PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 24,42-51)(27/08/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a vida humana sem Cristo, é vida necessitada de todos as virtudes eternas que em Cristo atinge à plenitude desejada por Deus que nos criou para à perfeição e o louvor da Sua Glória. Por isso, todos aqueles que permanecem em Cristo e Cristo neles, estes dão muitos frutos. (cf. Jo 15,5).
.
É verdade que em nossa pequenez nos sentimos impotentes diante de tantas contrariedades advindas dos pecados praticados neste mundo. Pois, o pecado nada mais é do que a raiz do mal fincada nas almas dos que os comete; em suma, nas almas que vivem sem a graça da presença de Cristo nelas.
.
Ora, e como vencer esse desvario? Somente mediante a conversão e a comunhão permanente com o Senhor por meio da prática da Sua Palavra. De fato, são várias as graças que obtemos do Senhor Jesus para nos mantermos firmes e fiéis em vista da santidade que Ele nos concede ao obedecermos os seus santos mandamentos.
.
"No Evangelho de hoje, Jesus exorta-nos a estar prontos para a sua vinda: «Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor» (Mt 24, 42). Vigiar não significa ter os olhos materialmente abertos, mas ter o coração livre e orientado para a direção certa, ou seja, dispostos a dar e servir. Isto é vigiar!" (Papa Francisco).
.
Portanto, caríssimos, ser vigilantes é manter-nos fiéis ao objetivo final da vida em Cristo, ou seja, a salvação eterna das nossas almas; para isto o Senhor nos conduz quando nos unimos num só coração e numa só alma tendo em vista o bem e a salvação de todas as almas à nós confiadas, para darmos à elas "o alimento no tempo certo," ou seja, no tempo da nossa peregrinação neste mundo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.