PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 23,23-26)(25/08/20)
.
Caríssimos, a fé é o dom do Espírito Santo com o qual nos relacionamos com Deus nosso Pai por meio do Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo. Com efeito, nessa nossa convivência com o nosso Pai celestial tudo é simples, direto e transparente; bem como nos ensinou São Paulo: "Porque é em Deus que vivemos, nos movemos e somos." (At 17,28a).
.
No Evangelho de hoje Jesus censura os fariseus por causa do pecado da hipocrisia que consiste em viver a fé não segundo a Vontade de Deus, mas segundo a própria vontade, ou seja, baseada em aparências e falta de coerência. Por isso, Ele disse: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo."
.
São Paulo na Carta ao seu discípulo Tito, escreveu: "Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas. Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra." (Tito 1,15-16).
.
De fato, quando a vivência da fé, é autêntica, é verdadeira transparece a face de Cristo, o Filho de Deus vivo. Ora, existe um ditado popular que diz: "As aparências enganam"; mas somente por pouco tempo, pois, tudo o que é falso não perdura porque vem do maligno e revela sempre a sua face tenebrosa; por isso, as consequências são desastrosas.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, comentando sobre o relacionamento com Deus, nosso Pai, por meio da oração, disse: "Rezar é deixar-se olhar dentro de si mesmo por Deus sem ficções, sem desculpas, sem justificações; porque do diabo vem a opacidade e a falsidade; de Deus vem a luz e a verdade."
.
Portanto, caríssimos, os filhos e filhas de Deus, se deixam conduzir sempre pelo Espírito Santo na prática da fé que professam, pois, trata-se do autêntico testemunho que dão da presença real do Senhor Jesus em suas palavras, atos e missão.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.