Bíblia: Judeus no Agito!

Hoje em dia nada se cria, tudo se copia! (Velho Guerreiro)

Parece que os anos de cativeiro dos judeus no Egito serviu para alguma coisa.

Conheça agora alguns dos principais deuses e deusas da civilização egípcia.

São mais de 2000 deuses e deusas que, segundo a crença, explicavam a criação do mundo, representavam as formas da natureza e exerciam influência decisiva no dia a dia das pessoas.

Osíris - Senhor dos Mortos

Osíris era adorado no Egito como o deus da vida após a morte, visto que os egípcios acreditam na continuação da vida em outro plano.

Na mitologia egípcia, logo após a criação do mundo o deus da terra, Zeb, e a deusa do céu, Nut, geraram filhos. Entre eles, Osíris, que se tornou Governador da Terra. Ele se casou com sua irmã Ísis.

Enciumado com o sucesso de seu governo, seu irmão Seth o assassinou.

Porém, usando de mágica, Ísis conseguiu trazê-lo de volta a vida.

Quando seu marido foi assassinado por Seth, ela recolheu as partes do corpo de seu corpo e as uniu, trazendo-o de volta à vida. Assim, Ísis introduziu o conceito de ressurreição, que influenciou muitas religiões, incluindo o cristianismo.

Hórus, seu filho com Ísis, foi o responsável por vingar sua morte. Seu herdeiro se tornou então o novo rei do Egito, enquanto Osíris desceu ao submundo, tornando-se Juiz e Senhor dos Mortos.

Seth era o deus do deserto e das tempestades, que mais tarde também foi associado ao caos e à escuridão. É personagem importante da lenda de Osíris e Ísis, tendo sido ele o autor do primeiro assassinato do mundo.

Como resultado da crescente popularidade do culto a Osíris, Seth foi demonizado e suas imagens foram removidas dos templos.

Rá era o deus do Sol e uma das mais importantes divindades egípcias.

Era reconhecido como um deus criador.

responsável pela criação de todas as coisas, incluindo os seres vivos.

Thoth, O deus da sabedoria, escrita e magia, também era o escriba do submundo, mestre das leis físicas e divinas, que mantinha a biblioteca dos deuses. Ele escreveu os feitiços em “O Livro dos Mortos” e “O Livro de Thoth”, que continha os segredos do universo.

Hator era a deusa associada à dança e à música, mas também era conhecida como a Senhora do Céu, da Terra e do Submundo.

Wadjet era a protetora do faraó, o Hórus vivo. Ela era retratada como uma cobra naja e sua imagem era frequentemente incluída na insígnia real, como um símbolo de soberania sobre o Egito.

Segundo a mitologia, Wadjet estava sempre pronta para atacar qualquer potencial inimigo do faraó. Às vezes ela também era descrita como uma mulher com duas cabeças de cobra.

Maat era a deusa da verdade, justiça, moralidade, ordem e harmonia. Ela simbolizava o equilíbrio natural do universo, sendo o oposto do caos. Ela era tipicamente retratada como uma mulher com uma pena de avestruz na cabeça.

A cerimônia da “Pesagem do Coração”, conforme descrita no Livro dos Mortos, ocorria no Salão de Maat. Essa cerimônia nada mais era que um julgamento pós-morte, onde o coração da alma da pessoa morta era pesado: caso o coração fosse mais leve que a pluma de Maat, ela estava autorizada a ingressar no paraíso. Caso contrário, o coração era atirado ao monstro Ammit, que o devorava.

Fosse quem fosse, do mais pobre ao mais poderoso dos reis, nada escapava ao julgamento de Maat.

Ammit - A Deusa Devoradora de Almas.

Ammit era, segundo a mitologia egípcia, uma divindade devoradora. Ela ficava no Salão da Justiça, sob a balança de Maat, só esperando as ordens para comer os corações daquelas almas que, em vida, haviam cometido atos indignos.

https://www.hipercultura.com/principais-deuses-egipcios/

Pule de alegria: faltou a Trindade!

Haja Deuses:

O hinduísmo é conhecido como a religião mais antiga do mundo, e até hoje é uma das que possui mais adeptos, com mais de 1,1 bilhão de seguidores em todo o planeta.

Existem mais de 33 milhões de deuses e deusas hindus, chamados de Devi e Deva. Muitos desses deuses são avatares, ou seja, são uma manifestação corporal dos deuses imortais, como a Trindade Hindu, formada por Brahma, Vishnu, Shiva. Outros são a representação de Shakti - a Suprema Divindade.

Brahma - O deus da criação

Brahma é o deus criador do cosmos e de todos os seres vivos. É o primeiro da Trindade Hindu e visto também como deus da criatividade e do intelecto.

Vishnu - Deus da preservação

Vishnu é a segunda divindade da Trimúrti, a trindade hindu. Esse deus é responsável pela preservação, mantendo o universo e a vida, e sustentando-as por meio dos princípios da ordem, da retidão e da verdade.

Seus quatro braços representam sua onipotência e onipresença, e ele é frequentemente visto sentado em cima de uma serpente, simbolizando sua capacidade de permanecer em paz mesmo diante do medo.

Ele também é responsável por manter o dharma, que é o comportamento digno e justo.

Shiva - Deus da destruição

O terceiro deus da trindade hindu é Shiva, que representa a morte e dissolução. Enquanto Brahma cria e Vishnu preserva a vida, o papel de Shiva é destruir os mundos para que haja espaço para Brahma criar, mantendo um ciclo de eterno movimento.

Ele protege seus seguidores da luxúria, da raiva, ganância e da ilusão, que ficam no caminho dos homens para a iluminação divina. Shiva é frequentemente representado como um homem de cor azul, simbolizando que ele é a luz que emerge da escuridão. Já a serpente em seu pescoço representa a energia vital, chamada de Kundalini.

https://www.hipercultura.com/hinduismo-conheca-os-principais-deuses-indianos/