A MORADA  DA VERDADE!

A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre (Provérbios 12.19 – NTLH).

Viver o céu na terra certamente inclui o viver no ambiente da verdade: andar na verdade (Efésios 5.8-9), seguir a verdade (Efésios 4.15), falar a verdade (Salmos 15.2), amar a verdade (Zacarias 8.19). Sobre esse tema, a Bíblia tem muito a nos ensinar.

É importante saber mentiras sobre a verdade. Deus criou a humanidade conforme a sua própria imagem e semelhança, e lhe conferiu o papel de representante de toda sua posteridade. Essa criação foi colocada num estado de alegria pura, e para exercer domínio sobre todas as coisas. No entanto, essa verdade era maravilhosa demais, e a serpente, mais sagaz que todos os animais, sussurrou mentiras capazes de distanciar Adão e Eva da plenitude inicial. Certamente não morrereis (Gênesis 3.4) mentiu a serpente à mulher, e toda saga da queda estava traçada. Que bom que havia um plano excepcionalmente melhor. É o que veremos.

É importante saber verdades sobre a verdade. Não há nada pior para nossa vida do que vivermos enganados achando que temos a verdade, e que a conhecemos; e quando menos percebemos vimos que estáva-mos sendo enganados. Por isso, o Senhor Jesus afirmou: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8.32). Mas que verdade precisamos conhecer? Vamos juntos descobrir as verdades sobre nós e a Verdade que é por nós.

É importante saber verdades sobre a mentira. A Bíblia revela que a pessoa que diz mentiras produz injustiça (Provérbios 12.17), é indecente e vergonhosa (Provérbios 13.5), é traidora (Provérbios 14.25), é tão perigosa quanto uma espada, um porrete ou uma flecha afiada (Provérbios 25.18), com suas palavras bajuladoras causa desgraças (Provérbios 26.28), perverte todos os seus liderados (Provérbios 29.12), prejudica os pequenos (Isaías 32.7), conduz as pessoas ao erro (Jeremias 23.32) e fala do que está cheio o coração (Mateus 15.19). Embora o pão da mentira pareça suave a essa pessoa, depois sua boca se encherá de pedrinhas de areia (Provérbios 20.17), pois será expulsa da presença de Deus (Jeremias 27.15), destruída (Oseias 7.13), ficando fora dos céus para todo o sempre (Apocalipse 21.27; 22.15).

Por fim, é importante saber mentiras sobre a mentira. Acreditam os que mentem, que alcançarão vantagens pessoais com o silêncio enganador, ou o barulho maquinado; a bajulação falsa, ou o desprezo calunioso; o sorriso dissimulado pra manter uma boa atmosfera, ou choro simulado para provocar piedade; uma conta trapaceira para lucro fácil, uma desculpa esfarrapada para livrar-se da responsabilidade; a súbita mudança de assunto na tentativa de chamar atenção para outro ponto; a omissão intencional, até a mais articulada e escancarada ação de engano. Tudo isso é mentira! A psicologia explica a mentira como mecanismo de defesa, a sociologia como busca do poder, a filosofia como imperfeição humana, a antropologia como um talento de convivência social, mas Cristo deixa claro que a mentira é do Diabo (João 8.44 – NTLH; leia também 1 Timóteo 4.1-2).

Somente em Cristo podemos ter vitória completa nessa área (Colossenses 3.9; 1 Pedro 2.1). Ele venceu, pois nunca disse uma mentira (1 Pedro 2.22). Somos chamados para andar na luz e verdade e, assim, viver o céu na terra. Afinal, quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras (1 Pedro 3.10 - NTLH).