PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,33-37)(13/06/20)
Amados irmãos e irmãs, a lei da perfeita liberdade consiste em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E essa lei tem seu fundamento unicamente em Cristo, o Filho de Deus vivo. De fato, todos os homens foram criados por Deus para serem portadores desse amor, dom do Espírito Santo, para serem conduzidos por Ele à santidade.
.
Com efeito, a nossa vida é uma sublime vocação, isto é, um chamado de Deus para sermos santos como Ele é Santo. Por isso, precisamos entender que não somos simples seres carnais; na verdade, somos imagem e semelhança de Deus, e não podemos negar essa verdade permitindo que o mal entre em nossa vida por meio do pecado.
.
No Evangelho de hoje Jesus continua o aperfeiçoamento da Lei, mostrando-nos que o amor e a verdade nos isenta dos juramentos indevidos, ao dizer: "Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés... Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”. (Mt 5,34-35a.37).
.
Caríssimos, não sabemos por nós mesmos quanto tempo ainda temos neste mundo, todavia, de uma coisa fiquemos certos, quem dá tempo a Deus tem a vida eterna; quem tira o tempo de Deus de sua vida nada tem além do que cultiva fora da comunhão com Ele.
.
Portanto, dediquemos toda a nossa vida e o nosso tempo; o que somos e o que temos ao Senhor Jesus, porque somente assim permaneceremos fiéis a Ele até o fim. É bem como afirmou Josué em seu testemunho: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor." (Jos 24,15b).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.