A SEGUNDA CHANCE

Em nossas vidas sempre procuramos acertar, porém quando erramos logo pensamos, ah se eu tivesse uma segunda chance faria diferente. Teria feito diferente em minha infância. Teria feito diferente em meu casamento. Teria feito diferente no meu trabalho. Teria feito diferente em meus estudos.

São tantas ocasiões que faríamos diferente que começamos a culpar as circunstâncias e também as pessoas que estão em nossas vidas.

Na Bíblia sagrada encontramos inúmeros exemplos do que estamos falando. Saul, por exemplo, ao ser questionado por Samuel em por que não cumpriu a vontade de Deus rapidamente culpou o povo (I Samuel 15.15), nessa passagem Saul afirma que o "O povo poupou o melhor do gado" ora, Saul era o governante daquele povo, logo ele seria o responsável direto pela desobediência.

Sabe, muitas vezes culpamos a(o) esposa(o), quando o erro está em nós. Culpamos o patrão, quando na verdade somos nós que não trabalhamos da melhor maneira. Culpamos o país, a crise, o Pastor, a igreja, mas o único culpado sobre a nossa situação está diante do espelho quando temos coragem de encarar a verdade.

RECONSIDERANDO O PASSADO

O Profeta Ageu nos dá uma lição muito interessante em seu livro:

Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.

Ageu 1:5.

Considerar ou reconsiderar o passado é analisar o que foi feito e estar disposto a não cometer os mesmos erros. Certamente você e eu não temos mais como voltar no passado e mudar o que já foi feito, porém temos total condições de não cometer os mesmos erros e mudar o nosso futuro. Já ouvi uma certa frase que diz: a semente é opcional, mas a colheita é obrigatória. É muito importante considerar o passado, analisar o que foi feito até este momento e, MUDAR, CONVERTER, RENUNCIAR ao erro. Pois somos mestres em repetir erros. Mas temos um Deus grande em misericórdia e que está conosco nos alertando, Considere o seu caminho!

O SONHO TROPEÇOU NO SONHO.

O Povo de Israel havia sido liberto do cativeiro da Babilônia. Certamente eles, durante aquele tempo, sonharam em ter sua família, seu trabalho, sua casa, e por que não dizer, sua Paz e conforto. Porém com o tempo eles abandonaram o mais importante, fazer a vontade de Deus. Aquele povo se tornou egoísta e colocou o coração totalmente voltado para si. Muitas vezes fazemos assim também, Deus nos tira da lama, faz o maior milagre de todos, a transformação de nossas vidas, mas com o tempo, vamos deixando as coisas de Deus e mantendo o nosso foco em nós mesmos, nossos projetos, nossos ganhos, nossas vidas. Até que chega um momento em que Deus nos adverte e é aí que nosso sonho tropeça no sonho de Deus.

Foi quando veio a Palavra do Senhor por intermédio do Profeta Ageu, o Profeta diz: Considere o seu passado. Deus enviou seu Profeta não para punir, mas porque Deus queria abençoar aquele povo.

Olha o que o Senhor diz para eles:

Eu vos feri com queimaduras, e com ferrugem, e com saraiva, em toda a obra das vossas mãos; e não houve, entre vós, quem voltasse para mim, diz o SENHOR.

Ageu 2:17.

Mesmo com tudo que havia acontecido de ruim aquele povo ainda não tinha se voltado para Deus o senhor.

Muitas vezes as dificuldades não acontecem para nos destruir, mas para nos aproximar de Deus. Nossa ânsia de conquistar e construir, acaba tropeçando na vontade de Deus e nesse Momento nossos sonhos emperram, as coisas começam a não fluir mais, tudo começa a dar errado, então é o momento de Reconsiderar!

VENDO COM OS OLHOS DE DEUS.

Na ótica de Deus as coisas são diferentes, pois a visão de Deus é muito mais ampla e abrangente. Deus não somente ama o seu povo ELE traça um planos, ELE tem pensamentos a nosso respeito, ELE quer o nosso bem. (Jr.29.11).

Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.

Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.

Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.

Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? -- diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.

Ageu 1:6-9

Repare que tanto no versículo 05, quanto no versículo 07, o Senhor Deus diz, Considere o seu passado. Em outras palavras: Considere seu procedimento, Considere o que você tem feito e o que está acontecendo. Considere que você abandonou seu ministério. Considere que você deixou a casa de Deus! Considere! Considere!

Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos.

Ageu 1:10

Perceba que não adianta o muito trabalhar se você não estiver fazendo a vontade de Deus. Pois o próprio Deus assopra os frutos e parece que você trabalha mais e mais, porém só alcança fadiga e cansaço. E o pior é que acaba se desiludindo da vida e da fé e entra em um ciclo vicioso de muito trabalho, poucos frutos e fracasso, e assim sucessivamente.

RECONSIDERANDO E VOLTANDO

O Povo de Israel teve que tomar uma decisão muito importante, ou continuavam em seus esforços sem resultados, ou voltavam para Deus e teriam uma SEGUNDA CHANCE.

Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR.

Então, Ageu, o enviado do SENHOR, falou ao povo, segundo a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR.

O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,

Ageu 1:12-14

Eles decidiram voltar ao Senhor! Aleluia!

Em nossa caminhada de fé, por várias vezes somos confrontados com o fracasso, com a queda. O problema é nós aprendemos que depois que recebemos Jesus como Salvador não podemos mais fraquejar e não temos mais outra chance se de repente cair, mas veja o que Paulo diz:

Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

Gálatas 6:1

É perfeitamente normal que fraquejemos em algum ponto da nossa caminhada de fé, porém jamais podemos desistir ou parar. Vamos continuar seguindo para o Alvo!

Muitos dos grandes homens de Deus também caíram e, naquele momento, não tiveram um testemunho de fé sem fraquejar, Pedro negou Jesus, Moisés perdeu a paciência, Davi foi um adúltero e assassino, Jacó enganou seu irmão, Abraão e Sara riram da promessa de Deus. E por que você está se condenado tanto? Você é como qualquer um dos que começaram uma caminhada com Deus.

A Grande pergunta é: você vai parar por aqui ou vai reconsiderar seu caminho?

A SEGUNDA CHANCE

O povo de Israel considerou seu caminho e voltou ao Senhor e, sabe o que aconteceu?

Já não há semente no celeiro. Além disso, a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado os seus frutos; mas, desde este dia, vos abençoarei.

Ageu 2:19

DEUS OS ABENÇOOU!

Desde o dia em que empenharam o coração em fazer a vontade de Deus, Deus os abençoou.

Deus sempre está disposto a nos conceder uma SEGUNDA CHANCE. Desde que estejamos disposto a considerar o que temos feito. O perdão de Deus está disposto a nós alcançar neste exato momento. Para Deus não importa quanto tempo passou, pois ELE fez planos com você e quer realiza-los. Todas as dificuldades que temos passado na verdade é a mão de Deus nos dizendo, reconsidere o rumo que você tomou em sua vida. Reconsidere algumas decisões.

Portanto, hoje, Considere o que você tem feito, volte, pois o Senhor quer te abençoar.

Pastor Geraldo Martins.

Pastor Geraldo
Enviado por Pastor Geraldo em 16/05/2020
Código do texto: T6948846
Classificação de conteúdo: seguro