PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 16,24-28)(07/08/20)
.
Caríssimos, o fim de quem pratica o mal é ser atingido pelo mal praticado; e caso não se arrependa e mude de vida perecerá na ruína eterna que gerou com os pecados praticados. É isso o que vimos na primeira leitura desta liturgia, em que o Profeta Naum anuncia a ruína dos ninivitas pelas maldades praticadas.
.
De fato, "Somos obras das mãos de Deus criados em Jesus Cristo para
as boas ações que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos" (Ef 2,10). E nenhum de nós pode fazer isso se não renuncia à si mesmo, como disse o Senhor: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perde-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontra-la." (Mt 16,24-25).
 
E o Senhor acrescenta: "De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta." (Mt 6, 26-27).
.
Com efeito, todos nós batizados somos discípulos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e é Nele e por Ele que vivemos neste mundo, como os ramos de uma videira ligados ao seu tronco. São Paulo na Carta aos Gálatas, disse: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2,20).
.
Portanto, caríssimos, não é o que temos que nos salva, mas sim o que somos aos olhos de Deus e nada mais; e aos olhos de Deus somos seus filhos e filhas, contanto que vivamos como tais. De fato, a graça é de Deus, mas pôr em prática a graça que Dele recebemos, cabe tão somente à nós por meio da obediência aos Seus Santos Mandamentos. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.