Vindo a Plenitude do Tempo

No Livro de Gálatas 4:4, está escrito: Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. Esta expressão, plenitude do tempo, tem a ideia de um tempo exato, supremo, completo, cheio e absoluto, em que Deus na sua infinita sabedoria, prepara o mundo para a chegada de seu Filho, Jesus Cristo. Logo, Jesus veio no kairós de Deus, isto é, no tempo certo do Pai.

Deus usa três povos da época: os Romanos, os Gregos e os Judeus. Aproveitando o que eles tinham de mais louvável para que seu propósito fosse cumprido, dos romanos, aproveita-se a “Pax Romana”, pois havia uma paz geral, que se estendia desde a Europa, norte de África indo até Ásia. Também, havia uma Lei Universal, a “Lex Romana” e com a unificação do Império, as grandes estradas facilitavam a locomoção por toda parte. Havia também um grande exército que garantia a paz e segurança de todos.

Os gregos tiveram um papel muito importante nesta história, pois a cultura helenista estava impregnada de profundo conhecimento filosófico e de sabedoria. Também possuíam uma forte inclinação para a imortalidade da alma e acima de tudo contribuíram com a língua koiné, uma língua muito simples e comum falada na época por todos.

Os judeus que foram espalhados por todo Império, levaram consigo, o monoteísmo judaico ensinado nas sinagogas, assim como um sistema ético e moral muito robusto. Possuíam o Antigo Testamento, e conheciam as profecias predizendo a vinda do Messias.

O significado da expressão nascido de mulher, proclama uma genuína humanidade, isto é, o nascimento virginal de Cristo.

Nascido sob a lei, aponta não apenas para a herança judaica, mas também o modo como Jesus se submeteu a lei judaica para libertar o povo através do seu poder.

Conclui-se que Jesus veio, para que o mundo não faleça, assim está escrito no evangelho Segundo São João 3:16-17 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Soli Deo Gloria.

Antonio Magnani
Enviado por Antonio Magnani em 14/09/2020
Código do texto: T7062854
Classificação de conteúdo: seguro