APOCALIPSE CAP 2 E 3 CARTAS AS SETE IGREJAS
O PADRÃO DAS CARTAS DE APOCALIPSE
Em cada uma dessas cartas individuais dentro do Apocalipse, podemos notar um padrão de organização do conteúdo. Willian Hendriksen, na obra Mais Que Vencedores, destaca esse padrão:
Saudação e destinatário: “Ao anjo da Igreja em Éfeso…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14);
Autodesignação de Cristo: “Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14). Note que existe um paralelo entre quase todos esses títulos com a descrição simbólica de Cristo no capítulo 1 (vers. 12-20);
Aprovação: “Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança…” (apenas a igreja de Laodicéia não recebe aprovação);
Condenação: “Tenho, porém, contra ti…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não possuem nada condenável);
Advertência e ameaça: “Lembra-te, pois, de onde caíste… se não…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não recebem advertências);
Exortação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”;
Promessa: “Ao vencedor dar-lhe-ei de comer da árvore da vida…”
AS CARACTERÍSTICAS DE CADA IGREJA NAS SETE CARTAS
Éfeso: a Igreja de Éfeso é elogiada por seu bom trabalho, por rejeitar o mal, por sua perseverança e por ser paciente. A crítica fica por conta do esfriamento de seu primeiro amor. A recomendação é que a igreja se arrependa e volte a praticar as primeiras obras. Éfeso recebe como promessa a árvore da vida.
Esmirna: a Igreja de Esmirna é elogiada por suportar o grande sofrimento a que estava sendo submetida. Esmirna não recebe nenhuma critica. A recomendação é de que sejam fiéis até a morte e resistam à perseguição. Esmirna recebe como promessa a coroa da vida.
Pérgamo: a Igreja de Pérgamo é elogiada por manter a fé e a confiança em Cristo. É criticada por tolerar a imoralidade, a idolatria e as heresias. A recomendação é um convite ao arrependimento. Pérgamo recebe como promessa o maná escondido e uma pedra com novo nome.
Tiatira: a Igreja de Tiatira é elogiada pelo amor, fé e paciência que demonstra. Também pelo serviço prestado, e as boas obras que melhoraram em relação ao início. É criticada por tolerar a idolatria e a imoralidade. A recomendação é que sejam fiéis, pois o julgamento está próximo. Recebem a promessa de que governarão nações e receberão a estrela da manhã.
Sardes: na Igreja de Sardes alguns têm sido fiéis, porém é duramente criticada por ser uma igreja morta. A recomendação é para que se arrependam e fortaleçam o que ainda lhes restam. Aos fiéis são prometidos vestidos brancos.
Filadélfia: a Igreja de Filadélfia é elogiada por perseverarem na fé, por obedecerem a Cristo e honrarem Seu nome. Filadélfia não recebe nenhuma crítica. A recomendação é para que sejam fiéis. Para Filadélfia é prometido um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
Laodicéia: a Igreja de Laodicéia não é elogiada em nada, ao contrário, é criticada por ser morna, indiferente, e por não perceber a própria condição miserável em que se encontra. Laodicéia recebe a recomendação para se arrependerem e serem zelosos, e os que vencerem recebem a promessa de que compartilharão do trono de Cristo.
OS PROBLEMAS DAS SETE IGREJAS DA ASIA
Os problemas com essas Igrejas e talvez seja os problemas de todas as Igrejas, se resumem em três: perseguição, esfriamento espiritual e mundanismo.
ÉFESO – Perda do primeiro amor, esfriamento espiritual.
ESMIRNA – Aflição, pobreza, perseguição, provação
PÉRGAMO – . É criticada por tolerar a imoralidade, a idolatria e as heresias. O problema de Pérgamo podemos resumir em Mundanismo.
TIATIRA – Idolatria, busca de falsos profetas (profetiza Jesabel), imoralidade sexual. Ou seja: Mundanismo
SARDES – Essa Igreja está morta espiritualmente. Há também pecado, pois só pucos não contaminaram suas roupas.
FILADÉLFIA – Essa Igreja foi altamente elogiada, mas mesmo assim Jesus revelou que eles passariam por uma grave provação.
LAODICÉIA – Igreja morna, o que fala então de esfriamento espiritual.
CARTAS AS SETE IGREJAS FALAM DOS MESMOS PROBLEMAS DE HOJE
Éfeso; uma igreja doutrinariamente sólida e ativa, ainda que seu amor tivesse ficado frio. É perigoso permitir que nosso serviço a Deus se torne mecânico e ritual; o primeiro mandamento é amar a Deus com todo o coração. Quando uma igreja deixa de amar a Deus ela prejudica sua relação com ele.
