Servindo, perdoando e amando hoje.
Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo. (Mat 6:34). Jesus não nos ensina a sermos indolentes ou desleixados, no que tange aos deveres e as responsabilidades da vida. Ele nos alerta para que vivamos cada momento com sabedoria e alegria.
A palavra grega usada duas vezes para preocupação é (μεριμν αω merimnao), que tem relação direta com a palavra (μεριμν α merimna), que significa estar ansioso. O que devemos entender aqui é que a ansiedade nos cega, tirando a luz viva da vida presente. Ou seja, matando a vida que deveríamos amar e viver.
É comum ouvirmos no meio dos crentes que Deus está no comando, mas os mesmos que dizem isso ficam nervosos e ansiosos diante de uma situação que foge ao seu controle. Jesus nos orienta a viver sempre buscando as coisas do alto e a confiarmos no Pai. Então devemos fazer de nossas lutas diárias; lutas que realmente começam e acabam no mesmo dia.
Não devemos viver lamentando os dissabores do ontem, e nem tão pouco lutarmos a luta do amanhã. Vivamos um dia de cada vez, pois sê andarmos com Deus e na sua verdade, triunfaremos de uma maneira ou de outra. Pois neste mundo sempre teremos batalhas, e a vitória não está em olhar o tamanho do desafio, mas sim em focarmos em sua solução.
Ele nos ensina que o importante é vivermos plenamente o hoje, vivermos cada dia tal como se nos apresenta, que executemos cada tarefa quando é o momento de fazê-lo, e a soma de nossos dias será necessariamente boa. A recomendação de Jesus é que devemos enfrentar cada dia segundo suas próprias exigências, sem preocupar-se com um futuro que não somos capazes de prever, e por coisas que provavelmente nem sequer acontecerão. E nem tão pouco com passado que não podemos mudá-lo.
E nestes dias cuja a indecisão bate forte a nossa porta, enfrentemos cada momento com fé e sabedoria, pois o dia de hoje é a soma de ontem, e o dia de amanhã será a soma de hoje, eis o porque de vivermos sempre investindo nas coisas do alto, ou seja, de Deus. Então perdoemos hoje; amemos, hoje; e sirvamos a outrem sem restrição, hoje. Agindo assim a ansiedade dará lugar para uma vida florida, num servir em amor e verdade.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.
(Molivars).