Nas águas do amor de Cristo, não há sede nem temor. (Parte final).

Pediu-lhe Jesus: “Vai, chama teu marido e volta aqui.” Confessou-lhe a mulher: “Não tenho marido.” Replicou-lhe Jesus: “Respondeste acertadamente, ao dizer que não tens marido; pois cinco maridos já tiveste, e esse homem com quem tu agora vives não é teu marido; quanto a isso falaste a verdade.” (João 4:16-18). Estes versículos fazem parte da conversa que Jesus teve com a mulher Samaritana.

Nesta conversa há alguns destaques, primeiro vemos a mulher indagar a Jesus sobre o local de adoração. Pois os samaritanos adaptavam a história como, mas lhes convinha. Ensinavam que no monte Gerizim, era onde Melquisedeque tinha aparecido a Abraão. Afirmavam que Moisés tinha edificado um altar pela primeira vez no monte Gerizim e tinha devotado sacrifícios a Deus quando o povo entrou na terra prometida, o que na verdade tinha acontecido no monte Ebal (Deuteronômio 27:1-8). Entre outras afirmações equivocadas.

Ou seja, eles manipulavam o texto das Escrituras e a história para dar glória ao monte Gerizim. A mulher tinha sido educada na consideração do monte Gerizim como o mais sagrado dos lugares e no desprezo por Jerusalém. E ainda hoje vemos as pessoas que levam mensagens equivocadas só para citarmos algumas: O conto da águia, o da ovelha que é míope, comparar a pescaria no mar, com o mar da Galileia que na realidade é um lago com profundidade máxima de 43 metros, e assim por diante.

Mas Jesus em sua sempiterna sabedoria responde com uma cara verdade como podemos ver no versículo a seguir: Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores. (João 4:23). A resposta de Jesus foi que estava chegando a seu fim a época das velhas rivalidades e das falsas fabulas fabricadas pelos homens; e estava chegando o

momento em que o ser humano encontraria a Deus em todas partes.

Sofonias tinha tido a visão de que todos as pessoas adorariam a Deus “cada uma do seu lugar” (Sofonias 2:11). Malaquias profetizara que em todos os lugares se ofereceria incenso como oferta limpa em nome de Deus (Malaquias 1:11). A resposta que Jesus deu à mulher foi que não tinha que ir a nenhum lugar especial para encontrar a Deus, nem ao monte Gerizim nem ao monte Sião; que não tinha necessidade de oferecer sacrifício em algum lugar especial.

A resposta de Jesus foi que a verdadeira adoração encontra a Deus em todas as partes. Pois Ele habita dentro de cada pessoa, que crê e pratica seus ensinamentos em amor e verdade, e visita todo o coração arrependido que o busca.

E este ensinamento chega até nós de forma viva, porque diante da situação em que vivemos podemos ter a viva certeza de que Deus está onde há um coração que o busca. Pois não há uma necessidade de um lugar especial, mas sim de um coração especial, que entende o amor e o servir da doce caridade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 26/06/2020
Código do texto: T6988494
Classificação de conteúdo: seguro