Natureza dos Demônios em Evágrio Pôntico

Os demônios eram anjos, mas separam-se de Deus e tornaram-se maus. Agora eles tentam seduzir os homens para o mal.

Evagrio conhece três categorias de seres racionais e três forças da alma: espíritos, emoções e desejos; anjos, demônios e homens.

Os anjos e os demônios têm o corpo mais leve que o nosso. Consiste de ar: eles voam e andam mais rápido do que nós. São frios e invisíveis para nós. Podem assumir determinadas aparências. Podem nos iludir. Podem tornar-se perceptíveis para nós como vozes que se ouvem. Os demônios provocam em nós imagens da fantasia e fazem essas imagens serem acompanhadas de violentas emoções. Utilizam-se também de nossas lembranças. Agem em nós através do mau pensamento. Os demônios são espertos, traiçoeiros, mentem e enganam.

Eles não podem olhar para o íntimo da alma do homem, mas eles observam o nosso comportamento. Os demônios podem nos dominar de tal forma que podemos nos tornar possessos, provocar doenças, etc.

A técnica dos demônios

Os demônios lutam contra os homens de diferentes maneiras. A maneira de sua luta depende da situação de cada um. Evagrio menciona duas técnicas: a luta por meio das coisas, acontecimentos do mundo e das pessoas e a luta por meio dos pensamentos e imagens da fantasia.

Os demônios procuram saber quais os lados fracos das pessoas, suas inclinações, seus apegos e, aos poucos, eles vão escravizando as pessoas. O mal apresenta-se como uma pequena fraqueza. É capaz de nos tornar cegos para a verdade. Eles não conhecem medida. Eles não possuem discrição. Todo excesso provém dos demônios. Eles espalham disputa entre os irmãos. Devemos controlar nossos instintos e nossas emoções.

As espécies de demônios

A estrutura dos oitos vícios dá-se de acordo com a tríplice divisão da alma de Platão: desejos, emocional e espiritual.

Gula, luxúria e cobiça são a parte dos desejos; tristeza, ira e preguiça (ou acídia), parte emocional; vaidade e orgulho, parte espiritual.

Tomás de Aquino desenvolveu esta doutrina dos oito vícios ou oito demônios de Evagrio e tornou-a conhecida como os sete pecados capitais.

A luta contra os demônios

Evagrio propõe várias técnicas.

1. Observação exata dos pensamentos e das imagens;

2. Dialogar e conviver com os pensamentos e sentimentos para conhecê-los melhor;

3. Lançar sobre eles palavras bem determinadas;

4. Fé na presença do Senhor;

5. Os desejos e os instintos são mantidos sob controle por meio da privação, ou seja, jejum; a parte emocional, porém, através de sentimentos positivos;

6. Rezar, cantar salmos, etc.

• Como que se combate a gula? Evitar a saciedade.

• Como que se combate a luxúria? Beber pouco

• Como que se combate a cobiça? Dar esmolas

• Como que se vence a tristeza? Oração

• Como que se vence a ira? Pela misericórdia e mansidão

• Como que se vence a acídia? Chorar, não reprimir sentimentos, dialogar consigo mesmo, perdoar, não ser exigente demais consigo mesmo, não fugir de si mesmo, ter uma vida ordenada com horários para tudo.

• Orgulho e vaidade se vencem pela humildade.

Quais são os sinais da vitória sobre o demônio?

• Pureza de coração

• Humildade

• Equilíbrio

• Tranquilidade

• Ausência das paixões

• Orar sem distrações

O homem encontra-se consigo mesmo e se reconcilia com ele. O homem conhece as coisas, mas elas não despertam mais nada nele. O seu passado já foi aceito.

João Cassiano
Enviado por Antonio Garcia Neto em 22/07/2020
Código do texto: T7013136
Classificação de conteúdo: seguro