Conhecemos muitas Igrejas, reformadas ou pentecostais, que perderam o primeiro amor, estão frias, não recebem mais revelações, a Palavra não tem mais vida, não há mais manifestações do Espírito, os membros vivem uma vida meio de qualquer jeito. Algumas se fiam em seu alto conhecimento bíblico, mas como vemos, o conhecimento bíblico não é exatamente o conhecimento de Deus, de Jesus ou do Espírito Santo. Existe todo um mundo espiritual a ser descoberto, mas essas Igrejas estão perdendo isso.
Esmirna: esses irmãos estavam sofrendo perseguição e dificuldades econômicas, mas Deus estava orgulhoso deles. O mito que a fidelidade a Deus sempre traz prosperidade e termina o sofrimento é falso.
A doutrina da Prosperidade tem alguns pontos que eu gosto, como aquele que diz que você tem que estudar, se esforçar, aprender, saber gerir o seu dinheiro, visar lucro no seu negócio. Nessas Igrejas o dizimo e as ofertas são depositadas fielmente. Muitos conseguem realmente melhorar de vida. Se você estuda, aprende, se especializa, é claro que vai haver um retorno em algum momento. O que não gosto na doutrina é que traz ideias como se Deus fose obrigado a porsperar todo mundo financeiramente, não é. Outro ponto é que Igrejas pautadas na doutrina da Prosperidade criam crentes ambiciosos, que enxergam a Igreja como um lugar de obter lucro e não como um templo santo. Ser pobre não é defeito e nem desculpa para seguir fielmente o Senhor.
Pérgamo: esse grupo permanecia fiel mesmo quando um membro foi martirizado, mas tinha um grande problema: tolerava o ensino de falsas doutrinas que encorajavam idolatria e imoralidade. O Senhor ameaçou fazer guerra contra ele.
Quando comecei os meurs primeiros passos no Evangelho, compreendi que o proprio Jesus me deu uma ordem: Cuidado em não ensinar heresia. Com o tempo virei pregador, professor de Escola Dominical e escritor de artigos bíblicos, mas nunca me esqueci o que Jesus me confiou. Quando vou estudar uma doutrina ou palavra, eu procuro no Google, além da doutrina as heresias dessa mesma doutrina. O que falaram ou deturparam a doutrina e como? Eu não estudo só a doutrina, eu estudo também a heresia da doutrina. Pergamo permaneceu fiel, mesmo tendo um de seus mebros martirizado, morto por tortura, de forma cruel, para servir de exemplo. Mas Pérgamo tinha o problema de aceitar falsas doutrinas. Parece-nos que o problema de Pérgamo eram as doutrinas judaizantes, onde judeus ortodoxos perseguiram Paulo e a Igreja, tentando mesclar a religião judia, com o cristianismo.
É muito interessante que o problema judaizante ainda hoje esteja em voga. O Cristianismo é uma religião diferente do judaismo e não deveríamos buscar nada ali. Porém temos em muitas das nossas Igrejas Culto das Primicias, roupas típicas, simbolos judaicos, como menorá, estrelas de Davi, Festa das Cabanas e muitos outros ensinso e festas judaicos. Sobre Pérgamo e seu problema judaizante, o próprio Jesus prometeu que se não se arrpendesse, ele Jesus viria e lutaria com eles com a espada de sua boca. Jesus declarou guerra a Pérgamo, por desvirtuar o Cristianismo. Deveríamos observar fatos como esse e ficar com medo.
Algumas Igrejas tem provações tão estranhas e acham que Satanás está lutando contra elas com todas as forças do Inferno e nem percebem que é o próprio Jesus lutando contra ela com todas as forças do Céu. Algumas Igrejas se posicionaram com doutrinas que ofendem a Jesus.
Tiatira: essa congregação estava procedendo bem de todos os modos (2:19), mas foi criticada pelo Senhor porque aceitava uma mulher "que a si mesma se declara profetisa" que promovia pecado sexual. As igrejas têm que rejeitar os membros que encorajam o pecado (Tito 3:10-11) e os falsos profetas.
Na década de 90, quando aceitei a Jesus, havia uma febre em São Paulo, em buscar profetas. Haviam os que diziam eu davam dentes de ouro, os que profetizavam bens financeiros absurdos, gente sendo ungida por profeta a pastor, missionarios e outros cargos em vigilias, o que dava um problema danado com suas congregações, promessas de casamento.
Eu conheci uma menina, na Assembléia de Deus, a Solange, que foi lhe revelado que Deus iria dar um noivo a ela e o noivo, pelo que eu saiba nunca veio, até hoje, e a menina não poderia viver uma vida normal e conhecer e escolher alguém da sua congregação para se casar. Ela ficava na Igreja como excluida e por isso ela passou a falar em se matar. O correto é conhecer alguém, ir se falando e se houver a criação de uma paixão, um gostar um do outro e posteriormente amor, tudo com muito respeito, então Deus vai aprovar.
