ARTIGO DE OPINIÃO:
A ORTODOXIA ORIENTAL COPTA E O RESPEITO A RELIGIOSIDADE NO BERÇO DAS MAIS ANTIGAS E FASCINANTES CIVILIZAÇÕES
 
 
     A Ortodoxia nos oferece importantes ferramentas para compreensão da vida de Jesus Cristo, bem como para valorização do Cristianismo com suas ideias e princípios sistemáticos que buscam a essência do pensamento cristão, fundamentados nos caminhos religiosos mais verdadeiros e referenciados por um olhar diferenciado de observação do mundo.
     Nessa perspectiva, busca-se numa visão humanista de respeito as diferentes religiões compreender como todos os seres humanos podem viver em paz, união e harmonia, fundamentando-se no pensamento cristão e na valorização das diferentes religiões cristãs.
   A Ortodoxia Oriental Copta expressa os mais importantes ensinamentos da Teologia Cristã com fortes raízes históricas, representando a essência do Cristianismo Oriental influenciado pela cultura egípcia fundamentada nas crenças e tradições cristãs preservadas ao longo do tempo.
     Nesse sentido, a religião Copta tem no Egito a sua estrutura e referência, tendo na preservação dos valores sagrados uma essência originalmente egípcia, que são os fundamentos da formação da Igreja Ortodoxa Oriental Copta de Alexandria, que tem São Marcos, o evangelista, como seu fundador.
      Partindo dessa concepção, a Ortodoxia Oriental Copta preserva suas autênticas raízes religiosas que constroem a tradicional cultura egípcia, bem como o rito litúrgico oriental alexandrino como patrimônio devocional que tem o uso copta como referência. São as ricas e históricas crenças e tradições egípcias, com os preciosos valores que fazem do Egito, o berço das mais fascinantes e antigas civilizações.
      Dentro dessa dinâmica cultural e devocional, enxergar o Egito em sua historicidade é poder mergulhar no tempo e na história do Cristianismo para compreender os elementos religiosos que expressam a vida de Jesus Cristo e a religião Ortodoxa Copta de São Marcos demonstra com expressividade e clareza, os caminhos sistemáticos e verdadeiros dessa importante Teologia Cristã.
 
ORTODOXIA ORIENTAL COPTA E O RESPEITO A DIVERSIDADE RELIGIOSA
 
     Num mundo que passa por grandes mudanças e transformações, em que as religiões cristãs tornam-se referências de formação humana e respeito a diversidade religiosa, encontra-se nesse cenário, a possibilidade de pensar a Ortodoxia Oriental Copta como valioso recurso para fortalecer os laços de fé, união, cidadania e fraternidade entre povos e nações.
     São essas importantes orientações e lições que o Cristianismo pode nos transmitir e fazem a diferença na vida de todas as pessoas que prezam pela paz e harmonia, sem nenhum tipo de preconceito e discriminação.
 
OS 21 MÁRTIRES DA IGREJA ORTODOXA ORIENTAL COPTA
 
     Os cristãos egípcios são exemplo de fé, de preservação as tradições sagradas, de valorização do Cristianismo, de respeito a todos os seres humanos. Os santos mártires ficarão para sempre na memória de todos os povos cristãos como símbolo de repúdio a perseguição e a opressão, sendo o testemunho vivo da Ortodoxia Oriental Copta.
      




OBSERVAÇÃO: A imagem está disponível em: 
https://infielatento.org/2015/02/igreja-copta-canoniza-21-cristãos-assassinados-na-libia.html. Em 06/07/2020.
Marcos Antônio Lenes de Araújo
Enviado por Marcos Antônio Lenes de Araújo em 06/07/2020
Reeditado em 06/07/2020
Código do texto: T6998033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.