A GRANDE TRIBULAÇÃO
 

Em um de seus sermões escatológicos, o Senhor Jesus Cristo disse: “Pois haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem haverá jamais”. Mateus 24.21 – conforme o (texto original grego do NT). ἔσται  γὰρ  τότε  θλῖψις  μεγάλη,  οἵα  οὐ  γέγονεν  ἀπ’  ἀρχῆς  κόσμου  ἕως  τοῦ  νῦν  οὐδ’  οὐ  μὴ  γένηται.
 

A doutrina bíblica da Grande Tribulação, fala de um período terrível de sofrimento inigualável em toda a história da humanidade. Essa doutrina tem sido muito discutida entre teólogos do mundo inteiro em razão das diferentes opiniões que existem sobre ela. Mas, independente disso, a Grande Tribulação no final dos tempos, certamente tem sido o assunto de maior “preocupação” para o povo de Deus, pois, essa "grande aflição", mencionada pelo Senhor Jesus em (Mt 24.21), vem do grego θλῖψις "thlipsis", e significa: "perseguição, aflição, angústia" que faz com que alguém se sinta confinado sem condições de escapar. Por causa disso, o Senhor Jesus disse que se "aqueles dias não tivessem sido abreviados", nenhuma carne seria salva. Mas, por causa dos eleitos, aquele tempo será encurtado (Mt 24.22).

 

Se quisermos de fato compreender o que o Senhor Jesus quis nos dizer nesse texto precisamos fazer a seguinte pergunta: "A Igreja será arrebatada secretamente antes do início da Grande Tribulação, ou estará inserida nesse período de grande aflção, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora? A questão sobre essa discussão é cronológica!

 

Existem pelo menos três interpretações diferentes sobre o assunto. Um grupo maior de cristãos acredita que a Grande Tribulação só começará após o arrebatamento "secreto" da Igreja. Estes defendem a teoria que a volta de Cristo ocorrerá em duas etapas distintas: Primeiro, Jesus vem para arrebatar secretamente a Igreja, e nessa vinda "ninguém o verá"; depois de 7 anos Jesus vem novamente, e dessa vez visivelmente e, em glória para livrar Israel e os convertidos da Grande Tribulação. Essa interpretação é chamada na teologia de pré-tribulacionismo e, vale destacar que apesar da maioria de cristãos defenderem essa teoria, ela é recente dentro do cristianismo protestante. Ela começou a ser ensinada oficialmente somente após o século XIX (19).

 

Outro grupo de cristãos entendem que a Grande Tribulação acontecerá antes da vinda de Cristo, com a Igreja ainda na terra e os crentes sujeitos a todos os sofrimentos que envolvem esta doutrina. Para estes a segunda vinda de Jesus Cristo é única. Ele virá visivelmente com poder e grande glória para o terror dos ímpios e, deleite e salvação de seus escolhidos. Essa interpretação é chamada de pós-tribulacionismo e, a mais tradicional dentro do cristianismo histórico. Antes do século XIX (19), a maioria esmagadora era pós-tribulacionista.

 

Existe ainda um grupo menor de cristãos que defendem que a Grande Tribulação começará antes da segunda e última vinda de Cristo, mas que o arrebatamento da Igreja não acontecerá no final, mas sim, no meio dela. Essa interpretação é chamada de meso-tribulacionismo.

 

Acredito que independente da nossa visão escatológica, a doutrina da Grande Tribulação é um assunto indispensável para os nossos dias, pois à medida que o fim se aproxima, isso afeta diretamente o chamado da Igreja com respeito ao futuro. Podemos notar no ensino da Bíblia que desde o primeiro século da história do cristianismo, o povo de Deus vem sofrendo incessante perseguição. No mundo inteiro, milhares de cristãos vem sendo perseguidos, presos, torturados e mortos com requintes de crueldade por aqueles que se opõe ao cristianismo. Essa insistente perseguição aos cristãos "certamente continuará acontecendo até o fim dos tempos", pois, as Escrituras apontam para isso de maneira muito clara. Se você crê na inerrância das Escrituras, assim como eu, então não há dúvidas de que não virão tempos melhores para o povo de Deus, mas, sim piores.