Tiatira tinha uma profetisa, que não era de Deus. Existem Igrejas que não são pautadas na Palavra, mas no profeta, no dom do outro. Não devemos nos esquecer dos dons espirituais, mas dom não é sinal de conversão. Por outro lado Igreja sem dons está morta. Há de haver um meio termo.
O profeta, o pregador, o pastor, está pregando, ensinando, falando e as pessoas estão melhorando seu jeito de ser, se convertendo ou estão piorando, esfriando? A profetisa Jezabel (desconfio que nem é esse o nome da mulher) os induzia a imoralidade sexual, que é também imoralidade religiosa, e a comerem alimentos sacrificados aos idolos. Lembre-se que Paulo falou em 1 Coríntios 8 que não havendo outro alimento, não deveríamos ligar se a comida era ou não sacrificada aos idolos. Ele se referia à carne do boi que primeiro era sacrificado ao idolo e depois era vendida no acougue, na praça. Não sabemos que comida Jesabel estava dizendo que a Igreja poderia comer, mas isso não foi aceito por Jesus.
Podemos fazer uma reerência aqui. Onde você anda se alimentando? Não estou me referindo a alimento que vai lhe dar energia, mas sobre onde você está ouvido a Palavra? Em que fontes, com quais pessoas você está se alimentando? Você tem uma Igreja para chamar de sua, ou você é desigrejado. Ou pior, daqueles que ficam andando por todo lado, todos os dias se alimentando em uma Igreja diferente, causando confusão na sua mente e não aprendendo firmemente nada, agindo assim?
Sardes: essa igreja tinha grande reputação, mas a realidade desmentia o nome. Não podemos descansar sobre nosso passado. As igrejas vivem por causa de seu atual serviço a Deus.
“Você tem fama de estar vivo, mas esta morta.” Essa é a analise que Jesus fez de Sardes. Conheço Igrejas e pessoas que tem fama e que vive do passado. As pessaos fazem as Igrejas. Eu sempre fico me repetindo ao cobrar o colocar em prática o que as pessoas aprenderam no Seminário Teológico, para suas Igrejas. Se você fez Teologia, então usa isso para o bem da sua Igreja. Alguns que conheço fizeram Teologia a dez, quinze, trinta anos atrás e nunca mais leram um livro de Teologia, ou um livro cristão bom. Tem um monte de gente que diz que é Teólogo, mas que na verdade nunca foi. Teólogo é o que aprendeu e ensina Teologia. Para ensinar, primeiro você qtem que aprender.
Talvez você tenha ouvido coisas assim: O irmão hoje bebe um pouquinho, não é tão firme mais, separou da esposa e vive com outra sem casar, mas a gente perdoa, pois ele foi um grande pregador, ou um grande profeta no passado.
Na minha Igreja uma frase vai se repetindo. Nós conhecemos o inicio e o fim da estrada, mas a jornada ainda é indefinida. Sabemosde onde viemos, o nosso passado, sabemos para onde queremos chegar, na presença de Jesus, mas o caminhar diário é uma indefinição.
A pessoa, ou a Igreja, vai chegando no fim da jornada pior do que no começo? Então a constatação óbvia é que caiu da fé e se não se arrepender, em breve Jesus volta e o que será dessa pessoa e dessa Igreja?
Se a Igreja foi importante no passado, por que não é mais hoje em dia? Levante-se e faça a obra, reveja seus ministérios, mude, melhore, não tenha medo. O que não dá é ficar rejeitada por Deus, pensando que por que deu certo no passado, vai dar para sempre.
Filadélfia: as duas igrejas que não foram criticadas (Esmirna e Filadélfia) eram as igrejas que sofriam maior perseguição. O Senhor reassegurou-as de que era ele quem tinha a chave, e que quando ele abrisse a porta para elas, ninguém seria capaz de fechá-la.
“Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.” Apocalipse 3:10
A Bíblia dá um novo sentido espiritual para a provação. Sabemos que Deus nos está guardando na hora da prova e que Deus reconhece que estamos mesmo sofrendo, gemendo, aflitos. Guardar na hora da provação não é tirar da provação, mas estar perto, ajudando no que der. Deus estava guardando Israel no deserto, mas ainda assim eles passaam por grandes aflições, mesmo tendo maná que chovia do céu todo dia, menos sábado, a nuvem, a coluna de fogo e a presença de Deus no Tabernáculo. Guardar na prova é preservar. Entra aqui para você estudar a Doutrina da Preservação dos Santos. Preservar é não deixar a Igreja acabar. É a pessao não tendo emprego Deus almentá-lo todo dia, é a pessao que não tem como pagar um aluguel, Deus dar-lhe uma casa e uma cama, é Deus abrir portas de emprego a gente desqualificada, é Deus mandar alguns mudarem de casa, de cidade ou de país. Preservar é guardar na hora da prova para que a Igreja, a familia, a pessoa seja destruída. Se você não sair da presença de Deus, mesmo com pouca força, Deus promete preservar você na hora da prova.
