Diversidade, Tolerância, Respeito.

Vivemos em um mundo pós-moderno, onde se torna cada vez mais inadmissível, a intolerância com aquele que pensa, age, ou crê de forma diferente aos “padrões” impostos. Viver a diversidade sem demonizar o outro porque é diferente, é característica de um povo civilizado, onde o respeito mútuo ganha notoriedade, e assim uma sociedade pode viver e promover a paz.

O que se observa nos últimos tempos, é uma intolerância com o diferente, é como se a sociedade, as pessoas, tivessem regredido. Impera muitas vezes um fascismo, que não suporta o diferente, e que somente “suas teorias e crenças são a verdade! ”

Isto é um retrocesso da sociedade pós-moderna. Diversidade não significa uniformidade, não se pode “engessar” as pessoas em um único modelo, ou valor.

O que mais causa estranheza e preocupação, são aqueles que se dizem cristãos sejam leigos, ou líderes religiosos, políticos, agir de forma hostil ao diferente, ou instigar às pessoas a isso, significa que não conhece a fé que diz professar, ou está preso em histórias do passado que não viveu, e assim, em nome de uma pseudo crença, promove barbáries, contra seus semelhantes.

“Qualquer forma de discriminação, nos direitos, fundamentais da pessoa, seja (esta discriminação) social, cultural, ou que se fundamente no sexo, na raça, na cor, na condição social, na língua ou na religião deve ser superada e eliminada, porque contrária ao plano de Deus” (CIC 1935).

É importante refletir neste tema da diversidade, pois nestes tempos difíceis que a humanidade atravessa, o que mais causa danos às pessoas são as diferentes formas de discriminação. A reflexão deve levar cada um a pensar, e buscar agir diferente, com mais, tolerância e respeito ao diferente. Deve-se repudiar qualquer movimento, seja político, social ou religioso, que incentive ou promova tais comportamentos débeis e danosos à convivência humana. Século XXI, a humanidade evoluiu no conhecimento, mas nas atitudes e ações, regrediu muitos séculos. O que devemos deixar como herança para nossas proles são valores, pautados na ética, no Bem Comum, se não, vamos deixar uma herança “maldita”, de mal comportamentos, de ignorância, e falta de respeito, que levará os seres humanos à autodestruição.

Nenhuma religião, ou partido político é dono da verdade! Todos devem se empenhar ao diálogo, e buscar o que beneficia a todos. Não existem padrões uniformes, onde colocamos as pessoas, para pensar, agir, crer, falar tudo igual. Existe a diversidade, onde todos devem ser respeitados e respeitar, e cada um de acordo com sua formação social, cultural, religiosa, se empenhem em colocar seus conhecimentos para o diálogo, a paz e o bem comum.

Diga não a qualquer tipo de discriminação ao diferente.

Rafael Teólogo
Enviado por Rafael Teólogo em 25/06/2020
Código do texto: T6987591
Classificação de conteúdo: seguro