Existem coisas que não podemos passar nessa vida sem ter desfrutado; a amizade é um delas. Até iria escrever sobre amizade sincera, mas as palavras tem perdido seu sentido e valor originais com o passar do tempo, e referir a amizade como "amizade sincera" seria desvalorizar o seu sentido. Só existe amizade sincera, se não é sincera não é amizade. Só existe amizade verdadeira, se não é verdadeira não é amizade. Portanto, amizade é o que é, está implícito nesse termo, não é necessário especificar.

"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade" (Pv 17:17). Muitos somos agraciados por irmãos de sangue, e na amizade nasce mais um, que é um irmão que podemos contar, que não precisamos ter receio de estender a mão e dizer: "me ajuda". É o irmão que escolheu ser, que escolhi ter, capaz de se mover sem obrigação em gesto de amor por mim. É a mão estendida que Deus me concedeu.

Ninguém pode passar dessa vida sem ter ouvido o "está tudo bem?" de um amigo sem ter estado num tempo difícil e ver alguém sentar ao seu lado só pra saber que tinha alguém ali para poder contar.

É importante ter amigos porque nosso coração nunca vai ser tão nosso quanto quando entregamos ele a alguém. É ter o outro dentro, não perto. O amigo não mora perto nem longe, mora dentro, é parte de nós. Não é só apoio para dias ruins, é alegria para todos os dias, é onde aprendemos a amar. 

"Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu amigo" (Pv 27:17). É sobre alguém que me conhece profundamente e é instrumento usado por Deus para "afiar", para construir a pessoa que Deus me criou para ser. Não é sobre eu ser do jeito do meu amigo, nem do meu jeito, o amigo afia o outro para que o outro se torne do jeito de Deus.

"Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade" (Pv 27:9). E se o conselho é sincero, nosso amigo é "boca de Deus", traz a palavra para nós. A amizade é um meio por onde Deus age, é o meio onde podemos nos conhecer pelo olhar do outro, nos abrimos, expomos quem somos não por aceitação, mas por confiança.

O amigo conta a nossa história, relata quem eu sou e serve de referência. O que estou fazendo de mim? Quais caminhos estou caminhando? Ter amigos é as vezes como um mapa que nos conduz de volta para a presença de Deus. Por fim, a amizade construída em Deus tem prazo de eternidade, justamente porque aquilo que Deus toca se faz eterno.
Abra a Porta e Gabriel Antunes
Enviado por Abra a Porta em 10/07/2020
Reeditado em 10/07/2020
Código do texto: T7002036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.