Homilia do XIIDom do tempo comum (Mt 10,26-33)(21/06/20)
.
Caríssimos, a humanidade vive mergulhada num turbilhão de pecados e isso tem sido a causa de todos os males que nos assola. O Livro do Eclesiastes se referindo ao uso dos sentidos para pecar, diz: "A vista não se farta de ver, o ouvido nunca se sacia de ouvir." (Ecle 1,8b). E o Salmo 4, completa: "Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?"
(Sl 4,3).
.
Com efeito, é em meio à essa pesada atmosfera de pecados que são Paulo anuncia na segunda leitura: "A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos."(Rm 5,15).
.
No Evangelho de hoje Jesus ao enviar seus discípulos em missão os previniu contra o medo, mostrando que ele é um dos maiores inimigos da fé. Disse o Senhor: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!" (Mt 10,26-27).
.
De fato, viver em meio à milhões de falsas notícias, de interesses mesquinhos e luta pelo poder sem se deixar contaminar por tais ideologias, só é possível se nos deixarmos conduzir pelas palavras de Jesus, seguindo-o fielmente até o fim.
.
Portanto, caríssimos, escutemos o que são Paulo, nos diz: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida. (Fl 2,14-16a).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.