Natureza dos Demônios em Evágrio Pôntico
Os demônios eram anjos, mas separam-se de Deus e tornaram-se maus. Agora eles tentam seduzir os homens para o mal.
Evagrio conhece três categorias de seres racionais e três forças da alma: espíritos, emoções e desejos; anjos, demônios e homens.
Os anjos e os demônios têm o corpo mais leve que o nosso. Consiste de ar: eles voam e andam mais rápido do que nós. São frios e invisíveis para nós. Podem assumir determinadas aparências. Podem nos iludir. Podem tornar-se perceptíveis para nós como vozes que se ouvem. Os demônios provocam em nós imagens da fantasia e fazem essas imagens serem acompanhadas de violentas emoções. Utilizam-se também de nossas lembranças. Agem em nós através do mau pensamento. Os demônios são espertos, traiçoeiros, mentem e enganam.
Eles não podem olhar para o íntimo da alma do homem, mas eles observam o nosso comportamento. Os demônios podem nos dominar de tal forma que podemos nos tornar possessos, provocar doenças, etc.
A técnica dos demônios
Os demônios lutam contra os homens de diferentes maneiras. A maneira de sua luta depende da situação de cada um. Evagrio menciona duas técnicas: a luta por meio das coisas, acontecimentos do mundo e das pessoas e a luta por meio dos pensamentos e imagens da fantasia.
Os demônios procuram saber quais os lados fracos das pessoas, suas inclinações, seus apegos e, aos poucos, eles vão escravizando as pessoas. O mal apresenta-se como uma pequena fraqueza. É capaz de nos tornar cegos para a verdade. Eles não conhecem medida. Eles não possuem discrição. Todo excesso provém dos demônios. Eles espalham disputa entre os irmãos. Devemos controlar nossos instintos e nossas emoções.
As espécies de demônios
A estrutura dos oitos vícios dá-se de acordo com a tríplice divisão da alma de Platão: desejos, emocional e espiritual.
Gula, luxúria e cobiça são a parte dos desejos; tristeza, ira e preguiça (ou acídia), parte emocional; vaidade e orgulho, parte espiritual.
Tomás de Aquino desenvolveu esta doutrina dos oito vícios ou oito demônios de Evagrio e tornou-a conhecida como os sete pecados capitais.
A luta contra os demônios
Evagrio propõe várias técnicas.
1. Observação exata dos pensamentos e das imagens;
2. Dialogar e conviver com os pensamentos e sentimentos para conhecê-los melhor;
3. Lançar sobre eles palavras bem determinadas;
4. Fé na presença do Senhor;
5. Os desejos e os instintos são mantidos sob controle por meio da privação, ou seja, jejum; a parte emocional, porém, através de sentimentos positivos;
6. Rezar, cantar salmos, etc.
• Como que se combate a gula? Evitar a saciedade.
• Como que se combate a luxúria? Beber pouco
• Como que se combate a cobiça? Dar esmolas
• Como que se vence a tristeza? Oração
• Como que se vence a ira? Pela misericórdia e mansidão
• Como que se vence a acídia? Chorar, não reprimir sentimentos, dialogar consigo mesmo, perdoar, não ser exigente demais consigo mesmo, não fugir de si mesmo, ter uma vida ordenada com horários para tudo.
• Orgulho e vaidade se vencem pela humildade.
Quais são os sinais da vitória sobre o demônio?
• Pureza de coração
• Humildade
• Equilíbrio
• Tranquilidade
• Ausência das paixões
• Orar sem distrações
O homem encontra-se consigo mesmo e se reconcilia com ele. O homem conhece as coisas, mas elas não despertam mais nada nele. O seu passado já foi aceito.