PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,20-26)(09/09/20)
.
Caríssimos, conforme as graças que em Cristo Jesus nos foram dadas, precisamos multiplica-las para não nos deixar levar pelas tentações que chegam à nossa mente; isto porque os pecados gerados por tais tentações, destrói a nossa comunhão com o Senhor, e nos faz escravos dos vícios e das contendas que estão arruinando a boa convivência e o amor fraterno.
.
O Senhor nesta liturgia nos ensina a não perdermos tempo com a busca das riquezas aparentes e do pretenso "bem estar" deste mundo, que na verdade em nada contribui para a salvação das nossas almas; mas à empenhar todo o nosso tempo na prática das bem-aventuranças como expressão da sua presença em nossa vida. Pois, ser bem-aventurados não é um privilégio, mas o resultado da busca perseverante da santidade presente nelas.
.
No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que existem duas vias pelas quais os homens chegam à eternidade: a primeira, como vimos, é a via das bem-aventuranças, que são as cruzes que portamos cada dia por segui-lo. A segunda, é a via do "aí de vós", ou seja, trilhada pelos que buscam poder, fama e prazer como se a vida se resumisse nisso.
.
Portanto, caríssimos, escutemos o Senhor que nos revela qual o resultado dessas duas vias: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perde-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobra-la-á.
.
Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras." (Mt 16,24-27).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.