Deus é Amor

Deus é amor, mas o amor não é Deus. Nem tudo aquilo que chamamos de amor tem a ver com Deus e se parece mais com um ídolo, um falso deus, um substituto ao Pai do amor.

Quando Jesus diz para amar a Deus acima de todas as coisas é justamente porque se eu amar qualquer coisa acima de Deus isso se tornará uma adoração a um ídolo que não é o Deus único e verdadeiro. Seja meu emprego, minha carreira, meus filhos, pais ou relacionamento, se amo qualquer um desses acima de Deus, além de não colocá-lo no lugar de mais alta honra nas nossas vidas (porque para que Deus seja amado é preciso que eu o ame acima de todas as coisas).

Às vezes muitas músicas mostram o amor a pessoa amada desvirtuado sobre a forma com que Deus quer que a gente ame. "Eu não existo longe de você", "Você é a escada da minha subida", "Vê se entende que eu já 'to doente, meu remédio é seu amor". Muitas das expressões desse amor nas músicas se encaixariam num louvor a Deus, a forma com que muitos amam o outro é a forma de amor que deveria ser direcionada a Deus em primeiro lugar. Se direciono esse amor a alguém e essa pessoa se torna um deus, esse amor não é o que eu preciso.

Infelizmente, sempre é possível para nós tornar o amor romântico em idolatria, as músicas, os filmes, a internet e tudo o que nutre nossa mente nos conduzem a isso e se permitirmos que tomem o lugar de Deus, seremos escravizados por isso.

Não importa o futuro, o presente ou o passado se o Deus que é amor me tem, agora eu tenho tudo que preciso. Não é sobre eu ter um Deus, mas que Ele me tenha disponível pra Ele, livre de qualquer amor que esteja acima do amor a Ele.

Histórias como a de Jacó podem ser vistas só pelo tom romântico "trabalhou sete anos por Raquel, pelo muito o que amava", a história de Jacó diz sobre um filho que não tinha a preferência do pai, que o desonrou e fugiu. Jacó pouco sabia o que era o amor, tanto que ao se apaixonar perdidamente por Raquel, oferece um alto preço por ela. A narrativa bíblica mostra que, ao completar os 7 anos de serviço, Jacó se mostra dominado por um desejo ardente por ela. O sentido da vida dele gira em torno de tê-la como mulher.

Ele então recebe Lia. É como se Deus pudesse nos falar: Se coloca tua esperança em Raquéis, é com Lia que vais acordar. Esse amor não é tudo que você precisa. Você deve estar inclinado ao alvo verdadeiro do seu coração, ao Deus que é amor, Ele é suficiente.

Não estou dizendo para você não amar ninguém ou se abster do amor. Estou dizendo que só é possível amar alguém verdadeiramente se antes sou amado por Deus e o amo de volta. Se alguém ama a Deus sobre todas as coisas, você saberá que será amada(o) da maneira certa. Se não vivo esse processo em minha vida, terei como ídolo uma Raquel, pagando um alto preço por ela, tornando-me escravo disso e no final nunca terei tudo que preciso. Afinal, o amor de Deus basta para que todas as coisas cooperem para o nosso bem. Ele é tudo que precisamos.
Abra a Porta e Gabriel Antunes Ferreira
Enviado por Abra a Porta em 15/06/2020
Reeditado em 02/07/2020
Código do texto: T6978158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.