O EVANGELHO DE JOÃO – CAP. 5 – A CURA NO TANQUE DE BETESDA

INTRODUÇÃO

A meta desses nossos escritos é dar subsidios para os irmãos pregarem melhor e compreenderem melhor o texto bíblico. Sendo assim a primeira coisa que o estudante / pregador deve fazer é ler seu texto muitas vezes, até que consiga esboçar as ideias principais sem ler o texto, apenas de memória.

Depois de ler e ter o texto em mente, é necessário compreender que o pregador não pode simplesmente subir no pulpito e falar algo que não seja sobre o texto que vai pregar. Não cabe na hora da pregação cantar hinos, por mais belos que sejam, ou dar testemunhos pessoais.

As pessoas vão ao culto para ouvir a palavra de Deus. E quando dizemos palavra de Deus devemos ter em mente algumas coisas. Uma delas é que é necessário sempre falar em qualquer mensagem, sobre um ou mais personagens da Trindade, desvendando quem seja Deus, Jesus ou o Espírito Santo. Devemos ter em mente, como nesse texto, onde ouve a cura de um paralitico, que o personagem principal não é o paralitico, dele queremos saber como ocorreu a cura, como ele reagiu e o que fez para ser abençoado, mas o personagem principal do texto é quem realizou a cura: Jesus. O pregador deve ter em mente que as pessoas vão à Igreja para compreenderem mais a Deus, Jesus e o Espírito Santo, ou seja: A Trindade. Ninguém vai ao culto para ouvir, necessariamente sobre o paralitico, ou o cego, ou Davi, ou Sansão, ou qualquer personagem que não seja da Trindade. Então o pregador dve ter em mente que deve descortinar aos ouvintes ou leitores, que a mensagem bíblica vai focar em um ou mais personagens da Trindade. O ouvinte agradece, pois temos tantas pregações que acabam sendo não bíblicas, que o povo dessa geração tem muita informação bíblica, mas anda sedento e faminto da palavra de Deus.

Nossas mensagens devem ser obrigatoriamente bíblicas. Devem começar com a Bíblia, explicar a Bíblia e ficar na Bíblia. Não cabem testemunhos, cantorias, avisos, ou qualquer coisa que não seja a explicação clara da palavra. E isso, ainda, não deve ser feito de qualquer jeito. Toda pregação tem a obrigação de levar a Igreja para frente, toda pregação deve fazer a Igreja subir um degrau no conhecimento de Deus. Outra coisa que não dvemso esquecer jamais é que a mensagem deve ter um começo, um meio e um fim. O ideal é que a mensagem tenha explicações claras a respeito do texto bíblico, que seja espiritual e não apenas uma mensagem não pratica, não utilizável no dia a dia. A mensagem deve ser devocional, deve nos levar para mais perto de Deus, deve nso converter. Pregação nenhuma deve ser apenas informação. Devemos ter em mente que o ouvinte, a Igreja, o leitor bíblico vai à Igreja, ou lê um texto bíblico querendo se converter. Repito: Não vamos à Igreja para ouvir testemunhos, por mais interessantes que sejam, não vamos à Igreja para ficar cantando na hora da pregação, não vamos à Igreja para na hora da mensagem o pregador ficar enrolando as pessoas e falando o que qualquer um pode ler no conforto da sua casa.

O pregador faz um papel de interprete de Deus. Ele vai pregar o que não é óbvio para as pessoas, o que está no texto, mas nem todos podem ver, ou compreender. Um pregador (interprete) nesse nível é dificil de achar, por isso que podemos afirmar que nem todo mundo que prega é pregador. Uma Igreja que tem um pregador que seja um verdadeiro interprete de Deus deve agradecer todos os dias a benção de Deus.

Essa introdução nos leva então direto ao nosso texto de hoje. Devemos ter em mente que o foco principal da mensagem não é o paralitico, nem o lugar do milagre, nem como ocorreu a cura, mas quem realizou a cura e por que. O foco é desvendar o coração de Deus. Por que num local onde haviam muitos doentes, Jesus escolheu apenas uma pessoa e não vários e por que aquele homem e não outro? O ue ele tinha de especial? O que aprendemos de Jesus nesse texto? Por que esse milagre foi registrado no Evangelho de João? Qual é a verdadeira meta desse texto?

