Cri, Por Isso Falei

"Cri, por isso falei" (II Coríntios 4.13)

Não importa o quão difícil esteja a tua vida hoje: Deus pode mudar isso. Perseguição, fome, pobreza, perigo, doença, nada intimida o Senhor. Nas palavras de Gloria Copeland (2012), é tão fácil para Deus curar um câncer terminal quanto uma leve dor de cabeça. É tão fácil para Ele te dar uma casa nova quanto pagar o teu aluguel. Sim, você pode ser acometido por sofrimentos, dificuldades, perseguição, e fome, mas você também pode ter proteção em um mundo perigoso, ter saúde em um mundo doente, ser próspero em mundo empobrecido, ser livre no lugar da escravidão. Apesar de todas as críticas que possam ser feitas à teologia de Copeland (cf. JAMES, HARDY e NARRAWAY, 2010), esse é um pensamento bíblico.

Esse texto não ensina a chamada "confissão positiva", a noção de que nossas palavras têm em si mesmo poder de alterar a realidade, mas que o nosso discurso deve refletir aquilo que nós cremos. Paulo aplica isso, no versículo seguinte, à ressurreição dos mortos: "Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco" (2Co 4.14). "Cri, por isso falei", por sua vez, é uma citação do Salmo 116, e assim como Paulo, ele faz essa afirmação juntamente com uma declaração de vitória sobre a morte: "Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes. Cri, por isso falei (...)" (Sl 116.9-10). Ora, se a morte, o maior de todos os males nesse mundo, não é um problema para nós, pois também está derrotada em nome do Senhor Jesus Cristo, o que nós poderíamos temer?

Por outro lado, não devemos cometer o erro contrário de vivermos como se aquilo que é real - ou seja, as promessas de Deus para nós - não fosse real. A cura é real. Jesus levou sobre si nossas enfermidades. Isso é uma certeza. Nós podemos, por isso, crer na cura e, portanto, pregar sobre a cura e orar pela cura. Se somos vitoriosos em Cristo Jesus, não devemos usar uma linguagem de derrotados. "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos" (2Co 4.8-9).

COPELAND, Gloria. Unbeatable Spirit of Faith. Destiny Image Publishers, 2012. Disponível em: <http://pages.theovercomer.org.uk/wp-content/help-articles/theunbeatablespiritoffaith.pdf>

JAMES, Kieran; HARDY, Les; NARRAWAY, Tim. Modern Pentecostal understandings of money, investment and accounting–Kenneth and Gloria Copeland's faith teaching. International Journal of Critical Accounting, v. 2, n. 4, p. 340-371, 2010.