A Corrida Foi Planejada Para que Nós Vencêssemos

"Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo" (Judas 1.1)

É importante notar que Judas começa sua carta sobre a apostasia mencionando que aqueles que foram chamados para a salvação são conservados por Jesus Cristo. Ele mesmo nos preserva (a nós, que somos eficazmente chamados), nos protege, nos guarda da perdição. Nosso esforço só tem algum significado porque estamos nas Suas mãos, não importa quais dificuldades ou provações possamos enfrentar. Nós devemos buscar a santificação, mas devemos fazer isso sabendo que, em última instância, é Cristo que nos conserva santos no relacionamento com Deus; ou, em outras palavras, Deus Pai e Deus Filho nos preservam Neles por meio da santificação.

Isso significa que a nossa segurança em Jesus não é algo que independe de nosso esforço. Não fosse assim, essa epístola não teria diversos alertas para que seus leitores perseverassem. A salvação é, nesse sentido, um processo, não algo que aconteceu em um passado ao qual insistimos em nos agarrar ou em um futuro que está distante demais para que nós não estejamos em perigo agora por negligência-la.

Se não devemos estar confiantes demais em nós mesmos, isso não significa que devamos ficar apavorados. Nas palavras de Lugo-Hernandez (2019), não precisamos temer se chegaremos ou não ao fim. O que precisamos é olhar para Jesus, obedecer aos Seus mandamentos e confiar totalmente no Espírito Santo. Tudo o que precisamos para chegar ao fim foi fornecido e está ao nosso alcance pela fé. A corrida foi planejada para que nós vencêssemos.

Entre os instrumentos que o Senhor usa para nos santificar está a comunhão com os irmãos em Cristo. Ser santo (separado) do pecado é, também, estar junto daqueles que trilham o caminho da santidade. Por outro lado, os perdidos são chamados nessa epístola de "os que a si mesmos se separam" (Judas 19). Nesse sentido, participar de um culto ou uma reunião religiosa para buscar só a Deus é bobagem. Você pode fazer isso perfeitamente sozinho. Nós nos reunimos como Igreja para buscar, também, pessoas, porque nós precisamos uns dos outros para sermos preservados em Jesus. Cristo não nos chama para uma caminhada solitária.

LUGO-HERNANDEZ, Eliot. Salvation As En Event And a Process. Southwestern Assemblies of God University - Virtual Campus. 17 de Julho de 2019.