Qual é a meta de qualquer texto da Bíblia. Por que na Bíblia está escrito o que está escrito e não outra coisa? O pregador tem obrigação de procurar as respostas e pregá-las. O pregador é um interprete, um profeta, ele recebe de Deus e fala ao povo a orientação de Deus. A imensa quantidade de nossas pregações, são clichês – palavra que outros pregaram e apenas se repetem. Quem realmente estudou a doutrina num livro de Teologia sério e repassou o ensino para a Igreja? Muitos, além de fugirem das doutrinas, ou de um livro comentário dos livros da Bíblia, prega um achismo (subjetivismo) muito forte. O achismo / subjetivismo é a oppinião pessoal de alguém e não pdoe ser provada. Quando o pregador prega algo que não seja Bíblia, Deus não tem obrigação alguma de realizar nada. Deus tem obrigação com a sua palavra e não com qualquer coisa que se diz no pulpito. A melhor maneira de Deus realizar as bençãos na vida dos irmãos é tentar dar o mais puro possível a Bíblia aos irmãos. Para o pregador subir no pulpito e falar o que até um novo convertido pode saber, lendo sua Bíblia sozinho, isso não justifica a função do pregador. Um pregador desses é desnecessário e inutil.

JOÃO 5.1-9

Leia o texto várias vezes até que você possa dizer basicamente o que ocorreu, sem dificuldade. Depois disso começamos o nosso estudo de hoje. Lembramos novamente que a meta desses estudos é dar subsidios aos pregadores e estudantes de Bíblia. Esses estudos em João são parte de uma Apostila de João, com vistas à pregação no culto. A partir dessas bases o pregador / estudante de Homilética, deve compreender que se deve fazer isso com todos os textos a serem pregados posteriormente.

“1 Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus.

2 Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.

3 Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.

4 De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.

5 Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.

6 Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? "

7 Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".

8 Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".

9 Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado.” João 5:1-9

FESTA E TEMPO DE MINSITÉRIO DE JESUS – Haviam três festas principais em Israel: Páscoa, Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos. Se essa festa era a Páscoa, então quatro dessas festas foram mencionadas em João, que nos faz compreender que o ministério de Jesus teve aproximadamente de três anos e meio a quatro, desde que João as cita todas (João 2:23; 6:4; 11:55). Jesus foi batizado com trinta anos, que era a maioridade requerida para um cargo publico, como sacerdote.

TANQUE DE BETESDA – Havia em Jerusalém, na época de Jesus um tanque de águas, que era usado para os sacerdotes se purificarem, ou seja, se lavarem, antes ou depois dos sacrificios. Naquele lugar ficavam muitos doentes, pois criou-se a ideia que um anjo descia ali de vez em quando e curava o primeiro que tocasse nas águas. Essa ideia, de um anjo vindo de vez em quando e curando o primeiro, não condiz absolutamente com o nosso Deus. Essa ideia era ficticia, não real. Temos que falar muito claro, que não é essa a forma que Deus usa para curar as pessoas no Novo Testamento. A maneira de Deus é pela fé em Jesus e não pela fé num suposto anjo.

O estudante, ou pregador da Bíblia, não deve ser ingênuo a ponto de abraçar como certo tudo o que está escrito na Bíblia. Devemos saber interpretar, pela revelação que temos se é real o que estamos lendo, ou ouvindo. Eu não estou dizendo que está escrito errado na Bíblia, mas que devemos interpretar corretamente, senão vamos ser mais um que vai ensinar o povo errado.

Não condiz, de forma alguma, Deus permitir, com Jesus presente, um suposto anjo que descia de vez em quando, para trazer uma cura, onde priorizava a competição. O primeiro ganha o prêmio. O primeiro é curado. Se assim o fosse, só eram curados os melhores de saúde e não os que realmente precisavam. Os casos mais sérios, terminais, nunca seriam curados.

PARALITICO HÁ 38 ANOS – Havia ali um paralitico há trinta e oito anos, o uqe implica que ele era mais velho que essa idade e que não era paralitico antes. Algum acidente aconteceu para que o homem ficasse paralítico, ele não nasceu nessa condição.

VOCÊ QUER SER CURADO? – Jesus encaminhou-se só àquele homem e lhe perguntou se ele queria ser curado. Havia ali muitos doentes, devemos tentar perceber por que o Espírito Santo levou Jesus a ter apenas com aquele homem. O que ele tinha, ou era, que chamou a atenção do Espírito Santo, levando Jesus até ali? Na verdade esse homem tinha defeitos e não eram poucos.

Em primeiro lugar o homem era paralitico. Não devemos nos esquecer que a Bíblia é um livro de amostragem. A Bíblia nos mostra, pelas pessoas e pelas situações escritas, a humanidade, tanto o que somos, nossos erros e pecados, quanto pelo que é a vontade de Deus que cheguemos a ser. A Bíblia mostra o pecador e o santo. Dizer que Jesus curou um paralitico, no Evangelho de João, é o mesmo que acusar Israel deestar paralitico, não poder andar, não poder exercer seu trabalho corretamente, estar paralisado na fé, não evangelizar, não levar a outros povos a mensagem de Deus. A cura desse homem acusa Israel de paralisia e aponta que Jesus pode reverter essa situação e abençoar. O que implica que Jesus é o Messias, o Profeta mandado por Deus. Só que além de Messias, Jesus chamou a Deus de Pai, se autoproclamando Filho direto de Deus, diferente de todos os outros denomidnados agora de criação de Deus. (Mateus 6)

A paralisia do homem era algo praticamente impossível de ter cura, primeiro por não haver uma tecnologia na medicina de então, atrasada como era e talvez mais importante, esse homem estava há muito tempo - uma vida, 38 anos – paralitico. O tempo de sua provação era imenso. Quando a benção demora demais as pessoas perdem a fé, o que é normal. Jesus então precisa trabalhar a fé na pessoa, para que Ele possa realizar o milagre.

