A VINDA DE CRISTO, SEREMOS AVISADOS?

No momento em que escrevo, o país e o mundo passam por uma pandemia causada pelo coronavírus onde muitas vidas já foram perdidas e outras estão contaminadas. O mundo inteiro está sofrendo e em pânico não apenas por causa do vírus, mas por todas as consequências que virão depois dele principalmente na economia mundial.

Diante de tanta incerteza, aparecem muitos profetas de ocasião inventando coisas que segundo eles mesmos dizem, “Deus falou”.

Tenho visto pessoas perguntarem se muitas destas coisas seriam verdadeiras. Desde tsunami no Brasil, queda de asteroide e manifestações nos céus, coisas por demais mais absurdas estão sendo divulgadas nas redes sociais.

Tenho certeza absoluta da volta de Cristo, e esta certeza não é porque algum profeta de plantão me falou sobre ela, mas porque está escrito na Palavra de Deus.

Diante de tanta inquietação procurei na própria Palavra de Deus algumas respostas para tanta incerteza e, diante de tudo que foi estudado cheguei às conclusões que exponho à seguir.

Primeiramente creio firmemente que aqueles que têm intimidade com Deus através do Espírito Santo certamente não serão deixados órfãos diante de tanta inquietude e incerteza e para isso exponho a seguir o que creio.

Comecemos com este versículo que está no livro de Amós 3.7:

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Há muita luz neste versículo de Amós. Vejamos este mesmo versículo na versão King James:

Com certeza Adonai, o SENHOR Soberano, não realizará nada sobre a terra sem primeiro revelar os seu desígnio aos seus servos escolhidos, os profetas.

Gostaria de lembrar ainda o que Jesus disse em no Evangelho de João, 13.19 e também comparado com 14.29:

Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. (Jo. 13.19)

Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. ( Jo. 14.29)

Todos estes versículos demonstram que Deus, o Deus Todo Poderoso nada irá fazer sem antes revelar seu segredo aos seus servos, os profetas.

Na realidade devemos entender que ainda que seja um conselho secreto dentro Dele, Ele permite aos seus servos, os profetas, dar a conhecer este segredo. Esta mesma palavra segredo, significa, conselho secreto com um amigo.

Ao percorrermos a Bíblia, vemos momentos em que Deus revelou fatos que iriam acontecer no tempo futuro e preparou aqueles que ele considerava seus amigos, para o que iria acontecer.

Lembremo-nos de Noé em Gn. 6 8-9:

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.

9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Analisemos que Noé achou graça aos olhos de Deus. E aqui nós vemos a primeira vez que a palavra graça é encontrada na Bíblia, graça é refere-se a bondade de Deus estendida ao homem indigno.

Vemos também que Noé tinha características só atribuídas a outro homem que Deus apreciava, Jó. Vemos o que Deus fala de Jó quando Satanás esteve em Sua presença, Jó 1.8:

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

As características de Noé eram muito parecidas com as que Jó tinha.

Noé também era um homem justo e perfeito, e mais ainda, ele simplesmente andava com Deus!

Nem precisaríamos lembrar-nos de outro homem que andou com Deus, Enoque Gn. 5.24:

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

A diferença foi que no caso de Enoque, Deus o tomou para si, levou-o para estar junto a Ele, é o que nos mostra Hb. 10.5:

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Enoque foi levado para os céus para estar juntamente com Deus, para mais tarde juntar-se a outro homem levado por Deus, o profeta Elias que foi arrebatado em um carro de fogo como nos mostra II Rs. 2.11:

E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho

Como vemos, Elias foi levado para junto de Deus por um carro de fogo e está juntamente com o Senhor e o outro amigo de Deus, Enoque.

Aquele que anda com Deus, sabe o que ira ocorrer, como nos mostra II Rs. 2.1:

SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.

Elias sabia que iria ser levado, Deus já lhe tinha avisado do que iria ocorrer. O que deixa claro é o fato de Deus sempre avisar aos seus de acontecimentos que Ele irá proporcionar.

Vemos aqui Noé que foi avisado do terrível dilúvio que viria sobre a Terra, vemos Enoque que foi levado por Deus e, embora não esteja escrito, certamente Deus lhe disse que o levaria assim como o foi com Elias.

Para aqueles que andam com Ele, ou melhor, para aqueles que têm intimidade com Ele, certamente o Deus Todo Poderoso irá deixa-lo sempre a par do que irá fazer.

Lembremos o que diz o Sal. 25.14:

O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.

A versão NVI mostra assim este versículo:

O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

Os que conhecem ao Senhor, os que temem ao Senhor, aqueles que atentam para a Sua Palavra, aqueles que estão continuamente buscando a sua presença. Quero lembrar ainda Prv. 8.17:

Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão

Nunca devemos perder de vista que Deus ama aos que Lhe ama! Quanto mais amamos a Deus, mais somos amados por ele.

