As três santidades na vida cristã
1 - Santidade potencial/moral
2 - Santidade consciencial/intelectual
3 - Santidade presencial/verbal
(1)O santo de Deus pratica o bem, evita o mal, procurando sempre se espelhar no Cristo e nos demais apóstolos. A experiência pessoal do crente tem que remeter à experiência de algum personagem bíblico.
(2)O santo de Deus sabe pensar não somente Deus mas em seu próprio estado espiritual: tem consciência dos seus pecados, os confessa abertamente se for preciso e busca em Cristo a resposta para eles. O Espírito Santo nos ensina como devemos agir e nos revela misticamente símbolos que ajudam na compreensão da fé.
(3)O santo de Deus precisa fazer o mundo compreender Deus pra que ele saia de seus abismos pessoais. Universaliza e naturaliza a linguagem evangelística, ou seja, tira do monopólio das instituções eclesiásticas o linguajar sagrado, fazendo o restante das pessoas que os religiosos normalmente evitam, compreenderem o que Deus quer que elas façam pra agradá-Lo. O santo de Deus além disso passa por todos os lugares, prega neles todos, pra quem for, sem se contaminar com os males que neles porventura possam estar instalados estruturalmente.