São muitas as pessoas que perderam a fé, mas ainda professam a Deus como seu Salvador, porém , sem fé, elemento primordial para Deus operar. As pessoas que estão sem a fé espiritual, a fé que traz o Reino de Deus, estão mortas e Deus nada pode fazer. O papel do pregador é, talvez principalmente, trazer fé para as pessoas. Havendo uma mensagem que explique a Bíblia, mas não traga fé e outra mais fraca, mas que gera fé nas pessoas, sempre evemos optar pela fé. As pessoas devem ouvir o pregador e terem mais fé em Deus e não apenas informação. A informação não realiza o milagre que as pessoas estão precisando.

Quando Jesus pergunta se o homem quer ser curado, ele terceriza a benção e coloca o homem defronte a um espelho. Jesus cria expectativa. Jesus desafia o homem a ter fé. Jesus faz com que suas crenças sejam desafiadas.

PERANTE JESUS O HOMEM RECLAMOU – Perguntando se o homem queria ser curado a resposta do homem demonstrou a falta de fé que ele vivia. A desculpa dele é que ele não era curado por não haver ninguém que o ajudasse a ser colocado no Tanque, quando supostamente vinha um anjo, sem data, sem hora, sem método algum. Provavelmente esse homem não andava, mas se arrastava. Elçe disse que não havia ninguém que o ajudasse a chegar no tanque e enquanto ele estava tentando chegar lá, outro chegava antes dele.

O Tanque de Betesda era uma corrida onde era premiado o primeiro a chegar e não o mais necessitado. Algumas Igrejas criam uma ideia de méritos para com Deus. Se demonstrarmos uma performance, Deus nos abençoa, se não tivermos a performance adequada, então não seremos abençoados. Há vários tipos de performance premiadas na Igreja, como ser fiel nos dizimos e ofertas – mesmo que de forma ambiciosa -, não chegar atrasado ao culto, sempre cultuar - mesmo que sem fé -, querer pregar sempre – mesmo que apenas para estar em evidência, e não com o coração no Reino de Deus.

Esse homem perante Jesus reclamou da sua situação. Ao invés de compreender quem estava falando com Ele e o chamando para uma nova vida, ele reclamou. A culpa não era dele, de não ser abençoado, mas dos outros que não o ajudavam a ser colocado no Tanque mialgroso. Ele não tinha culpa nenhuma. Isso é um discurso vitimizado. O coitado era uma vitima das circunstâncias, da vida, que lhe pregou uma boa peça. São muitas as pessoas que estão reclamando agora de Deus, pois acreditam que Deus está brincando com elas, pregando-lhes uma peça. Há sim, aqueles que acreditam que são joguetes na mão de Deus. Brinquedo.

Reclamar, tercerizar a sua fé, o que é descrença, ambição de ser o primeiro sempre, isso demonstra mais uma vez a condição de Israel e de toda a humanidade caída. Esse homem foi escolhido pelo Espírito Santo, para ser curado, pois ele tipifica a humanidade toda caída e desmerecedora de qualquer benção de Deus. Esse homem não merece ser abençoado. Israel não merece ser abençoada. A humanidade não merece ser abençoada. Nós não merecemos ser abençoados. A nossa fé não alcança. As nossas reclamações culpam os outros por eles não nos abençoarem. A culpa da vida do homem não dar certo eram os outros e não ele. Existem muitas pessoas assim, que culpam os outros por sua vida ruim. Ou foram os pais que não os ajudaram, ou é o oconjuge, o namorado, o amigo, o irmão da Igreja, a sociedade, a vida.

Perante Jesus perguntando se o homem quer ser curado, ao invés de ele ser simples e dizer que sim, ele culpa os outros pelos seus problemas. Jesus então dá uma ordem surpreendente a esse homem.

LEVANTA, PEGUE A SUA MACA E ANDE – Por que quando Jesus perguntou ao homem se ele queria ficar curado ele não ficou curado? Porque Jesus tinha feito uma pergunta, que fazia o homem rever seus conceitos, como aquele que dizia que deveria pular no tanque quando as águas eram agitadas. Porém o homem só ficou curado quando Jesus du uma ordem: “Levante, pegue a sua cama e ande”.

