Porque Ele me Amou, Eu o Livrarei

"Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome." - Salmos 91.14

Uma das mensagens primárias do Salmo 91 é que o Senhor protege aqueles que se refugiam Nele de todo tipo de perigo. É claro que Deus frequentemente permite que nós sejamos afligidos pelo mal que atinge toda a humanidade, mas Ele não nos desampara se Nele confiamos. Ao contrário do que os que não acreditam na Bíblia e muitos que dizem acreditar afirmam, Deus, nas palavras do pastor Peter Simpson (2020), discrimina em Seu governo do mundo entre o crente e o incrédulo. Tal como certa noite os primogênitos dos hebreus foram protegidos quando os primogênitos no Egito perderam a vida, nós também somos protegidos, segundo a vontade de Deus, das calamidades que assolam o mundo, se Nele confiamos.

Isso não quer dizer que nenhum justo nunca vai ser apanhado pela calamidade, mas que, se Deus quiser proteger alguém a quem Ele ama, nada pode tocá-lo. E se algum mal nos aflige, é porque nosso Pai amoroso de misericórdia permitiu isso, de modo que, se amamos a Deus, qualquer seta que nos atinja só pode ser para a nossa felicidade, pois "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8.28).

Muitas vezes o mal nos aflige como uma forma de nos alertar a respeito de nossos pecados, para nos conduzir à confissão e ao arrependimento. Às vezes Deus não nos livra porque não estamos andando em amor, não estamos obedecendo aos Seus mandamentos. É claro que nem sempre tudo o que acontece significa um castigo direto por algo específico que estamos fazendo, mas nunca devemos ignorar essa possibilidade quando algo ruim vem sobre nós sem uma necessária reflexão: será que eu errei em alguma coisa?

SIMPSON, Peter. Guidance for dealing with pandemics from Psalm 91. 2020. Disponível em: <https://realchristianity.org/wp-content/uploads/2020/03/Coronavirus-Responding-Biblically-A4.pdf>