O Glorioso Ministério da Justiça

“Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.” (II Coríntios 3.9)

Tanto a Lei quanto o Espírito Santo nos mostram o quão horrível, nojento e odioso é o pecado. Mas o Espírito, diferente da Lei, nos dá poder para efetivamente deixarmos de praticar aquilo que o Senhor condena. Nesse sentido, o ministério do Espírito é ministério da justiça porque ele não apenas condena, mas nos torna justos.

Muitas vezes nos sentimos fracos e desanimados, achando que estamos totalmente dominados pela nossa própria maldade e fraqueza. Deus permite isso para nos humilhar, para nos mostrar que dependemos da graça Dele; mas, se temos o Espírito do Senhor, Ele nunca nos entrega à total derrota. O Espírito nos dá a capacidade de vencer gradualmente nossa própria natureza caída.

Em II Coríntios 3, Paulo liga a liberdade que o Espírito nos fornece para vencer o pecado com uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus – compreensão essa que os judeus que não crêem em Cristo não tem, e por isso eles também estão dominados pela carne e estão sob condenação. Por outro lado, o desânimo constante é falta de fé na Palavra de Deus, naquilo que ela diz que recebemos em Cristo, porque nossa herança Nele inclui a vitória contra o pecado.

No ministério do Espírito, a Palavra de Deus não está apenas no nosso exterior – em pedras, pergaminhos, ou livros. No Novo Testamento, Deus mesmo coloca essa Palavra em nossos corações, de maneira que Ele nos fala diretamente em nossa mente mediante o Seu Espírito, guiando-nos a fazer Sua vontade – se nós estamos em Cristo – e nos dando o poder espiritual para nos recusarmos a fazer a nossa própria vontade, que é imunda, feia e má.

Isso não significa, obviamente, que não precisamos ler e meditar nas Sagradas Letras. A grande prova disso é que, se as Escrituras fossem desnecessárias, Paulo não escreveria II Coríntios! Mas o Espírito Santo usa nossa meditação na Palavra de Deus para nos transformar e nos revelar a glória de Deus em nós. Portanto, se nos sentimos fracos e desanimados por causa de nosso próprio pecado, uma das armas de Deus contra isso é orarmos para que o Espírito Santo nos ilumine para compreendermos melhor a Palavra de Deus e crermos Nela.

Leitura recomendada: SIBBES, Richard. Glorious Freedom. Resumo em: <http://corecanvas.s3.amazonaws.com/thetransformedsoul-0ecb7a56/media/original/518c0d890dd77_Soul%20Transformed%20Ch%206.pdf>