Homilia do 22°Dom do tempo comum (Mt 16,21-27)(30/08/20)
Caríssimos, a liturgia de hoje nos mostra que existem duas lógicas, a do mundo e a de Cristo revelada no mistério da sua cruz. Na primeira leitura Jeremias vive a dimensão dessas duas lógicas; pela sedução divina é chamado a ser Profeta; e quando no exercício de sua missão é perseguido e humilhado, pensa seguir a lógica do mundo abandonando o Senhor e a missão que lhe fora confiada. Mas o Senhor que "é rico em misericórdia" o deteve aumentando em sua alma o fogo do Seu chamado. (cf. Jr 1,17-19)
.
No Evangelho de hoje Jesus ao revelar à seus discípulos "que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia." Foi interpelado por Pedro que queria dissuadi-lo de tão terrível infortúnio, ao que o Senhor o repeliu, dizendo: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
.
Então, como discernir claramente estas duas lógicas? Discernimos a lógica divina por estas palavras de Jesus: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida?"
Por outro lado, a lógica deste mundo consiste na busca do poder, da fama e do prazer à todo custo, por isso, os que agem segundo essa lógica tornam-se inconsequentes mergulhados em todo tipo de prática pecaminosa, esquecendo-se que todos serão julgados por seus atos, como disse Jesus: "Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta."
.
Portanto, caríssimos, escutemos são Paulo que também nos mostra essas duas lógicas: "Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito." (Rm 12,1-2).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.