 

Em (2Tm 3.1), Paulo, disse que "nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis". A Bíblia mostra que o fim se aproxima, portanto não há motivos para os cristãos acreditarem que dias melhores virão, ou que haverá um longo período de avivamento espiritual para Igreja, e que por causa de Cristo a perseguição cessará. Não é este o ensino da Bíblia. Não é isso que os autores bíblicos disseram. O Senhor Jesus disse que esse "tempo de sofrimento" que é a Grande Tribulação, foi diminuído. Se não fosse assim ninguém seria salvo. Mas, "por causa dos eleitos" que Deus escolheu salvar aqueles dias serão abreviados. (Mt 24.22). No passado a terrível perseguição contra os cristãos não findou, no presente também não cessará. Será assim até chegar o período da Grande Tribulação que os cristãos terão de enfrentar.
 

A Igreja não será "arrebatada secretamente" antes da Grande Tribulação chegar, como ensina o sistema pré-tribulacionista. Aliás, a Bíblia não diz em lugar algum que a Igreja será arrebatada secretamente, muito pelo contrário, o sermão escatológico do Senhor Jesus diz claramente: Porém, naqueles dias, depois do referido período de tribulação, o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes celestes serão abalados. Então o Filho do homem será visto chegando nas nuvens, com grande poder e glória. Ele enviará os seus anjos e "reunirá os seus eleitos" dos quatro ventos, das extremidades da terra até os confins do céu. (Mc 13.24-27).


Você fica apavorado com essa notícia? Isso te amedronta? Você tem medo da Grande Tribulação, da rigorosa perseguição que o anti-cristo imporá sobre os crentes? Devemos definitivamente entender que a "perseguição" que virá sobre a Igreja naqueles dias, não é algo que nós cristãos devemos apenas suportar, pois, a Bíblia ensina que: "Se pelo Nome de Cristo somos perseguidos, bem-aventurados somos porque sobre nós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus". (1Pe 5.14). Os apóstolos retiraram-se da presença do Sinédrio regozijando-se, porque tinham sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus (At 5.41). De acordo com as Escrituras podemos notar que os planos de Deus para Sua Igreja, incluem não somente as bem-aventuranças, mas também os sofrimentos. É óbvio que sofrer não é bom, ninguém gosta de sofrer, não é fácil sofrer, nem tampouco prazeroso, mas biblicamente falando, podemos afirmar com plena convicção que o sofrimento da Igreja na Grande Tribulação, certamente será benéfico de alguma forma para o povo de Deus porque "sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Rm 8.28).

 

A Bíblia ensina que quando surgir o Anticristo, a Igreja estará na terra e padecerá terrível perseguição, e o arrebatamento só acontecerá depois do período de Grande Tribulação, com o advento da segunda e última vinda de Cristo. "Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor já estivesse por perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não acontecerá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição". (2Ts 2.1-3). "Ora, se assim fosse, seria necessário que Cristo sofresse muitas vezes, desde o início do mundo. Mas agora Ele manifestou-se de uma vez por todas, no final dos tempos, para aniquilar o pecado por intermédio do sacrifício de si mesmo. E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitas pessoas; e aparecerá segunda vez, não mais para eximir o pecado, mas para brindar salvação a todos que o aguardam"! (Hb 9.26-28). Contudo, se você é um seguidor (discípulo) de Jesus, e teve sua vida transformada por Ele e para Ele, não há o que temer. "Se Deus é por nós, quem será contra nós"? (Rm 8.31). Devemos estar preparados e dispostos a sofrer por causa de Cristo que sofreu pelos seus eleitos, ou seja, por aqueles que Deus quis salvar. Tertuliano, um dos pais da Igreja, disse algo que ilustra muito bem a verdade bíblica do sofrimento dos crentes na Grande Tribulação: “O sangue dos mártires é a semente dos cristãos”.

"Estai, pois de sobreaviso; Eu vos disse tudo de antemão".

JESUS FAZ A DIFERENÇA
 

Pastor Jose Junior
Enviado por Pastor Jose Junior em 19/07/2020
Reeditado em 14/04/2024
Código do texto: T7010644
Classificação de conteúdo: seguro