Eu estou vivendo uma preservação. Há fatos que eu não posso, mas que Deus está fazendo. Eu reconheço Deus todos os dias na minha vida. E se notarmos bem, toda a Igeja no mundo atual está sendo preservada. Algumas mais do que outras, como as Igrejas da África, com suas guerras internas e divisões de tribos e nações e a corrupção e a ignorancia. Assim como as Igrejas da Russia, a Igreja Árabe, onde a religião de Alá é forte e perseguidora, na China, com o comunismo que não aceita a Igreja e na América do Sul e Central, com as Farcs, governos ditatoriais e outros. Não podemos nos esquecer da preservação de Igrejas no Canadá, que de tão rico, fecha Igrejas, por falta demembros assim como na Europa, vivendo o mesmo problema. Deus sempre há de ter um remanescente, um pouquinho de povo dele, para influenciar outros.
Uma das palavras que muito me tocaram e que nunca esqueci, é o ensino de Tiago 1, que nos diz para termos grande alegria, quando a prova passar. Não há prova que dure para sempre, seja a prova que for, um dia vai passar. Tenha fé, essa prova ai, vai passar. Um dia ela não vai existir mais.
Laodicéia: Se autoconfiança fosse o padrão, essa igreja seria proeminente. Sua autoconfiança era imensa, mas sua falta de fervor tinha deixado o Senhor do lado de fora, batendo na porta para entrar em sua própria igreja. Arrogância e prosperidade material freqüentemente produzem cristãos complacentes.
A ultima carta era para Laodiceia que não recebe nem um elogio. Laodicéia era morna, rica, arrogante. Essa era uma Igreja que não reconhece que é miserável, necessitada de Deus, assim como todos somos. O que o homem pode fazer para ser salvo? Nada, a não ser seguir a Jesus o melhor que pudermos e confiar que um dia ele vai nos dar essa vitória. Sou rica, adquiri riquezas, não preciso de nada. Jesu lhe diz para reconhecer que é pobre, cega, e nua. Jeus lhe diz: Compre ouro de mim - ouro na Bíblia é sinalde santidade -, compre roupas brancas, quer dizer sem máculas, sem mancha, sem pecado, e compre também e sobretudo, colírio, pois você está cega, louca, e não pode enxergar a sua situação. Você pensa que está bem, pois te digo que estou quase vomitando você da minha boca.
Laodicéia é a unica carta que tem uma promessa individual: Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa. Isso nos fala de conversão, de comunhão com Jesus.
A QUEM FOI DIRIGIDO ESSAS CARTAS DE APOCALIPSE?
Durante os séculos os estudiosos da Bíblia tem defendido quatro diferentes pontos de vista sobre essas cartas.
Primeiro: A interpretação histórica. Que diz que quando João escreveu essas Igrejas tinham realmente essa características, o que implica dizer que só serviam para aquele tempo, para aquelas Igrejas.
Segundo: A interpretação Dispencionalista, defendida por muitos, que diz que essas Igrejas representam as eras da Igreja, Só que o Dispensacionalismo em si, tem falhas gritantes e não dá pra aceitar que essas cartas são eras da Igreja. Os proprios estudantes dessa ideia criam confusão sobre confusão. Eles mesmos não conseguem se acertar com sua doutrina errada, humana, carnal e não bíblica.
Terceiro: A ideia fantastica e menos aceita, que essas igrejas podem ser interpretadas num sentido futurista, que diz que essas Igrejas vão existir com seus problemas, ou não, na Tribulação ou depois dela.
Quarto: A opinião – sem duvida correta -, que essas Igrejas, representam todos os seguimentos da Igreja em todos os séculos e em todas as nações. Na verdade somos um pouco de todas elas. Merecemos algumas vezes repreensão, outras elogios, outras promessas, outras vezes o proprio Jesus diz que vai entrar em guerra conosco.
Amém.
Fique na paz.
BIBLIOGRAFIA
https://estiloadoracao.com/as-sete-igrejas-do-apocalipse/
https://estudosdabiblia.net/apoc2.htm
Comentário Bíblico Moody – Novo Testamento
Bíblia NVI