É importante citarmos ainda Jer. 33.3:

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Coisas grandes e firmes! Coisas grandes e firmes são revelações vindas do próprio Deus Todo Poderoso.

Vejamos este mesmo versículo na versão King James:

Invoca-me e te responderei, e te revelarei conhecimentos grandiosos e inacessíveis, que não sabes

Esta versão diz que o Senhor revelará conhecimentos grandiosos e inacessíveis, conhecimentos inacessíveis só podem ser aqueles que somente o próprio deus pode revelar.

Lembremos ainda de Abrão, quando Deus disse em Gn. 18.17:

E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

Sodoma e Gomorra iriam ser destruídas, Deus não escondeu o que iria fazer para Abraão pois sabia que seu sobrinho morava naquela cidade.

Lembremos ainda que Deus chama a Abraão de seu amigo, como fica claro em Is. 41.8:

Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;

Deus não ocultou ao seu amigo o que sucederia a Sodoma e Gomorra, amigos são assim eles não ocultam nada seja uma coisa boa ou mesmo algo de ruim, um amigo é sempre verdadeiro e nada nos oculta.

Lembremos ainda de Josué, em Jos. 1.1 Deus fala com ele:

E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

O Senhor falou com Josué, deu-lhe instruções de como deveria portar-se após a morte de Moisés, de como deveria tomar Canaã.

E como não lembrar de Gideão quando Deus falou com ele através do Seu anjo convocando-o e incentivando-o para libertar Israel como pode ser visto em Jz. 6.12:

Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.

Deus sempre irá falar com aqueles que o temem, que o tem como seu Deus. Isso aconteceu no passado com Samuel, Isaías, Jeremias, Daniel e tantos outros, o Senhor sempre irá comunicar àqueles que o temem, que seguem os seus preceitos.

É importante ressaltar que nos dias de hoje estamos debaixo de uma nova e superior aliança e, nesta aliança Deus fala ao seu povo através de Sua Palavra e do Espírito Santo. Jesus deixou isso claro quando mencionou que o Consolador estaria sempre conosco, Jo. 14.16:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

Devemos entender que este Espírito Santo nos ensinaria todas as coisas Jo. 14.26:

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito

E por estar de uma nova e superior aliança, será este Espírito Santo que nos conduzirá às verdades de Deus, Jo. 16.13:

Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

Somos dirigidos em nossos dias pelo Espírito Santo, não somos dirigidos por profetas como o era antes de Cristo.

Mas existem profetas nos dias de hoje? Sim, com certeza, as pregações tem em si elementos de profecia, pois um profeta é aquele que anuncia as coisas do Senhor.

É importante atentarmos que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo de Deus, como nos mostra o apóstolo Paulo em Rm. 8.14:

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Todos aqueles que são filhos de Deus serão guiados pelo Espírito Santo! É importante enfatizar isso.

E quem são os filhos de Deus? A resposta encontramos em no Evangelho de João 1.12-13:

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;

13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Somos feitos filhos de Deus a partir do momento em que cremos em Jesus Cristo! Não existe outra maneira. As pessoas dizem que todos são filhos de Deus, mas não é isso o que diz a Sua Palavra.

Em mais de uma passagem bíblica encontramos referência aos filhos de Deus, Gl. 3 26-27:

26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.

Vemos mais referência em Gl. 4. 4-5:

4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Recebemos a adoção de filhos através de Jesus Cristo.

Vejamos mais o que nos mostra I Jo 3.1:

VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.

Voltemos para o que diz o apóstolo Paulo em Rm. 8 15-16:

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos verdadeiros filhos do Deus Todo Poderoso.

Não existe um meio de chegar ao Pai sem Jesus Cristo, assim como não existe outro meio de se chegar a Jesus sem o Espírito Santo, pois Ele mesmo disse em Jo. 16. 7-8:

7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

É o Espírito Santo que nos convence do pecado, justiça e juízo.

Não somos convencidos por instrumentalidade humana para nos tornarmos filhos, mas somos convencidos pelo Espirito Santo de Deus, que nos ensinará todas as coisas!

Voltando ao que foi falado no princípio, enfatizo que aqueles que estão alinhados com o Espírito Santo certamente saberão o momento em que Jesus irá voltar.

O apóstolo Paulo deixa algo bem claro em I Cor. 2.9-10:

9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Aquilo que o olho não viu, aquilo que o ouvido não ouviu. Tem coisas que não vemos nem ouvimos, nem subiram ao nosso coração, estas coisas ocultas Deus preparou para os que o amam!

Da mesma maneira que Deus avisou a Noé do dilúvio iminente, avisou a Abraão da destruição de Sodoma e Gomorra, Ele e somente Ele, através do Seu Espírito Santo certamente nos avisará de tudo o que virá,

O importante é lembrar que, deus preparou para aqueles que o amam! Sem amar a Deus certamente seremos alijados da revelação de tudo o que está por vir.