Adão ausente do diálogo com a serpente – Gênesis 3.1-6

Os que dizem que Adão esteve presente durante o “papo” que Eva se permitiu efetivar com o Diabo incorporado na Serpente, alegam eles, com base no verso 6 que ela deu do fruto ao seu marido, configurando assim, nos seus entendimentos, a presença dele naquele dia e momento.

Mas, contrariando esta idéia, anoto os seguintes questionamentos: (01) O texto não diz claramente que Adão estava presente. Eva deu a Adão do fruto para que esse o comesse independente do lugar onde se encontravam. (02) Ela viu o fruto, agradou-lhe diante de seus olhos, ou seja, foi influenciada pela aparência e curiosidade do fruto, e, experimentando-o, gostou e só então, deu também ao seu esposo. (03) A solidão que é própria das mulheres reclamarem dos companheiros (maridos ou conviventes hodiernamente) é fruto do que Eva fez com seu marido Adão: deixou-o sozinho em casa, trabalhando ou descansando, partiu para uma sombra agradável de uma árvore, sem a companhia de seu esposo. (04) A curiosidade que é própria do ser humano, parece, “bateu” firme e em primeiríssima mão, foi no coração de Eva. (05) Salta aos olhos o fato de que ou Adão era tão passivo e lento, que não compareceu naquele no momento dos “papos firmes” de sua mulher com o Diabo (transfigurado em serpente). É custoso crer que Ele fosse tão submisso ou, como se diz atualmente, “bem mandado” por Eva, a ponto de não falar nada naquele diálogo. Seria ele um “pamonha ou banana?” A voz ativa era da mulher? Sou propenso a pensar que seu silêncio é prova de sua ausência daquele fatídico encontro com a Serpente! (06) Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que quem foi enganado primeiro foi Eva. A responsabilidade daquele pecado foi imposta a ambos, mas o primeiro passo do pecado de desobediência e rebelião foi de Eva! Quer as pessoas gostem ou não! Sua vaidade a impulsionou a fazer as coisas a seu jeito, e, para isso, na ausência do marido. Creio assim!

Se Deus responsabilizou a ambos é mais uma prova de que a liderança estava com ele (Adão) – “... ele te dominará” (Gênesis 3.16 parte final). É sempre o líder que é responsabilizado primeiramente. Assim foi a humanidade desde os primórdios! Alguém pode errar sozinho, mas as prestações de contas recairão sempre à coletividade, infelizmente! Calha aqui o velho ditado: “Os inocentes sempre pagam pelos culpados”.

No tribunal de Deus o veredito para Adão, creio eu, foi: réu ausente, mas culpado!

Muniz Freire (ES), 03 de abril de 2017

Fernandinho do forum