Quem vê as cerejeiras no inverno se encanta. Árvores negras carregadas e perfumadas por flores rosadas, fazendo uma delicada e constante chuva de pétalas pelas ruas, transformam a cidade em um cenário doce e inspirador. Contudo, antes, a visão é outra. Folhas envelhecidas se desprendem dando lugar a um corpo escuro, de aparência ressecada, fazendo com que a árvore seja completamente ignorada por aqueles que passam. Então, foi caminhando e reparando nessas lindas árvores que têm em minha cidade, que eu percebi que como a beleza das flores de inverno depende de todas as estações, a vida tem suas fases e para viver em paz é preciso compreender o valor de cada uma delas.
      Existem, porém, algumas fases que gostaríamos de não passar. Tão certo como as variações da natureza, haverão momentos de frustrações. A aprovação que não saiu, o amor que não deu certo, a viagem cancelada, o currículo rejeitado, a crise financeira, a doença, as decepções, etc. Quase todo mundo já passou por um período em que esse sentimento parece engolir os dias, as alegrias e o sonhos. Tudo o que parece ficar é a sensação de que o que deveria ter sido, não foi e o que nos resta é aceitar e prosseguir. Entretanto, esse processo pode ser demorado e difícil. O anseio por respostas, a ausência de esperanças no futuro e a tristeza, parecem durar a eternidade. Mas não vão.
     É tão bonito como a simplicidade das coisas naturais nos ensinam aquilo que na vida nós sempre complicamos. O fato é que não é possível a florada das cerejeiras o ano todo. Todo o resultado das flores invernais depende do nascimento e da morte das folhas que acontecem nas chegadas e partidas das estações. Assim é a vida. Se cortássemos as cerejeiras assim que a florada acabasse, o que seria do inverno seguinte? É parte do viver o processo de ressecar, cair, renascer e florir. Compreendemos assim que, como para as árvores, estações da vida são benção de Deus. 
     A natural tristeza de nossa humanidade diante de uma decepção não pode nos impedir de permanecer apreciando a beleza da vida. O bem que queríamos e que nos foi negado não nos deve nos impedir de apreciar e ser feliz com o dom da vida que nos foi dado. E é a sabedoria que nos faz prosseguir corajosamente para as novas etapas do viver. Paulo nos diz que “todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”. E se são TODAS as coisas que vêm Dele, como posso deixar de querer alguma delas? Como posso deixar de viver o meu melhor no presente ansiando pelo retorno das coisas que passaram ou pela chegada das que não vieram? Assim, cada momento da vida é parte do crescer através do qual Deus molda em nós quem Ele quer que sejamos. 
     Em Eclesiastes, Salomão diz que “há tempo para todas as coisas”. As árvores secas nas ruas mostram que em breve será tempo de flores. E a florada? A florada aponta para uma eternidade onde a beleza será completa e constante. Só nos resta esperar e caminhar.
Abra a Porta e Mayara Lima
Enviado por Abra a Porta em 11/09/2020
Reeditado em 11/09/2020
Código do texto: T7060354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.