral do casal

6. É inegável que se você arrumar alguém contrário ao seu ministério, essa pessoa vai atrapalhar, ao invés de ajudar

7. Nem sempre:

8. Marido de pastora não é pastor

9. Esposa de pastor não é pastora

SEGUNDA PARTE – vida familiar

1. Hoje temos a visão que a chamada de Deus é metade para o marido e metade para a mulher

2. Deus cria concordância no casal

3. O casal cristão, além de ter um plano de vida familiar: casa, móveis, filhos

4. Tem um chamado para o Evangelho: oração, ensino da palavra, fazer discipulos

5. É um desafio ter uma familia e um ministério

6. Alguns limites de ambos os lados - da casa e da Igreja - precisam ocorrer.

TERCEIRA PARTE - ministério

1. Você não fará tudo sozinho

2. Ter um plano de igreja e conseguir agregar outros ao seu plano

3. Todo pastor tem que aprender a delegar

4. Compartilhar do chamado do marido, ou esposa, não significa exercer um ministério igual ao dele ou tão destacado quanto. Ajuda muito quem não atrapalha.

QUARTA PARTE – Áquila e Priscila

1- A primeira vez que Áquila e Priscila surgem, eles estão em uma situação difícil. Haviam sido expulsos de Roma e tem agora de se adaptar às condições da cidade de Corinto. (At 18.2).

2- Tão grande foi seu impacto sobre a vida do apóstolo que ele “navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila” (At 18.18). Paulo os deixou em Éfeso. Não se tratava de uma viagem de turismo pela Europa e a Ásia, mas uma Missão Evangelística.

3- Eles ficam em Éfeso enquanto Paulo prossegue (v.19). Por que ficaram? É difícil saber. Ou melhor. É possível saber. Havia um propósito de Deus nisso que será manifesto depois. Dali a um tempo chegará na cidade de Éfeso um homem que terá um importante papel na formação da igreja infante. Seu nome é Apolo e é descrito como “eloqüente e poderoso nas Escrituras”. (v. 24). Ele chegou na sinagoga e impressionou com sua ousadia. O casal estava presente e diz que “o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus” (V. 26). Que temos aqui? Um casal com a mesma visão. Não foi uma ação individual de Áquila ou um capricho de Priscila. Em sua comunhão perceberam o potencial que havia naquele pregador. Unanimemente concordaram em levá-lo consigo. O segundo passo, ainda mais importante, foi que os dois trabalharam na instrução daquele líder. Tanto ele quanto ela “lhe explicaram com mais exatidão” (NVI) as coisas pertinentes ao evangelho. Tinham uma somente e um só coração, repletos do conhecimento e do amor de Deus e trabalharam juntos lapidando aquele homem de Deus. O impacto de Apolo seria grande no cristianismo primitivo, a ponto de até haver quem defenda ser ele o autor da epístola aos Hebreus.

4- Áquila e Priscila fizeram de suas casas, igrejas. Abriram as portas de sua moradia, e viraram Igreja no Lar (Rm 16.3-5) Paulo ainda diz que esse casal arriscou a vida por Paulo.

QUINTA PARTE – lições a serem aprendidas

A. A unidade que Deus deseja no casamento. “Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus 18.19,20)

B. Diligência – interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa, zelo, cuidado.

C. A amizade e apoio a um pregador do evangelho – é inegável que Deus estava com Paulo. E não há duvidas que Deus ajudaria a todos que o ajudassem.

D. Sua casa estava aberta aos cristãos – hospitalidade cristã, eles fizeram do lar uma Igreja.

E. Eles levaram a sua religião onde quer que fossem. – Eles eram a religião. O cristianismo não estava num templo de tijolos, mas neles.

F. Eles conheciam a verdade e eram corajosos o suficiente para lutar por ela. – “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

CONCLUSÃO

Amar não é olhar um nos olhos do outro, mas olharem os dois na mesma direção.

Projeto original de Deus para o casal era de não haver divórcio, indissolubilidade. O que Deus uniu, ninguém separe. Deus criou o ser-humano macho e femea, Adam, homem e mulher, macho e femea. A imagem de Deus não está nem no macho e nem na femea isoladamente, mas em Adam, o ser-humano. Cada casal encarna essa unidade origianl. Os dois fazendo uma só pessoa. Uma ó carne. A imagem e semelhança de Deus estaria no casal. No homem e na mulher. Por isso que a vida do casal é sagrada. Ser casal é viver a experiência da unidade. Assim como Deus é três é apenas um. O casal são dois que se formam em um.

Ela me ajuda a enxergar com a lente “feminina” e eu a ajudo enxergar com a lente “masculina”.

Pregação na Igreja Ministério Nação Santa, em 20/09/2020, domingo.

Amém.

Fiquem na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 21/09/2020
Código do texto: T7068690
Classificação de conteúdo: seguro