Jesus deu uma ordem ao homem, que teve reflexos no mundo espiritual (ou será que ele deu uma ordem no mundo espiritual e teve reflexos na Terra?) Jesus demonstrou poder e autoridade. Dando a ordem, imediatamente o homem ficou curado. Nesse caso o homem ficou curado instanteaneamente, mas nem sempre é assim, algumas vezes a cura vem aos poucos.

Lembrando que todos os fatos e personagens da Bíblia servem para o nosso exemplo, então para haver a autoridade demonstrada por Jesus, no mundo espiritual, teriamos que que ter basicamente três coisas: santidade (uma vida que evita o pecado); fé (que é crer espiritualmente e obedecer. Dizer que cremos e não obedecemos, isso não é fé.), e oração (ou uma vida com Deus).

LEVANTE - Levantar tem um sentido espiritual na Bíblia. O homem pode estar deitado, isso é: morto espiritualmente ou no mínimo forada posição; o homem pode estar sentao perante Deus, é o chamado crente morno; e por fim ele pode estar de pé, apto a fazer a obra imediatamente.

Nós temos a ideia que ficar de pé é para receber a benção. Na nosa mentalidade, até quando Deus nos manda sair do estado letargico, da zona de conforto, ou da morte espiritual, pensamos em termos egoístas. Nós somos instados a ficar de pé para fazer a obra e fazendo a obra é que recebemos a benção que precisamos. Buscai primeiro o Reino dos Céus, vem antes de receber a benção.

PEGUE A SUA CAMA – Provavelmente a cama do homem era uma esteira, que ele enrolaria facilmente e colocaria debaixo do braço. A situação de viver deitado numa cama, o havia dominado por grande parte de sua vida, agora Jesus revertia a situação a ponto de ele agora dominar o que o dominava.

ANDE – Esse andar aqui adquire muitos significados, pois até então o homem era acometido de paralisia durante trinta e oito anos. O sentido ultimo é faça a obra de Deus. O sentido é ande, evangelize, fale de Jesus, ensine o Evangelho.

AÇÕES DE GRAÇA - Depois de receber a ordem, imediatamente o homem ficou curado, pegou a sua maca e... foi embora. Faltou nesse relato o agradecimento de um homem uqe fora paralitico a vida toda. Novamente o homem demonstra a huimanidade, mal-agradecida, que acha que Deus é obrigado abençoar, mesmo que a gente não condiza com as expectativas de Deus. O verdadeiro cristão compreende que se sua vida toda fosse do mais ardente sofrimento, para herdar a vida eterna com Deus, a salvação, ainda assim valeria muito a pena. Mas não é assim, vivemos de benção em benção, de glória em glória, aqui nessa terra e mais ainda no futuro.

REDEFININDO O LOCAL DE ADORAÇÃO – Esse texto nos mostra que havia uma religião apócrifa, não autorizada, acontecendo. Era a religião do anjo que agiatava as águas. Era uma religião mágica e não exatamente bíblica, condizente com o nosso Deus e nem com a maneira que ele age. O texto inteiro serve para redefinir o local exato da adoração. Os homens deveriam estar no Templo, esperando a cura de Deus, o milagre, a palavra, as ações de Deus e não num tanque, onde supostamente um anjo vinha de vez em quando e curava, obedecendo a uma regra competitiva, que afastava os menos capazes. Deus não age compelindo os homens à competição.

Nós aprendemos uma regra muito especial e bonita ao compreendermos um rebanho de ovelhas, que é como os cristãos são comparados. O pastor anda não pela ovelha mais capaz, masi rápida, mais veloz, mais forte, mas o rebanho todo anda pela mais fraquinha, pela menos importante, pela ue precisa de mais ajuda. Deus não abandona ovelhas velhinhas, ou ovelhas pequenas demais. Deus não deixa de lado ovelhas machucadas, ovelhas recém-nascidas, ou ovelhas, de tão velhinhas, aposentadas.

O MILAGRE BARATO – Deus não realiza o milagre só para demonstrar que Ele tem poder para tal. Esse milagre, em especial foi realizado para demonstrar que esse homem que tipifica a humanidade, tinha todos os defeitos possíveis e não era de forma alguma, merecedor das bençãos de Deus, mas ainda assim Jesus realizou o milagre, mesmo que o homem não merecesse. A humanidade não merece das beneses de Deus, mas ainda assim Deus nos abençoa. A salvação vem Dele e é para Ele. Deus salva a quem quer, mesmo que para tal Deus tenha que mudar a nossa natureza. E Ele faz isso mesmo: muda a nossa natureza, com o novo nascimento, para podermos sermos aptos a estarmos eternamente na presença de Deus.

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 02/08/2020
Código do texto: T7024629
Classificação de conteúdo: seguro